Todas as vantagens de um software de CRM de Cobranças

Por: Jessica Moraes3 Minutos de leituraEm 29/01/2021Atualizado em 16/03/2022

A expectativa é que 2021 seja um ano de retomada no mercado imobiliário. Com as boas perspectivas trazidas pela melhora na conjuntura externa, as imobiliárias precisam se preparar para o crescimento. Um dos recursos que ajudam nesse sentido é o CRM de cobranças.

O CRM de cobranças é uma solução tecnológica que reúne em um único painel as informações dos clientes inadimplentes, o status das negociações e o histórico de contatos realizados com eles pela equipe da imobiliária.

Por que as imobiliárias precisam de um CRM de cobranças?

O CRM (que quer dizer Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) de cobranças para imobiliárias serve principalmente para dar mais agilidade, eficiência e organização ao processo de cobrança de clientes com débitos.

A ferramenta deve estar integrada ao software de gestão da imobiliária e, preferencialmente, hospedada na nuvem.

Assim, vários colaboradores podem acessá-la ao mesmo tempo, encontrando as informações sempre atualizadas.

Sem um CRM de cobranças, a organização dos dados dos clientes inadimplentes depende de planilhas e controles manuais, o que aumenta consideravelmente as chances de erros e de situações em que os funcionários “batem cabeça”.

Já pensou se o mesmo cliente é abordado duas vezes em um curto espaço de tempo, por duas pessoas diferentes, cobrando o mesmo débito? Isso geraria insatisfação entre os clientes e poderia prejudicar a reputação da imobiliária no mercado.

Com o CRM de cobranças, esse tipo de evento não acontece, e ainda é gerada uma grande economia de tempo, pois ninguém perde tempo procurando, conferindo e chegando dados, que estão todos reunidos no mesmo lugar.

Como o CRM de cobranças ajuda na expansão?

Para uma imobiliária que tem planos arrojados de crescimento para 2021, abrir mão de um CRM de cobranças não é uma opção.

Isso porque expandir significa aumentar o número de imóveis que anuncia e administra e, principalmente, fechar mais vendas e locações — o que significa mais clientes para atender.

Com mais clientes, aumenta o número de inadimplentes e, consequentemente, a frequência dos contatos da equipe de cobrança.

Sem uma ferramenta para organizar esse processo, haverá retrabalho desnecessário e será preciso aumentar a estrutura e contratar mais gente.

Quando isso acontece, é comum que fique mais demorado reverter a situação dos inadimplentes, o que compromete o fluxo de caixa da empresa e gera insatisfação por parte dos proprietários dos imóveis.

É por isso que afirmamos, com alguma segurança, que o CRM de cobrança é um recurso essencial para viabilizar a expansão de uma imobiliária.

Recurso para prevenir a inadimplência

A inadimplência é um fator indesejado em qualquer negócio, porém natural. O gestor precisa aceitar que ela é uma possibilidade real e tomar as medidas possíveis para combatê-la.

No caso do CRM de cobranças, é um recurso utilizado depois que o atraso ocorreu. Sendo assim, seu objetivo é fazer o cliente regularizar sua situação quitando o débito em aberto.

Mas a imobiliária também deve buscar maneiras de reduzir a inadimplência, evitando que ela aconteça ou resolvendo-a logo nos primeiros dias.

A melhor maneira de garantir isso é com uma régua de cobrança, recurso presente no sistema de gestão Superlógica Imobiliárias.

A régua de cobrança é uma funcionalidade que permite criar regras para disparar e-mails e SMS automaticamente para os clientes, lembrando-os que a data de vencimento do boleto de aluguel está se aproximando.

É possível personalizar os prazos e mensagens. Por exemplo:

  • Enviar e-mail 5 dias antes do vencimento, com o boleto em anexo;
  • Enviar e-mail no dia do vencimento, com o boleto em anexo;
  • Enviar e-mail e SMS 5 dias após o vencimento, com o boleto atualizado;
  • Enviar e-mail 10 dias após o vencimento, reforçando a cobrança, com o boleto atualizado em anexo.

Tenha todas as soluções em um só lugar

Software de gestão, CRM de cobranças, régua de cobrança… parece coisa de mais, não é mesmo?

Mas você pode ficar tranquilo, pois garantir esses recursos, típicos de uma imobiliária digital, é mais simples que parece. O segredo é escolher a plataforma certa, aquela que reúne todas essas possibilidades.

Essa plataforma é o Superlógica Imobiliárias, um sistema de gestão completo, na nuvem, que conta ainda com funcionalidades como conciliação bancária automática e exportação do arquivo da DIMOB pronto para envio.

Como se já não fosse o suficiente, o assinante do Superlógica Imobiliárias ainda pode receber o pagamento do aluguel via cartão de crédito, outro recurso que reduz significativamente a taxa de inadimplência.

 

 

 

Tudo para sustentar o crescimento da sua imobiliária com a máxima eficiência. Gostou? Experimente grátis o Superlógica Imobiliárias!  Além disso, caso queira receber notícias sobre o mercado imobiliário, preencha o formulário abaixo para assinar nossa newsletter. 


Leitura Recomendada