Superlógica Assinaturas é aliado de empresas SaaS no combate à inadimplência

Por: Fernando Marchi4 Minutos de leituraEm 17/12/2019Atualizado em 26/05/2020

Controlar as taxas de pagamentos atrasados é essencial para negócios que recebem por assinaturas e mensalidades. A inadimplência em empresas SaaS precisa estar sempre sob constante monitoramento, afinal a saúde financeira do negócio está em jogo. Para isso a utilização de um bom sistema de gestão financeira e de cobranças é fundamental.

Após anos de crise econômica, a inadimplência se tornou um problema gravíssimo no Brasil. Segundo pesquisa divulgada em setembro de 2019 pelo Serasa Experian, 63,2 milhões pessoas, ou seja, mais de 40% da população brasileira estava inadimplente com algum de seus compromissos.

Tal desequilíbrio econômico teve impacto em todos os setores e tipos de negócio. Naqueles que atuam com modelo de pagamentos recorrentes, o problema pode ser ainda maior, já que o cliente não remunera a empresa de uma única vez.

Há muito pouco que o gestor de uma empresa de assinaturas possa fazer “da porta para fora”, já que o cenário econômico é algo que ele não pode controlar. No entanto, existe uma série de medidas práticas que podem ser tomadas e recursos tecnológicos que podem ser utilizados para reduzir ao máximo a inadimplência.

O Superlógica Assinaturas é uma ferramenta poderosa para combater a inadimplência em empresas SaaS. Há uma série de recursos no sistema que atuam diretamente no controle e combate aos atrasos de pagamentos:

  • Painel completo com resumo da inadimplência;
  • Relatórios gerenciais;
  • Régua de cobrança com e-mails automatizados e/ou manuais em lote;
  • SMSs preventivos de lembrete de pagamento;
  • Carta – se você possui clientes tradicionais;
  • Área do Cliente no software;
  • Acordo;
  • Suspensão automática.

Combata a inadimplência involuntária

Empresas que vendem software como serviço e já contam com um número relevante de usuários, precisa enfrentar a inadimplência todos os meses. 

Além dos atrasos intencionais, existe a possibilidade de que uma parcela dos devedores não tenha feito o pagamento por esquecimento. Identificar quem são esses clientes, seus motivos de atraso e agir para que ele possa fazer o pagamento deve ser uma prioridade para o gestor. 

Essa preocupação também deve existir para evitar o chamado churn involuntário. Neste caso, clientes que, sem querer, acabam tendo um serviço cancelado pela incapacidade técnica de pagar por ele. Quando entrar em contato com ele, para reativá-lo, há o risco de ele desistir por considerar o serviço “desnecessário”.

O Superlógica Assinaturas oferece uma série de recursos que dão visibilidade sobre esse tipo de situação e ajudam a evitá-la. A criação de régua de cobrança e o painel de inadimplência, que dá ao gestor uma visão geral sobre o número de casos ocorridos no mês, são apenas alguns exemplos.

A plataforma ainda pode ser utilizada para coordenar retentativas inteligentes de cobrança no caso de cartões crédito, ou mesmo oferecer novos meios de pagamentos de contingência.

Nova call to action

Facilite ao máximo o pagamento

Em qualquer negócio SaaS, tornar o processo de pagamento algo simples para o cliente também é uma forma de evitar a inadimplência. O Superlógica Assinaturas oferece a possibilidade de centralizar seu processo de cobrança dentro da plataforma. 

Assim, é possível emitir boletos e fazer a cobrança recorrente via cartão de crédito. A cobrança por cartão de crédito favorece a adimplência, uma vez que é feita de forma automática e não demanda que o assinante tome a atitude de fazer o pagamento.

Outra forma de facilitar esse processo é disponibilizar ao assinante uma serviço online onde ele pode:

  • Alterar dados cadastrais, como nome, endereço etc.;
  • Alterar a forma de pagamento;
  • Pesquisar faturas em aberto e pagá-las;
  • Alterar o plano contratado;
  • Enviar solicitações via aplicativo de tickets.

O Superlógica Assinaturas disponibiliza esse recurso para as empresas clientes. A Área do cliente pode ser acessada diretamente no software, ou hospedada no site da empresa.

Defina e automatize uma régua de cobrança

Régua de cobrança é o processo definido pela empresa para se comunicar com os clientes em relação a uma cobrança de mensalidade ou assinatura. Ela contempla as diferentes formas de comunicação (email, whatsapp, SMS, ligação telefônica, etc).

Mais do que uma forma de cobrar aqueles que estão com fatura em atraso, a régua de cobrança pode ser vista como uma estratégia contra a inadimplência. Ao se comunicar com os assinantes antes da data de vencimento, alertando sobre sua proximidade, é possível reduzir os índices de não pagantes. 

O Superlógica Assinaturas oferece essa funcionalidade na qual o cliente pode definir o seu próprio fluxo de contatos e executá-lo. A solução ainda permite automatizar o envio das comunicações por email, SMS e carta, deixando de lado qualquer trabalho manual.

Veja um exemplo de programação de contatos em uma régua de cobrança:

  • 20 dias antes do vencimento;
  • 7 dias antes do vencimento;
  • No dia do vencimento;
  • 3 a 5 dias depois do vencimento;
  • 7 a 10 depois do vencimento;
  • 15 dias depois do vencimento.

Nova call to action

Faça acordos ou suspensão de serviço

Mesmo disponibilizando todos os recursos para o pagamento e comunicando de forma eficiente a inadimplência pode persistir. Frente a isso, pode ser necessário realizar um acordo para o pagamento das dívidas ou até mesmo à suspensão do serviço

Tomar atitudes mais drásticas pode não ser a intenção de um empreendedor. Seu trabalho deve ser sempre direcionado à manutenção de uma relação saudável com o cliente, que resulte na continuidade da prestação do serviço. No entanto, existem situações em que a inadimplência alcança níveis de difícil recuperação.

Além disso, para um gestor financeiro que tem a visibilidade sobre o volume total de clientes inadimplentes, a ausência de medidas mais efetivas junto aos maus-pagadores podem gerar prejuízos consideráveis e comprometer a saúde financeira do negócio.

Para auxiliar o gestor nessa frente, o Superlógica Assinaturas possibilita a geração de acordos e o parcelamento da dívida. Basta uma simples configuração e o sistema gerencia o processo automaticamente.

A ferramenta também automatiza a suspensão de serviços. Assim, pode-se definir em quantos dias um assinante será congelado ou desativado.  Além disso, você poderá parametrizar as mensagens de suspensão e cancelamento que o cliente vai receber por e-mail ou irá visualizar quando for acessar a área do cliente. 

Confira um exemplo de estratégia de suspensão e cancelamento que pode ser cadastrada no Superlógica Assinaturas:

  • 5 dias de atraso – aparece mensagem na plataforma avisando sobre a pendência. Nesse caso é dada a possibilidade de pagar, enviar comprovante ou avisar responsável;
  • 15 dias de atraso – suspensão do serviço;
  • 45 dias de atraso – cancelamento automático do serviço.



Superlógica Assinaturas no combate à inadimplência em empresas SaaS

Em suma, o Superlógica Assinaturas oferece uma suíte de funcionalidades que atuam diretamente no combate à inadimplência. A automatização destes vários dos processos de cobrança, sobretudo, reserva tempo ao gestor para se preocupar com outros aspectos estratégicos.

Um dos melhores ativos que um ERP pode oferecer à sua operação diária é, justamente, a liberdade para se preocupar com os elementos que geram valor ao seu negócio. Retenção, captação e planejamento entram ativamente no escopo das suas atividades.

Sobre a Superlógica

Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e AssinaturasCondomíniosImobiliáriasEscolas e Cursos.

A Superlógica também realiza o Superlógica Xperience, maior evento sobre a economia da recorrência da América Latina, e o Superlógica Next, evento que apresenta tendências e inovações do mercado condominial.

Leitura Recomendada