Tudo o que você precisa saber sobre Portaria Remota

Por: Time Superlógica6 Minutos de leituraEm 16/12/2022Atualizado em 16/12/2022

Um dos serviços mais essenciais em um condomínio é a portaria, afinal, é ela que controla a entrada e a saída de visitantes e prestadores de serviço do local. A portaria convencional – aquela com porteiro presencial – não é o único tipo de portaria existente. Cada vez mais, os condomínios têm aproveitado os benefícios da tecnologia da portaria remota.

Também chamada de portaria eletrônica ou virtual, a portaria remota permite que os moradores, síndicos e administradoras de condomínios façam o gerenciamento de quem entra e quem sai sem a necessidade de um funcionário presente 24 horas por dia. 

Com o alto índice de roubos e furtos em condomínios, esse acesso facilitado têm sido uma solução para aumentar a segurança do local. Além disso, a portaria remota oferece uma redução significativa nos custos do condomínio, entre outros benefícios que falaremos no texto a seguir. Continue a leitura para conferir tudo sobre a portaria remota!

O que é portaria remota?

A portaria remota é uma tecnologia que permite o monitoramento à distância sem a necessidade de um funcionário presente fisicamente. É possível monitorar a entrada e saída de todos os moradores e visitantes do condomínio através de uma central de atendimento externa. 

Mesmo que você não esteja em casa, o seu visitante não ficará sem atendimento. Isso porque é instalado um botão logo na entrada do condomínio que faz um contato direto com a central de atendimento. Ou seja, não é necessário apertar o número do seu apartamento e aguardar o contato.

Essa modalidade de portaria é indicada para condomínios de médio porte, entre 40 e 60 unidades. Isso não quer dizer que condomínios menores ou maiores não possam aderir a portaria remota, é importante o síndico avaliar se esse tipo de portaria vale mais a pena ou não. Além disso, ele deve levar em consideração o perfil dos moradores, para entender se terá uma boa aceitação.

Como funciona a portaria remota?

Essa é uma solução inovadora para os condomínios que desejam segurança e praticidade em sua portaria. Assim como a portaria convencional, a portaria remota funciona 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana. Com esse sistema, todos os moradores podem ter acesso às câmeras de segurança do condomínio.

O monitoramento é feito pela empresa contratada através de uma central de segurança. Os funcionários da empresa têm acesso às câmeras de segurança, portões e interfones. Todo o atendimento é feito de forma remota, dessa forma, quando um visitante chega ao local, o porteiro faz o contato com o morador para solicitar a autorização.

A identificação dos moradores e dos visitantes pode ser realizada por meio de aplicativos, reconhecimento facial, cartão magnético, impressão digital, TAG’s, QR Code, entre outros. Para facilitar esse processo, existem softwares de controle de acesso que armazenam os dados cadastrais dos moradores e visitantes. Dessa forma, o morador consegue fazer a autorização da entrada de visitantes de forma rápida e fácil. 

Quais as vantagens de uma portaria remota?

Entre as diversas vantagens que a portaria remota traz para o condomínio, a segurança, a economia e a comodidade ganham destaque. Confira a seguir, os principais pontos que cada um desses benefícios pode agregar ao condomínio.

Segurança

Algumas pessoas podem ficar com o pé atrás com a segurança da portaria remota. Afinal, não existe um funcionário presente para inibir o acesso de pessoas com má intenções. Entretanto, ao contrário do que pensam, uma das principais vantagens dessa modalidade é a sua alta segurança. 

Com um porteiro trabalhando presencialmente, ele pode ser rendido em uma ação criminosa, facilitando o acesso ao condomínio e colocando em risco a vida do funcionário e dos moradores do local. Na modalidade remota, o porteiro fica em segurança e é muito mais fácil de bloquear o acesso de pessoas com má intenções através do monitoramento da central de atendimento.

Além disso, é possível detectar pelas câmeras de segurança e sensores de movimentos instalados qualquer tentativa de invasão no condomínio. Dessa forma, os funcionários da central de atendimento conseguem acionar as autoridades rapidamente em uma atividade suspeita.

Economia

Em uma portaria de um condomínio são necessários, ao menos, quatro porteiros para revezar as suas escalas de folga de trabalho, horário de almoço, descanso etc. Cerca de 50% dos custos do condomínio são referentes a essa operação. Por isso, quando o condomínio opta por uma portaria remota, a taxa condominial tem uma redução significativa.

Comodidade

Com o uso dessa tecnologia, os condôminos têm maior comodidade na hora de receber os seus visitantes, fazendo a liberação de forma rápida e ágil. Para os síndicos e administradoras de condomínios, é uma ótima forma de obter acesso à informações detalhadas que são importantes para a gestão do lugar, como o número de visitantes, horário de maior fluxo, entre outros.

Como implementar a portaria remota no condomínio?

Apesar de ainda ser algo relativamente novo, o acesso a portaria remota tem se tornado cada vez mais popular nos condomínios. Para realizar a implementação de uma portaria remota, o primeiro passo é verificar na convenção do condomínio se está previsto em alguma portaria que o condomínio deve ter um porteiro presencial.

Se essa portaria existir, é necessário realizar uma votação em uma assembleia com, no mínimo, dois terços de proprietários, conforme diz o artigo 1.351 do Código Civil: “depende da aprovação de 2/3 (dois terços) dos votos dos condôminos a alteração da convenção, bem como a mudança da destinação do edifício ou da unidade imobiliária”.

Isso porque será preciso realizar a alteração da convenção do condomínio. Caso contrário, basta levar a pauta para a assembleia e realizar a votação normalmente. Se você tem interesse em implementar a portaria remota no seu condomínio, existem também alguns outros fatores que devem ser considerados. Abaixo, separamos algumas dicas. Confira!

  • Leve a ideia para uma assembleia do condomínio: apresente os benefícios que a portaria remota oferecerá para os moradores;
  • Escolha o sistema certo: são diversos os tipos de portarias remotas disponíveis no mercado. Por isso, é essencial avaliar aquele sistema que atenda melhor às necessidades do condomínio;
  • Faça orçamentos: avalie todas as opções de empresas que oferecem um bom serviço de portaria remota. É importante pesquisar cuidadosamente antes de tomar uma decisão;
  • Implemente o sistema: depois de escolher o sistema, é hora de implementar no condomínio. É importante dar um treinamento para os moradores para que possam se adaptar ao sistema de forma rápida.

Superlógica Controle de Acesso para portarias

As empresas de portaria remota que adotam um software de controle de acesso podem oferecer ainda mais benefícios para a gestão de segurança dos condomínios. A Superlógica Controle de Acesso é uma solução que garante o melhor em tecnologia, praticidade e segurança.

Com a Superlógica Controle de Acesso é possível acessar toda a gestão do condomínio em um só aplicativo, como controle de acesso, liberação de visitantes e prestadores de serviço, emissão de boletos, entre outros. Além disso, ela apresenta diferenciais, como:

  • Plataforma híbrida de controle de acesso;
  • Aumento da segurança de pessoas e bens;
  • Integração com controladores de acesso facial, RFID, TAG’s, cartões, catracas, sistemas LPR, biometria e muito mais;
  • Monitoramento completo de eventos;
  • Interface intuitiva, amigável e fácil de usar;
  • Com poucos cliques é possível gerenciar eventos e encomendas;
  • Redução de custos operacionais.

4 vantagens do nosso controle de acesso para portarias

Perguntas frequentes sobre portaria remota

Qual o valor da portaria remota?

Os custos da instalação e da mensalidade de uma portaria remota podem variar de acordo com a região do condomínio, o número de unidades, a empresa e o tipo de serviço escolhido. Por mais que o valor do investimento possa parecer alto, é importante considerar a economia a longo prazo e as melhorias que a modalidade trará aos condôminos. Por isso, encontrar formas de viabilizar financeiramente a portaria remota, pode ser uma boa escolha.

Qual a portaria é mais segura para um condomínio a remota ou a presencial?

Tanto a portaria remota quanto a presencial são seguras para os condôminos. A vantagem da portaria remota é que, além do seu monitoramento 24 horas por dia, os porteiros não ficam vulneráveis a assaltos e pessoas de má fé que desejam acessar o condomínio. Isso garante segurança para o profissional e todos os moradores do local.

Como funcionam os serviços de entrega com portaria remota quando o morador não está em casa?

Diferentemente da portaria convencional, na portaria remota não existe ninguém disponível para o recebimento de encomendas e pedidos. Entretanto, existem algumas soluções que podem ajudar nesses casos. Uma delas é encaminhar a entrega para o zelador ou para um vizinho de sua confiança que esteja no local. A adoção de passa-volumes tem sido uma outra alternativa para o recebimento de encomendas sem que o entregador acesse a área comum do condomínio.

Caso o condomínio fique sem acesso a internet, como é feita a comunicação ao morador?

Grande parte das empresas de portaria remota utilizam uma tecnologia chamada de link ponto a ponto, que estabelece uma transferência de dados entre o condomínio e a central de monitoramento. Dessa forma, não é necessário acesso a internet. Outra solução para isso, é a contratação de uma segunda operadora de internet para utilizar em casos de emergência.

Qual a desvantagem da portaria remota?

Algumas pessoas podem ter dificuldades para lidar com a tecnologia usada no acesso a portaria remota, o que pode levar um tempo para adaptação. Por isso, é recomendado que na mudança de modalidade de portaria, o condomínio mantenha o porteiro presencial até que todos os moradores estejam adaptados com a portaria remota.

Leitura Recomendada