A importância do Linkedin para Empresas de Administração de Condomínios

Por: Equipe Condomínios6 Minutos de leituraEm 26/07/2018Atualizado em 10/03/2022

Não é de hoje que estamos percebendo uma nova forma de relacionamento interligar pessoas e, consequentemente, seus interesses afins. As redes sociais estão aí para provar a necessidade que todos nós temos de nos conectar e de interagirmos uns com os outros.

Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn são as mais conhecidas e reúnem boa parte da população mundial. Cada uma delas tem uma característica essencial e pode representar mais que um simples agrupamento de contatos dentro de uma plataforma online.

As administradoras de condomínios, que acompanham as novidades aqui no blog da Superlógica, já sabem da importância da transformação digital e as suas implicações definitivas em todas as esferas da sociedade e do âmbito corporativo. E nesse último aspecto, a ideia central trazida por essa nova mentalidade é a otimização de processos num primeiro plano, com foco principal na melhora da experiência do consumidor.

Entretanto, o fato é que haverá pouco retorno de produtividade enquanto um negócio não se empenhar em entender profundamente o seu cliente. Indo mais além: nos dias atuais, a construção de uma ligação de confiança é a chave-mestra que leva ao sucesso dos relacionamentos duradouros.

Portanto, a presença nas redes sociais deve estar na estratégia de todas as empresas. Elas devem usá-las como uma ferramenta estratégica de relacionamento e de conhecimento de seu público ideal. Já falamos aqui no blog sobre como o Facebook pode ajudar as administradoras de condomínio no fortalecimento de sua marca.

Nesse texto, vamos abordar a importância do LinkedIn, uma rede indispensável para o mundo corporativo, com grande potencial para gerar novos negócios B2B – aquele feito entre as empresas.

Mas, antes de entendermos melhor como é possível explorar essa rede social, vamos saber um pouco mais sobre ela:

Você tem um perfil no LinkedIn?

O LinkedIn é mais que uma plataforma utilizada para quem está procurando ou anunciando uma oportunidade de emprego. Atualmente, essa rede é usada por 562 milhões de usuários, espalhados por 200 países. Sua história começa em 2003 e, ao longo de uma década de crescimento, teve, em 2016, um marco importante em sua trajetória, ano em que foi adquirida pela Microsoft.

Todo o ambiente do LinkedIn funciona de forma a criar conexões, cujo o objetivo é o relacionamento profissional. Diariamente, milhares de pessoas usam o feed de notícias para compartilhar ideias, projetos, percepções de resultados, opiniões, entre outros conteúdos.

O tom da interação se dá pela geração de interesse, por isso, não basta somente ter um perfil no LinkedIn, é preciso, cada vez mais, tornar-se um profissional de destaque em sua área. Uma das formas de causar uma boa impressão nessa rede social é produzindo conteúdo autoral periodicamente. Isso contribui para a criação de credibilidade e autoridade em determinado tema.

Um perfil ideal no LinkedIn também deve levar em consideração alguns outros aspectos:

  • Imagem: escolha uma foto que reforce a ideia de uso corporativo;
  • Título: este é aquele campo que vem logo abaixo do seu nome. Use uma descrição atraente para a sua área de atuação;
  • Resumo: seja sucinto. Reforce em poucas linhas as suas qualificações;
  • Grupos: participe ativamente de grupos de discussão segmentados;
  • Timeline: use-a para interagir com as suas conexões. Faça comentários construtivos e compartilhe conteúdos que podem ser interessantes para a sua rede. Mas, cuidado: evite o excesso de conteúdo para não se invasivo demais;
  • Autoridade: ofereça conteúdo relevante para a sua área de atuação. Escreva periodicamente artigos e textos no geral, mas evite usar um discurso focado na venda do seu produto.  
  • Conexões: crie relacionamentos importantes para o seu business.

Lembre-se que um perfil bem atualizado passa uma imagem de confiança para o mercado!

A seguir, vamos ver como os perfis de sua rede de funcionários pode agregar valor à página corporativa de sua administradora.

Mas, antes precisamos fazer uma pergunta:

Sua administradora tem uma página corporativa no LinkedIn?

Como vimos acima, a criação de um perfil no LinkedIn é de suma relevância para qualquer profissional. Nesse sentido, a criação de uma página corporativa também se faz fundamental, pois esse é o espaço onde sua empresa poderá alocar todas as informações relevantes sobre os seus produtos e serviços, anunciar vagas e, também, manter um diálogo com clientes, parceiros e prospects.

Se sua administradora ainda não tem uma Company Page no LinkedIn, deve começar hoje mesmo a criá-la. O objetivo deste canal é estabelecer uma comunicação mais fluente com os seus públicos de interesse e melhorar o posicionamento de sua marca.

Para isso, basta ter uma conta ativa na plataforma. Veja algumas recomendações para criá-la da melhor maneira:

  • Use a logomarca de sua administradora no avatar. Assim ficará mais fácil de identificá-la.
  • Use uma descrição sucinta sobre sua administradora e ressalte os diferenciais do seu negócio;
  • Divulgue sua página nos seus cartões de visita, na assinatura de e-mails, e em todos os materiais e canais de comunicação como sites e blogs;  
  • Incentive os seus funcionários a seguirem a página de sua administradora. Isso expande o alcance orgânico dos conteúdos;
  • Use sua Company Page para veicular as notícias e novidades sobre sua empresa. Esse também é o espaço ideal para divulgar artigos e textos sobre o seu segmento.

Lembre-se que a Company Page é um ótimo recurso para apoiar os negócios B2B das administradoras de condomínio, pois funciona como uma vitrine para o mercado. Além é claro, de facilitar a manutenção do diálogo com os condôminos e parceiros.

Quanto melhor estiver o seu posicionamento dentro de uma rede social, melhor será a percepção de síndicos e parceiros sobre a sua prestação de serviços!

Uma outra funcionalidade do LinkedIn que vale a pena ser comentada é a “Career Page” ou “Página de Carreiras”. Esta solução possui um custo de manutenção e é utilizado como uma ferramenta para apoiar o processo de atração de talentos. Vale a pena conhecer e utilizar em um momento de expansão de quadro de funcionários, por exemplo.

Como posso usar o LinkedIn para prospecção?

Além do relacionamento e interação com conexões que possuem interesses afins, as redes sociais também são, sem dúvida, ótimas ferramentas para a prospecção de novos negócios.

Para quem atua diretamente na área de vendas, é indispensável usar o LinkedIn para conhecer melhor o perfil das empresas e, também, das pessoas que são as responsáveis pela tomada de decisão dentro de uma determinada organização.

Se a sua administradora possui prospecção ativa, antes de qualquer ligação é importantíssimo checar as informações sobre o lead que será abordado. Essa é a melhor forma de estabelecer empatia e construir uma ponte para uma venda consultiva.

Veja algumas informações que podem ser obtidas sobre o seu lead dentro do LinkedIn:

  • Verifique as conexões em comum. Esse é um excelente pretexto para um pedido de conexão;
  • Antes de iniciar qualquer abordagem, cheque as informações pessoais do lead como: cargo, tempo de empresa, para quem se reporta, onde já trabalhou, temas de interesse, grupos de discussão dos quais faz parte, entre outros. Use esses dados para construir uma narrativa que apoie a solução que você vende;
  • Acompanhe as atualizações do seu lead e interaja com ele;
  • Encontre nos grupos de discussão os temas mais comentados. Use esses insights para lhe ajudar no momento da abordagem.

Outra ferramenta do LinkedIn que vale a pena ser registrada aqui é o “Sales Navigator”. Ela ajuda o processo de prospecção identificando as empresas com o perfil desejado e os respectivos decisores, além de possibilitar o cruzamento dessas informações dentro do seu CRM.

LinkedIn para a sua campanha de marketing

Já abordamos aqui no blog a importância do marketing para as administradoras de condomínios como forma de ampliar as vendas e também para o reforço da visibilidade da marca.

O LinkedIn também é o espaço ideal para apoiar as campanhas de marketing. Nele é possível fazer anúncios para fomentar a geração de leads de qualidade, pois existe um enorme potencial de segmentação.

Você pode veicular uma campanha de acordo com os cargos, tamanhos de empresa, segmentos, entre outras qualificações que sejam mais adequados para o seu objetivo.  

Existem diversos formatos de anúncios como banners e mensagens personalizadas que são entregues diretamente na caixa do seu público desejado. Você também pode impulsionar os seus posts para aumentar o alcance das suas publicações.

E, então? Está convencido sobre a importância do LinkedIn como uma ferramenta para a geração de negócios B2B e para o relacionamento com os seus públicos de interesse?

A plataforma também disponibiliza algumas dicas e insights para quem quer explorar todo o potencial que a rede oferece.

Entretanto, a dica mais importante é: comece pelo básico e se certifique de que suas atualizações serão constantes para facilitar a criação de um vínculo com a sua empresa.

E se tudo o que falamos até aqui ainda lhe parece uma novidade, separamos outras dicas essenciais para você começar hoje mesmo o seu relacionamento profissional dentro do LinkedIn:

10 lições para o melhor uso do LinkedIn pelas empresas de administração de condomínios:

  1. Tenha uma Company Page. Use a logomarca de sua administradora para facilitar a identificação;
  2. Atualize a página constantemente. Divulgue seus produtos e serviços, mas faça isso com foco em oferecer a melhor solução para o seu cliente;
  3. Divulgue sua página em todos os canais de sua empresa e, também, em todos os materiais de comunicação que produzir;
  4. Participe de grupos de discussão para conhecer os temas mais atuais do mercado;
  5. Use a rede para conhecer melhor o perfil de seus clientes e também como um canal para mantê-los conectados à sua empresa;
  6. Incentive que seus funcionários tenham perfis atualizados e que sejam seguidores de sua empresa. Isso aumenta o alcance orgânico de suas postagens;
  7. Gere leads a partir de suas publicações. Seja relevante para o mercado!
  8. Siga os seus prospects e interaja com eles;
  9. Seja estratégico e estude os seus leads antes de fazer uma abordagem de vendas;
  10. Use a segmentação de públicos para apoiar de forma mais assertiva as suas campanhas de marketing.

Com todas essas dicas, você estará pronto para seguir com a sua transformação digital.

E falando em novidades, se você não quer perder nenhuma novidade sobre as principais tendências do mercado de gestão de condomínios, acompanhe o Superlógica Next 2018. Neste ano, ao todo, 10 cidades do Brasil receberão o evento, que está em sua segunda edição.

Na programação está tudo o que você precisa para manter a competitividade nos negócios: tecnologia, precificação, equipe de alta performance, entre outros temas relevantes para as administradoras.

 

New call-to-action

 



Leitura Recomendada