Como reduzir a inadimplência imobiliária recebendo com cartão de crédito

A inadimplência imobiliária é uma das principais dores do mercado, já que, neste caso, os valores de transações ultrapassam cinco dígitos.
De acordo com o professor Ricardo Rocha, em entrevista ao Correio Braziliense, o número de endividados brasileiros é maior do que a população de cada país da América Latina. São 63,4 milhões de pessoas, segundo o Serasa Experian, batendo o recorde de inadimplentes desde 2016.
A boa notícia é que esse quadro pode mudar, já que há uma nova maneira de cobrar o aluguel e reduzir essa taxa de inadimplência imobiliária. Confira qual é e como ela vai revolucionar o mercado.
Inadimplência imobiliária com pagamento tradicional de aluguel
Com o processo tradicional de cobrança de aluguel, via emissão de boleto, há uma série de problemas que podem impactar diretamente a saúde financeira da imobiliária e a gestão dos imóveis como um todo.
Atualmente, a imobiliária depende de dois fatores totalmente incontroláveis até então: a memória do locatário e a organização financeira dele.
Levando em consideração os números alarmantes, é fundamental tomar algumas providências para minimizar os impactos da inadimplência nacional no setor imobiliário, caso contrário, as consequências podem ser fatais.
Para isso, proporcionar processos que ajudem o locatário a se organizar financeiramente e garantir que a imobiliária receba o pagamento independentemente da situação do mercado, é uma jogada de mestre para salvar qualquer negócio.
Acabe com a inadimplência imobiliária recebendo o aluguel via cartão de crédito
A solução encontrada para evitar os problemas citados anteriormente é a cobrança de aluguel por cartão de crédito. Essa já é uma realidade no Brasil que veio para revolucionar a maneira de alugar imóveis.
Mas por que isso foi possível apenas agora? Até então, o principal problema que impossibilitava o uso do cartão de crédito para pagamento de aluguel eram as altas taxas cobradas pelas bandeiras dos cartões.
Se uma imobiliária recebia 8% do valor cobrado, por exemplo, tinha que pagar cerca de 3% para o cartão, o que acabava gerando prejuízo. Mas agora, a empresa responsável por essa revolução no mercado conseguiu uma negociação de taxa fixa com as bandeiras MasterCard e Visa, eliminando o alto custo das porcentagens padrões cobradas.
Como funciona o aluguel via cartão de crédito?
O processamento do aluguel no cartão de crédito funciona da seguinte maneira: há a integração de uma conta digital para pessoas jurídicas ao sistema de gestão financeira. A partir disso, o locatário tem a liberdade de escolher como pretende pagar o aluguel, desde que a imobiliária ofereça a ele essa nova possibilidade.
Ao optar pelo cartão de crédito, a imobiliária passa a receber o valor do aluguel baseada na data em que a cobrança foi processada, já que esta forma de recebimento, não depende da ação do locatário em pagar, e sim imobiliária executar o processamento de cobrança no sistema de gestão.
Esta ação reduz inclusive a inadimplência da imobiliária.
Por isso, o boleto é gerado com 35 dias de antecedência em relação ao vencimento, para que o processamento possa ser feito em até seis dias e não haja atrasos que possam atrapalhar o fluxo de caixa da imobiliária.
Caso não seja possível realizar o processamento por motivos de falta de limite ou qualquer outro problema relacionado ao cartão de crédito dentro desses seis dias, o locatário terá que pagar a fatura do mês pelo boleto como fazia antigamente. Caso dê certo, a fatura será cobrada no cartão normalmente.
Vale lembrar que, com o sistema de gestão integrado à conta digital, tudo é automatizado, então todos os envolvidos são informados sobre as transações, principalmente caso haja algum problema do cartão durante o processamento, para que ninguém seja prejudicado durante o processo.
Vantagens de receber o aluguel via cartão de crédito
Agora que você já entendeu como funciona esse novo método de pagamento, é importante entender porque ele é a melhor alternativa para as imobiliárias, locatários e proprietários no processo de locação de imóveis. Confira:
#1 Baixa na taxa de inadimplência imobiliária
A vantagem mais importante para imobiliária é que ela receberá o valor do aluguel, independentemente se o locatário pague ou não a fatura do cartão de crédito, já que a dívida dele passará a ser com o banco, não com a imobiliária, como acontece hoje com o recebimento por boleto. Isso ajuda e muito a reduzir aquela taxa de inadimplência que foi apresentada no início deste material.
Fora isso, vale lembrar que é muito mais fácil que o inquilino tenha limite no cartão de crédito do que dinheiro vivo em mãos para pagar o aluguel todo mês. Assim ele passa a centralizar as contas uma única fatura e organizar a vida financeira dele, também. Acaba sendo uma vantagem para ambos os lados!
#2 Vantagens para os locatários
Além da imobiliária, o locatário também tem muitas vantagens ao pagar o aluguel usando o cartão de crédito.
A primeira delas é a comodidade de ter o aluguel cobrado diretamente na conta do cartão de crédito, assim como já acontece com a assinatura de recorrência de streaming, como Netflix e Spotifiy, por exemplo.
A segunda é o acúmulo de pontos. Dependendo do cartão de crédito e do clube de pontos que o locatário participe, ele pode trocar as pontuações acumuladas por produtos, descontos e ainda juntar milhas para viajar.
A terceira é o fim das multas. Com o aluguel na fatura do cartão de crédito, o locatário não terá que que pagar mais multas referentes ao atraso da prestação do imóvel, nem emitir 2º via do boleto.
#3 Diferencial competitivo
São poucas as imobiliárias que têm o mindset voltado para inovação no mercado, que usam a tecnologia para solucionar problemas e melhorar a maneira de fazer negócio.
Por isso, usar de recursos inovadores é um grande diferencial, principalmente o pagamento de aluguel via cartão de crédito, que, até então, é inexistente e vai revolucionar a maneira de alugar imóveis.
A imobiliária que optar por esse novo recurso levará o negócio a outro patamar, garantindo uma vantagem competitiva muito grande. Além disso, irá atrair mais clientes, principalmente aqueles que buscam soluções práticas e seguras para ter uma vida financeira mais tranquila, sem risco de se tornarem inadimplentes.
Como receber o aluguel com cartão de crédito
Agora que você viu que é possível reduzir a inadimplência imobiliária com o pagamento do aluguel no cartão de crédito, chegou a hora de conhecer quem foram os precursores responsáveis por essa revolução no setor: Superlógica e PJBank.
Superlógica: sistema de gestão imobiliária
A Superlógica Imobiliárias é a primeira plataforma de gestão financeira e administrativa de imóveis online do Brasil. Com ela é possível que a imobiliária tenha o controle de atividades relacionadas aos imóveis dentro plataforma, transitando as informações dos sistemas integrados e administrando tudo em um único lugar. Tudo com segurança e qualidade sempre como prioridade número um.
Como líder do mercado, a Superlógica inovou mais uma vez e é a primeira, também, a permitir a emissão do pagamento de aluguel no cartão de crédito com a integração ao PJBank.
Por que é importante acabar com a inadimplência imobiliária?
É preciso acabar com a inadimplência que está afetando o setor imobiliário! Para isso, o primeiro passo é a adesão do pagamento e recebimento de aluguel por cartão de crédito.
Isso é necessário para as imobiliárias que querem se destacar no mercado, driblar a concorrência e garantir o que há de melhor para os seus clientes.
Inovação e transformação andam juntas e são elas que farão do futuro das imobiliárias um sucesso absoluto. Portanto, é preciso se atualizar sobre o que há de novo no setor, com base nas dores da própria empresa e dos clientes, para revolucionar a maneira de alugar imóveis no Brasil.
Faça história e junte-se às imobiliárias do futuro. Comece agora a cobrar o aluguel diretamente na fatura do cartão de crédito. É simples, seguro e transformador. Quer saber mais? Preencha o formulário e entre em contato com nossos consultores.