A importância do controle de acesso para a segurança da portaria

Por: Ana Hillary Monte4 Minutos de leituraEm 20/07/2022Atualizado em 11/08/2022

A busca por soluções de segurança aumentou significativamente nos últimos anos. E a previsão de crescimento do setor neste ano é que supere os 18%, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Sistema Eletrônico (Abese). Não à toa a nossa solução de controle de acesso tem feito tanto sucesso. 

Ela combina segurança e praticidade, pois gerencia e monitora os fluxos de entrada e saída de pessoas e veículos nos condomínios, por meio da integração de um software com variados equipamentos de segurança. 

“A segurança é com certeza uma das maiores necessidades para quem decide morar em um condomínio, por isso, o controle de acesso é tão fundamental”, diz André Baldini, nosso Diretor de Negócios.

Veja também: Controle de Acesso para condomínios foi o destaque da Superlógica na Exposec

A tecnologia do controle de acesso já existe em mais de 12 milhões de imóveis em todo o Brasil.  Tal número corresponde a apenas 17% das habitações do país, entre casas e condomínios. O que significa que ainda existem muitos edifícios residenciais que precisam implantar a solução de forma efetiva.

Separamos abaixo as principais vantagens do controle de acesso para uma portaria segura. 

4 vantagens do controle de acesso para a portaria

  1. Segurança: Gerenciamento completo de entrada e saída

O fluxo de moradores, visitantes, prestadores de serviço e veículos é algo rotineiro em qualquer condomínio. E ter controle e registro das entradas e saídas é algo essencial. O software permite que o porteiro tenha o cadastro de todos os moradores e dá autonomia à gestão do condomínio para gerenciar as normas de acesso das áreas comuns do condomínio. 

Na hora de escolher a ferramenta de controle de acesso ideal para trabalhar, observe se este consegue ser adaptável ao perfil de cada condomínio. Por exemplo: se há um condomínio com espaço para atividades físicas e piscina, é ideal criar regras de acesso para cada área, conforme a norma interna do condomínio. 

E um software personalizado permite isso. Tudo sem comprometer a privacidade dos dados dos moradores, uma vez que o sistema deve ser aderente à Lei Geral de Proteção de Dados.

  1. Diversidade das tecnologias de acesso

Além das regras de acesso, o sistema também deve ser adaptável à tecnologia que o condomínio utilizar para controlar os acessos. Estamos falando dos equipamentos que serão integrados. E existe uma grande lista de equipamentos que uma portaria pode utilizar: biometria, reconhecimento facial, catracas, leitura automática de placas de veículo, TAG’s e tantos outros. 

[GRATUITO] Inscreva-se para assistir lives exclusivas de controle de acesso

O software deve ser capaz de se integrar com diferentes tipos de equipamentos, independente da marca, e realizar autorizações de acesso de forma automática, conforme as regras configuradas previamente. Com um sistema que se comunica com diferentes hardwares, o profissional consegue atender diferentes condomínios, independente do tipo de equipamento utilizado – que pode ser até mais de um, no mesmo condomínio. 

  1. Monitoramento automatizado e em tempo real 

Como dito acima, o fluxo de pessoas e veículos de um condomínio pode ser bem intenso. O software busca tornar este monitoramento o mais automático possível e tem objetivo de facilitar a rotina da portaria. 

Imagine que, ao mesmo tempo, existem moradores e visitantes querendo ter acesso à área da piscina, mas que existe uma norma no condomínio que limita a quantidade de visitantes por morador. 

Seria bastante trabalhoso conseguir monitorar se a norma está sendo respeitada e, em paralelo, acompanhar o acesso às demais áreas do condomínio. Um software de controle de acesso também foi desenvolvido para permitir a configuração e o bloqueio automático do acesso, conforme a norma do prédio. 

Além de otimizar o trabalho do porteiro, isso garante ainda mais segurança e evita possíveis “fraudes” no monitoramento. Outro diferencial desta vantagem está na possibilidade de ter o registro do histórico de acesso de todas as áreas.

Participe do Next 2022: Aproveite a programação exclusiva para profissionais de controle de acesso.

  1. Controle de encomendas

Sabe-se ainda que a gestão de encomendas no condomínio sempre gera muita dor de cabeça. Pois, além da circulação de pessoas, um mesmo condomínio pode receber muitas encomendas para diferentes moradores. E, sem um bom acompanhamento interno, é possível ocorrer situações de trocas de encomendas, retiradas incorretas ou até mesmo a falta de notificação ao morador. 

Um software também deve contemplar a funcionalidade que permite o registro em foto e o controle de todas encomendas que chegam e são retiradas. O controle de acesso da Superlógica, por exemplo, já busca solucionar esta problemática ao ser integrado ao aplicativo do condomínio. Em um só app, o morador consegue retirar sua encomenda ao ler o QR Code gerado. 

Este sistema não só traz praticidade ao morador e à portaria, como também evita possíveis erros – o que assegura ainda mais a eficiência da portaria e do serviço prestado pela solução instalada. 

Conheça o software de Controle de Acesso completo para condomínios

Para aproveitar estas e tantas outras vantagens que o controle de acesso oferece, é importante contar com um software que entende bem as necessidades das portarias condominiais. 

O Superlógica Controle de Acesso é ideal para isso. Ele permite o gerenciamento completo de eventos, com flexibilidade de configuração de regras de acesso, conforme o perfil do condomínio.

Nosso software é integrado aos maiores fabricantes de equipamentos e possui interface intuitiva, sendo sincronizado com servidores locais e em nuvem (com 100% de aderência às normas da Lei Geral de Proteção dos Dados Pessoais). 

É a melhor forma de oferecer aos condomínios um sistema seguro, prático e que já é referência no mercado, com mais de 100 mil condomínios prontos para utilizar a solução. 

Conheça todas as funcionalidades do Superlógica Controle de Acesso aqui!

Leitura Recomendada