Conciliação de recebimentos simplificada traz ganhos de agilidade para o gestor SaaS

Por: Fernando Marchi3 Minutos de leituraEm 02/03/2020Atualizado em 15/07/2020

Para ter sucesso dentro da economia da recorrência, um empresa SaaS precisa ter uma excelente gestão financeira. Sobretudo, a organização das cobranças e formas de receita tem impacto massivo na saúde do caixa. A conciliação de recebimentos faz parte desse processo, exigindo atenção redobrada do seu departamento financeiro.

Ter uma visão clara sobre a situação dos diferentes canais de receita e contas bancárias disponíveis é fundamental. Sem isso, ele dificilmente terá uma base de dados sólida que o permita acompanhar as principais métricas de gestão. Tampouco poderá fazer um planejamento dos próximos passos do negócio baseado em informações que tenham credibilidade.

Por isso, a conciliação de recebimentos é uma atividade tão importante dentro de um departamento financeiro. Trata-se de ter controle sobre os pagamentos feitos pelos clientes nos diferentes formatos e meios oferecidos.


Seu ERP deve simplificar a conciliação de recebimentos

A conciliação de recebimentos pode ser uma tarefa demorada se feita manualmente. O que pode exigir a atenção dedicada grande parte do departamento, senão ele inteiro.

Em uma empresa que vende assinaturas, a questão é ainda mais complexa. Normalmente, centenas ou milhares (ou até milhões, no caso de gigantes globais como o Netflix) de clientes são cobrados mensalmente. 

Sem um ERP, simplificando a conciliação, a ineficiência pode ter altos custos operacionais. Além disso, erros humanos podem resultar em perdas inestimáveis para seu negócio.

A difusão dos softwares de gestão foi um divisor de águas. Com estes sistemas, ficou muito mais fácil visualizar e controlar o fluxo de recebimentos, e ter uma visão unificada dos valores recebidos nas diferentes contas da empresa.

Atenta aos principais desafios do gestor das empresas de SaaS e assinaturas, a Superlógica possui a funcionalidade conciliação de recebimentos. Há uma série de recursos que representam ganhos de tempo e de profundidade nas informações. Além disso, através da integração com o PJBank, esse processo pode ser feito automaticamente.

Entendendo o comportamento dos seus cliente

Os usuários do Superlógica Assinaturas podem contar com a ferramenta de conciliação de recebimentos mais completa e ágil do mercado. Ela simplifica a conciliação de todos os recebimentos provenientes de pagamentos feitos por meio de boletos e cartões de crédito – as duas modalidades mais utilizadas no Brasil.

Outro grande diferencial do Superlógica Assinaturas está no nível de detalhamento que oferece ao gestor financeiro. Ele mostra na própria tela ou em relatórios gerenciais: 

  • Os nomes dos clientes que efetuaram o pagamento na data solicitada pelo gestor; 
  • Qual serviço ou pacote ele tem contratado;
  • De que forma ele efetuou o pagamento (se via boleto, ou cartão); 
  • No caso do pagamento em cartão de crédito, é possível visualizar também qual foi a bandeira utilizada.

Com esses dados em mãos, o usuário do Superlógica tem uma visão mais aprofundada sobre o comportamento do seu cliente. Podendo identificar tendências, como o maior uso do cartão de crédito em detrimento dos boletos. Também, é possível controlar melhor se os pagamentos estão sendo feitos de forma apropriada e na data prevista.

Além disso, também pode-se entender melhor se eventuais cancelamentos estão sendo feitos por falhas no processo de pagamentos, combatendo o churn involuntário.

O mercado está cada vez mais competitivo. O cliente espera mais facilidade, e menos obstáculos para pagar pelos serviços que assina. Neste cenário a conciliação automática de recebimentos é um recurso fundamental para o ganho de eficiência no departamento financeiro.

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios, Imobiliárias e Educação

A Superlógica também realiza o Superlógica Xperience, maior evento sobre a economia da recorrência da América Latina, e o Superlógica Next, evento que apresenta tendências e inovações do mercado condominial.

Nova call to action

Leitura Recomendada