Como será o futuro das administradoras de condomínios?

Por: Equipe Condomínios4 Minutos de leituraEm 02/03/2018Atualizado em 10/03/2022

O ano de 2017 foi marcado por uma disrupção definitiva no modo como as administradoras de condomínio trabalham. Não é exagero pensar que as mudanças mercadológicas desses últimos anos já estão causando impactos nos seus negócios. Isso está acontecendo agora mesmo, enquanto você lê esse texto.

A boa notícia é que as administradoras têm hoje à disposição todas as ferramentas necessárias para evitar que a empresa perca a relevância e, consequentemente, o seu lugar no mercado.

Automatização de processos, ganhos de eficiência, redução de custo, gestão de pessoas: todas essas palavras estão na pauta do dia a dia das empresas que estão hoje redefinindo o modo como consumimos serviços que eram considerados tradicionais.

Nenhum mercado está livre da necessidade de se reinventar, mas se você ainda não está convencido de que o futuro chegou, então, você precisa saber disso:

O mundo se transformou e o modo como você trabalha também

Você já ouviu falar da Uber? Provavelmente, não apenas ouviu falar, como também já utilizou o serviço. Se voltarmos cinco anos no tempo, você imaginaria que o serviço de táxi convencional estaria seriamente ameaçado?

Com toda certeza, sua resposta seria negativa, entretanto, ao longo desse período, a Uber trouxe uma nova forma de usar o transporte particular. De um modo simples, a empresa repensou a solução que existia e ofereceu uma alternativa que alia tecnologia e praticidade a preços mais convidativos.

Qual é o impacto disso? Novas empresas estão aparecendo nesse mercado e as antigas estão precisando repensar os seus caminhos. Estamos presenciando uma nova mentalidade dentro da mobilidade urbana, que gera impactos em toda uma cadeia de produtos e serviços.

Você já ouviu falar em carro elétrico e autônomo? Se você ainda pensa que isso é enredo de filme futurista está enganado. Hoje mesmo, companhias disruptivas já estão fabricando modelos mais eficientes e independentes de condução humana.

A americana Tesla é uma delas. Ela desenvolve e produz automóveis elétricos de alto desempenho e já é a montadora mais valiosa do mundo. Em julho de 2020, a empresa de Elon Musk superou a tradicional Toyota em mais de 6 bilhões de dólares.

Afinal, todo mundo quer um carro mais eficiente e tecnológico e a Tesla tem atendido essa demanda. Essa nova proposta está mexendo com a indústria energética, que em pouco tempo, terá de lidar com uma alternativa ao emprego massivo do petróleo. O seu próximo carro pode ser elétrico, já pensou nisso?

E não precisamos ir muito longe para pensar que dentro de dois anos (ou até menos) o Uber que você pediu, será conduzido de forma autônoma.

O nome disso é disrupção: recriar um novo modo de fazer dentro de um modelo existente.

Minha administradora está livre da disrupção?

Definitivamente, a resposta é não. Vimos acima apenas dois exemplos de empresas que estão trafegando por mercado tradicionais, mas de um modo diferente. O principal motivo disso é agregar eficiência e, o maior impacto, é a imposição de uma nova forma de atuar.

Quer outro exemplo? Com toda certeza, sua empresa utiliza os serviços de um escritório de contabilidade tradicional. A Contabilizei, uma empresa de tecnologia criada em 2012, levou apenas quatro anos para se tornar o maior escritório de contabilidade do Brasil. Você pode estar se perguntando como isso aconteceu e a resposta é simples: a Contabilizei oferece os mesmos serviços que um escritório comum, a um preço muito mais baixo e sem a velha burocracia. A partir de R$ 50,00, você já pode começar a utilizar os serviços.

A disrupção também já chegou no ramo imobiliário. Empresas como o QuintoAndar estão despontando como a alternativa para quem quer alugar um imóvel, de forma rápida, sem a necessidade de oferecer garantias de fiança.

Sentiu o quanto as mudanças estão próximas ao seu negócio? Não há dúvidas de que as administradoras também precisarão se adequar.

Você sabe o que o seu cliente quer?

O seu cliente quer que a sua administradora seja mais eficiente e inovadora. Ele quer identificar valor na sua prestação de serviços e quer isso com rapidez e excelência.

E você também não pode perder tempo com processos burocráticos, que roubam o tempo de sua equipe. A partir de agora, quem tiver a melhor estratégia de mercado, estará na liderança.

Mas, como administrar todas essas questões?

  • Como oferecer serviços de forma eficaz, desburocratizada e, ainda ser mais competitivo?
  • Como melhorar o relacionamento com esse cliente que passará a exigir cada vez mais da sua administradora?
  • Como sobreviver a essa nova realidade com atitude disruptiva?

Gostou? O conteúdo foi escrito baseado na palestra do André Baldini no Superlógica Next de 2017

O próximo é você!

Mais de 1000 pessoas já descobriram como o futuro das administradoras está sendo construído. Em 2017, o Superlógica Next percorreu o Brasil para mostrar que toda a mudança no mercado de administração de condomínios já está acontecendo.

O evento apontou que existem formas de manter a competitividade, com maior eficiência e rentabilidade.

E, em 2018 não será diferente. O evento vai levar a 10 cidades brasileiras todos os temas que as administradoras precisam implementar imediatamente no dia a dia do seu negócio para sobreviver a transformação digital.

Profissionais de diversas áreas vão apresentar, durante um dia de imersão, um conteúdo prático e objetivo, que precisa fazer parte do check list de todo gestor:

  • Gestão: Uma nova proposta para as administradoras de condomínios!
  • Pessoas: Construa um time de alta performance que abrace as mudanças em sua administradora
  • Métricas: Cultura da eficiência e como ela vai dobrar seus lucros
  • Precificação: Como vencer a guerra dos preços entre as administradoras
  • Cliente: Como resolver o maior problema dos condomínios e ainda gerar receita?
  • Marketing para administradoras: modelos práticos para não ficar só no boca-a-boca
  • Segurança: Como será o futuro da segurança condominial?

Ao todo, serão mais de 2 mil participantes que sairão na frente e começarão a mudar os rumos dos seus negócios.

Nosso encontro já tem data marcada

A primeira cidade que receberá o Superlógica Next 2018 é o Rio de Janeiro. O evento será realizado no dia 15 de março, a partir das 8h30, no Hotel Rio Othon Palace, localizado na Av. Atlântica, 3264 – Copacabana.

Veja aqui a programação das próximas cidades:

12 de abril: Recife

9 de maio: São Paulo

28 de junho: Belo Horizonte

19 de julho: Santos

9 de agosto: Belém

30 de agosto: Brasília

27 de setembro: Porto Alegre

6 de novembro: Florianópolis

29 de novembro: Campinas

Para mais informações e compra de ingressos, acesse o Superlógica Next 2018.

Não fique de fora! Comece hoje mesmo a mudança que irá colocar sua administradora entre as empresas que estão revolucionando o mercado.

Nova call to action

Leitura Recomendada