Como crescer o negócio com consistência é tema de aula no Superlógica Acelera

Por: Fernando Souza3 Minutos de leituraEm 14/10/2022Atualizado em 14/10/2022

O projeto Superlógica Acelera é feito em parceria com o Sebrae e conta com aulas virtuais de temas relacionados ao mundo dos negócios para administradoras de condomínios. Uma delas é sobre como fazer a empresa crescer com consistência. E quem trata do assunto é Diego Bassan, nosso gerente comercial de expansão. “Você poderia estar vendendo mais?”, provoca no começo da aula. “Como entende o momento da sua administradora? Você tem um norte de onde poderia atuar, focar e onde estão as dores dos clientes?”, completa. 

Bassan explica que a pulverização do mercado de administração condominial somada ao barateamento do serviço de gestão e à coexistência do modelo de autogestão vão forçar as administradoras a encontrar receitas alternativas, sobretudo por meio da venda de mais produtos aos condomínios. “Aí, a sua receita, que até então era única com a taxa de administração, começa a ser pulverizada em diversos outros serviços, e o seu negócio se torna muito mais rentável. Do outro lado, o condomínio irá vê-lo cada vez mais como um fornecedor estratégico”, conta.

Leia também: Superlógica Acelera faz sucesso e engaja participantes

A aula do especialista é dividida em quatro blocos (estratégia do negócio; jornada do cliente; relacionamento com o cliente, cross-sell e retenção; e gestão de vendas) e reunimos abaixo alguns trechos para você aprender mais sobre o assunto. Confira.

Custo, diferenciação ou nicho?

“Você tem que saber o que seu público-alvo precisa. Tem muitas oportunidades dentro de um condomínio e a gente precisa definir como explorá-las. Na sua estratégia competitiva, você pode usar três pilares principais: buscar a liderança por custo, diferenciação ou enfoque estratégico.”.

“Na estratégia por custo, você pratica o preço mais barato. Para isso, precisa ter uma automação de processos muito grande e um time capacitado para rodar na menor quantidade de pessoas possível. Na estratégia de diferenciação, você deve mostrar que seu produto é, de fato, diferenciado, e a jornada do cliente será muito mais agradável. E na estratégia de enfoque, você busca em um nicho muito específico. Por exemplo, fazer uma entrega que atenda aos condomínios recém-lançados do Minha Casa, Minha Vida, que têm um ticket médio mais baixo.”.

A jornada do crescimento

“Dentro da jornada de curto, médio e longo prazo, você precisa definir o que fará para aumentar seu faturamento, como conseguirá conquistar o maior número de condomínios, ampliar seu volume de vendas e potencializar seus serviços.”.

“Uma estratégia que é chave é como você vai criar seu posicionamento no mercado. Existe uma lista muito grande de serviços que a administradora pode entregar. E aí é importante fazer um diagnóstico do que você tem no portfólio que entrega valor. Muitas vezes o condomínio não consegue enxergar o que está sendo feito. Por isso, liste todos os serviços que você entrega e crie um racional de pacotes.”.

Administradora Apple

“Sobre se diferenciar, por que a Apple tem um dos celulares mais cobiçados, embora seja um dos mais caros? Ela criou uma grife. Você não compra o celular só pela funcionalidade. Quem compra não deixa a marca porque está fidelizado. Você sabe que o telefone é confiável, tem o status de ter um iPhone… E vocês também podem se tornar a referência da região em que atuam.”.

“Na aquisição de novos clientes, durante a etapa de aprendizado e descoberta, você apresenta para o síndico tudo o que pode fazer, mostra os cases de sucesso, os condomínios que conseguiu levar a outro patamar e o quanto valorizou suas unidades. Não entregue preços, custos e tarifas aqui, senão você mata o encantamento. Você só mostra o preço de cara quando a sua estratégia é ter o menor preço do mercado.”.

Leia também: Finanças para administradoras é destaque no Superlógica Acelera

Assuntos relacionados:

Leitura Recomendada