Marketing de Relacionamento para Administradoras de Condomínios

Marketing de Relacionamento para Administradoras de Condomínios

A forma como você se relaciona com o seu cliente diz muito sobre o futuro de sua administradora.

Contas a pagar e a receber, geração de boletos, manutenções, gestão de fornecedores… a lista diária de afazeres de uma administradora de condomínios é bastante longa. E por mais intensa que seja a rotina, preenchida por inúmeras questões burocráticas a serem gerenciadas, um elemento fundamental, que liga todo esse ecossistema, por vezes, é colocado em uma posição de menor protagonismo: o condômino.

É compreensível que as administradoras mantenham um foco voltado para a eficiência da condução de suas operações do dia a dia. Contudo, submersas neste tipo de demanda, sobra pouquíssimo tempo para participar da vida em condomínio.

O que vemos com frequência é que, na prática, a ligação entre administradoras e condôminos fica sob o encargo do síndico, que acaba se tornando a única referência dentro dos empreendimentos.

E de fato, essa relação é de suma importância, porém, pode se tornar mais rica à medida que as administradoras se mostram receptivas à participar de modo mais presente da relação diária com o seu cliente final.

E nesse contexto, todos ganham. E, principalmente, as administradoras que podem usufruir da expertise gerada nesta relação, melhorando seu marketing de relacionamento e ainda se preparando para estar sempre um passo à frente da concorrência.

Tenha em mente que o sucesso do seu cliente é o seu sucesso

Já tratamos aqui no blog da Superlógica sobre o mindset do customer success, que, em resumo, tem como foco absoluto garantir o sucesso do cliente a partir das interações que são realizadas com sua administradora.

E dentro deste cenário, os resultados esperados entre todas as partes devem formar a base de uma jornada de crescimento. Sem uma gestão participativa, o que se nota é a ausência das administradoras de seu papel mais importante: ser uma parceira estratégica para condôminos e síndicos.

Porém, o que acontece é que o distanciamento entre condôminos e administradoras formam uma lacuna com consequências difíceis de serem mensuradas a longo prazo.

Isso vai além do estabelecimento da ideia de implementação de uma política de marketing de relacionamento. O afastamento da administradora do condômino tem implicações mais sérias, que podem determinar o futuro dos seus negócios.

Mais que uma solucionadora de problemas

Quando falamos em vida em condomínio, muitos podem relacioná-la à mera soluções de conflitos. Outros podem citar a equalização de situações orçamentárias como o principal foco a ser perseguido.

Contudo, as administradoras devem se responsabilizar por uma atuação muito mais abrangente. Afinal, quem vive em condomínio tem aspirações e percepções distintas e que, muitas vezes, são difíceis de serem tangibilizadas e/ou pronunciadas em uma assembleia, por exemplo.

Mas, então, como formar uma agenda na qual administradoras e condôminos se conectem de maneira mais produtiva?

Esteja presente onde o seu cliente estiver

Se você acompanha as novidades que postamos aqui no blog da Superlógica, já sabe que temos colocado, frequentemente, em pauta os anseios dos condôminos com relação aos serviços prestados pelas administradoras.

Não é novidade que o mundo tem se tornado cada vez mais conectado e que, portanto, estamos presenciando uma transição na qual os condôminos estão mais exigentes e desejando serviços rápidos e eficientes.

É por isso que a tecnologia empregada na resolução das demandas diárias é parte essencial da construção de um relacionamento duradouro com o seu cliente final.

Mas, a tecnologia apenas garante uma parte da boa execução de todo o processo. A outra é formada por uma presença mais significativa, que vai além da condução das assembleias de condomínio.

Conheça a essência do seu cliente

A vida em condomínio é composta por uma diversidade de pessoas e isso nos remete a um cenário rico em elementos que precisa ser compreendido. É por isso que a análise do perfil de cada cliente de sua administradora deve ir além de dados demográficos.

Para que isso seja possível é preciso ir a campo, ouvir o que os moradores têm a dizer, perceber o que é esperado da relação:

→ Não se atenha somente à resolução de problemas práticos ou orçamentários.

→Mantenha um olhar pronto para capturar outras demandas que possam impactar positivamente no bem estar das pessoas que vivem naquele local.

→Além de se fazer presente, mantenha um canal fluente para a troca de informações.

Isto pode parecer óbvio, mas ainda é possível encontrar no mercado muitas administradoras que se comunicam muito pouco com os condôminos.

Estabeleça formas de contato nos quais seja possível receber atendimento rápido não apenas para as demandas do dia a dia, mas que também possa fortalecer a confiança entre ambas as partes.

Melhore a experiência em todos os seus pontos de contato

Como já falamos no tópico anterior, estabelecer canais de comunicação é uma forma de criar conexões mais profundas com os clientes. Mas, de nada adianta incentivar a fluência do diálogo sem que todos os pontos de contato de sua administradora estejam preparados para tal.

Seja por telefone, e-mail, mídias sociais é importante manter uma coerência entre todos os canais. Treine sua equipe para que a cada interação com sua administradora, o cliente receba muito mais do que esperava. Aproveite cada contato para extrair insights para melhorar a prestação de serviços e, consequentemente, agregar mais valor à vida em condomínio.

Inove sempre e seja lembrado

Oferecer serviços básicos, que apenas cumprem o descrito na legislação, irá colocar sua administradora em uma guerra de preços desleal no mercado. Dessa forma, é mandatório oferecer pacotes de serviços que vão além do esperado. Contudo, certifique-se de que a precificação esteja correta, fazendo um estudo minucioso do mercado.

As inovações devem estar na pauta do dia de todo prestador de serviços. Se antecipe às demandas e esteja atento às últimas soluções que otimizam o dia a dia da vida dos condôminos.

Hoje em dia existem novas formas e formatos para tarefas cotidianas como: porteiro online, prestação de contas digital e assembleia virtual. Não deixe que os serviços prestados por sua administradora se tornem obsoletos. Se diferenciar no mercado é questão de sobrevivência.

Crie uma rotina de relacionamento com os condôminos

Neste aspecto é importante criar uma agenda de relacionamento com os seus clientes finais. Aproveite as lições do marketing digital e se aproprie das ferramentas que geram inteligência de dados para estar nos canais em que os seus condôminos estão. Mas, o mais importante: se preocupe em ser relevante.

Seja nas redes redes sociais com o Facebook e o LinkedIn, dentro do seu blog ou ativando os seus contatos via lista de e-mails, aproveite a oportunidade para oferecer bons conteúdos e para criar uma via de mão dupla efetiva na comunicação.

Foco na retenção!

O cliente de uma administradora de condomínios não é apenas o síndico. Ao se tornar mais presente no dia a dia do condômino, sua empresa criará uma relação muito mais transparente e confiável entre todas as partes interessadas.

Isto é importante não somente como lições de marketing de relacionamento. Mas, sim como uma maneira de se diferenciar e se tornar indispensável para aquele empreendimento.

E nos dias atuais, para reter clientes não basta apenas fazer o básico. O fato é que nenhum mercado está livre de se reinventar. Na administração de condomínios isto não é diferente.

Para saber se você está no caminho que irá levar para a retenção, coloque na ponta do lápis:

  • O quanto você investiu na melhoria da prestação dos seus serviços neste último ano?
  • Você tem participado de eventos ou de oportunidades que podem otimizar o planejamento estratégico de sua administradora?
  • Você sabe, realmente, o que o seu cliente quer?
  • O quanto de inovação em sua prestação de serviços você está conseguindo oferecer?

Ao responder essas questões, se identificar que muitos cenários ainda parecem distantes de sua realidade, fique tranquilo é sempre tempo para começar!

De olho no Superlógica Next 2019

Em 2019, o Superlógica Next irá percorrer 12 cidades brasileiras, de Norte a Sul do País. Com conteúdo qualificado e alinhado às demandas atuais da administração de condomínios.

O foco deste ano é a revolução digital e as mudanças no cenário dos negócios em todo o mundo. Serão mais de 10 horas de conteúdo em palestras ministradas por quem entende do mercado.

Participe e saiba como aumentar as suas vendas e a rentabilidade com estratégias inovadoras.



Compartilhar

Comentários

comentarios