Gestão de condomínios: conheça os 8 pilares de uma administração eficiente

Por: Time Superlógica3 Minutos de leituraEm 05/12/2022Atualizado em 05/12/2022

A complexidade da gestão de condomínios varia de acordo com as características de cada local.

Em um prédio simples no centro da cidade, com poucas áreas comuns, os processos administrativos não são os mesmos de um condomínio grande, com diferentes blocos e espaços, como piscina, quadra poliesportiva, salão de festas e playground.

Mas tem algumas coisas que não mudam, seja qual for a dimensão e complexidade do condomínio. Chamamos esses elementos de pilares da gestão de condomínios, e reunimos os 8 principais para você conhecer.

1. Transparência

A transparência é uma premissa essencial na administração de um condomínio. No que diz respeito à prestação de contas, é uma exigência legal, de acordo com o artigo 1.348 do Código Civil.

Mas existe uma diferença entre fazer o mínimo que a lei cobra e ser verdadeiramente transparente.

Síndico e administradoras de condomínios que agem com transparência facilitam o acesso dos condôminos às informações, disponibilizam-se para esclarecer dúvidas e informam por comunicados ou nas assembleias suas principais ações.

2. Comunicação

Esse pilar tem bastante a ver com o anterior. Para que a transparência seja eficaz, deve haver um bom fluxo de comunicação entre a administração e os condôminos.

Além das assembleias (ordinária e extraordinária), os meios de comunicação mais tradicionais são avisos em murais, placas de sinalização e avisos no elevador, reforçados pelo boca a boca.

Mas são os meios digitais – por causa da praticidade e da eficiência – que vêm ganhando popularidade entre os usuários, como os grupos de WhatsApp, as mensagens por e-mail e, com muito mais recursos e facilidades, os aplicativos de gestão condominial.

3. Organização

A organização da gestão financeira do condomínio é, talvez, o pilar mais importante, sem o qual todo o restante fica prejudicado.

Pode parecer simples para quem é de fora, mas manter um saldo positivo entre despesas e receitas, fazer o fluxo de caixa e gerir o fundo de reserva exigem uma capacidade de administração que nem todo mundo tem. 

Nessa área, condomínios que contam com um bom síndico profissional ou uma administradora resolvem o problema, porque têm à disposição o conhecimento de gente especializada.

4. Profissionalismo

O profissionalismo é uma característica inegociável para o síndico, profissional ou condômino. Mas também deve estar presente nas demais pessoas que trabalham no condomínio.

Os contratados ou terceirizados para a zeladoria, limpeza, portaria, segurança e manutenção devem ser escolhidos e mantidos segundo os critérios de qualquer empresa: pontualidade, comportamento e, principalmente, performance no desempenho de suas funções.

5. Convivência

Se o condomínio fosse apenas a sua estrutura física, a sua administração seria muito fácil. Mas ele é também o conjunto de pessoas que moram e circulam no local.

Assim, uma das atribuições da administração é contribuir para a manutenção da boa convivência entre as pessoas.

Muitas vezes, isso significa ser capaz de resolver conflitos. 

Entre os problemas mais comuns estão barulho, vazamentos, desentendimentos na garagem, inadimplência e conflitos gerados pelo comportamento de crianças e animais de estimação.

Para saber mais sobre o assunto, leia o post “Qual é a melhor forma de mediar conflitos dentro do condomínio?“.

6. Segurança

Nem precisamos explicar o tamanho da importância da segurança nos condomínios.

Um condomínio seguro começa com um sistema de monitoramento eficiente e um bom método de controle de acesso para a portaria.

Mas também passa por ter uma rotina de manutenção preventiva, o que ajuda a evitar acidentes, e contar com uma apólice de seguro com cobertura completa, para a indenização de ocorrências que não puderam ser evitadas.

7. Patrimônio

Além de evitar acidentes, as manutenções que acabamos de citar são importantes para preservar o patrimônio do condomínio. No entanto, uma boa administração é aquela que vai além e promove ações para valorizá-lo ainda mais.

Melhorias nas áreas comuns, como um salão de festas mais equipado ou um novo projeto de paisagismo, não apenas valorizam as unidades como deixam os condôminos mais satisfeitos.

E não precisa gastar muito: com planejamento e organização, é possível promover melhorias graduais que não vão pesar no bolso dos condôminos.

Seja como for, não se esqueça do primeiro pilar: tudo isso deve ser feito com a máxima transparência.

8. Tecnologia

Por fim, adicionamos um elemento que não está entre os pilares tradicionais, mas que, desde que surgiu, tem tornado a administração de condomínios muito mais ágil e eficiente.

Estamos falando das tecnologias de gestão condominial. Hoje, você encontra no mercado plataformas na nuvem, desenvolvidas especialmente para essa finalidade.

Uma delas é a Superlógica, que atua como uma verdadeira parceira das administradoras, oferecendo um amplo leque de recursos e serviços.

Quer saber mais? Conheça a Superlógica!

Leitura Recomendada