[Recursos] Conciliação Bancária

Por: Thawnee de Oliveira3 Minutos de leituraEm 17/05/2019Atualizado em 16/03/2022

A conciliação bancária é um dos Recursos fundamentais para a gestão financeira de muitas imobiliárias. Porém, muitas apresentam dificuldade de aplicar esse recurso ou simplesmente não compreendem o quão importante ele é.

O que é a Conciliação Bancária para Imobiliárias?

Conciliação bancária é o processo onde você faz a conciliação do seu extrato bancário com o sistema Superlógica Imobiliárias. Ele basicamente deixar iguais as movimentações do extrato que você imprime/visualiza no banco com as movimentações cadastradas dentro do sistema.

Isso é muito importante porque, o sistema armazena todas as movimentações de suas locações, sendo elas receitas (pagamento dos locatários) ou despesas (pagamentos aos locadores), fora as despesas e receitas que  não são vinculadas a um contrato de locação.

Então se a conciliação bancária estiver correta não será necessário abrir ou imprimir o extrato bancário.

Resumindo, você poderá ter tudo dentro de um só sistema … o Superlógica Imobiliárias.

Banner - conciliacao

Como utilizar a Conciliação Bancária dentro do Superlógica Imobiliárias?

O Superlógica Imobiliárias possui uma ferramenta de conciliação bancária muito simples e fácil de ser utilizada.

Para poder utiliza-la você terá que:

  • Solicitar ao banco, ou baixar do internet banking o arquivo de extrato bancário. (Normalmente ele vem na extensão .ofc ou .ofx, quando estiver com o arquivo em sua máquina)
  • Acessar o menu “Financeiro”
  • Abrir a tela de Conciliação Bancária
  • Dentro da tela clique no botão verde “Processar arquivo”, selecione o arquivo que você baixou do banco
  • Selecione a conta bancária que esse arquivo será conciliado e mande abrir no sistema.

O sistema lhe mostrará a seguinte tela:

Vamos apresentar nosso Dashboard.

Linha de dias

Essa linha mostrará todos os dias do mês e seus status, sendo que a cor:

Verde claro: Fins de semana

Verde: Dia conciliado

Vermelho: Dia não conciliado

Cinza: Dia sem arquivo para conciliar

Movimentações

Essa parte da tela você visualiza todas as movimentações distribuídas em lista, do lado esquerdo da tela, são listados as movimentações que vieram no arquivo .ofx. E, do lado direito da tela, é listada as movimentações cadastradas no software.

Quando você ver uma movimentação que existe no lado do banco (instituição bancária) e não está cadastrada no software, basta você passar o mouse em cima da movimentação do lado do banco e clicar no foguete para “Lançar” a despesa no sistema e deixar as  movimentações do software cada vez mais parecida com as movimentações reais.

Regras automáticas

Em alguns casos o banco debita ou credita valores na sua conta de forma automática. Essas movimentações deixam a conciliação mais estressante de se fazer, porque é  literalmente a mesma movimentação lançada várias e várias vezes.

A ferramenta de conciliação do nosso sistema possui uma função que você cadastra a sua regra automática informando:

  • Palavra-chave: No arquivo de conciliação o banco informa um histórico para cada movimentação, esse texto que consta no histórico deverá ser informado na palavra chave. Como por exemplo:

  • Conta categoria: Basicamente, é a conta categoria que essa movimentação seria lançada no caixa
  • Complemento: Uma informação adicional nessa movimentação
  • Favorecido: Informe o fornecedor para qual você está pagando essa despesa, ou recebendo a despesa
  • Descrição: Um informativo sobre essa movimentação.

E executa na conciliação, fazendo o sistema buscar e lançar todas as movimentações que entrarem na regra automática que você cadastrou.

POSSÍVEIS DÚVIDAS

1 – O meu sistema não está mostrando nem o saldo inicial nem o saldo final do software. O que fazer ?

Resposta: Alguns bancos não disponibilizam o saldo no seus arquivos de conciliação bancária.

Nesse caso você pode, no sistema Superlógica Imobiliárias, acessar a tela de conciliação > clicar em configurações, e optar por ‘Mostrar o saldo bancário mesmo se o sistema julgar não “confiável”’. Com essa opção o sistema mostra o saldo bancário do software utilizando como   base para fazer a conciliação.

2 – Como excluir o arquivo de conciliação ?

Resposta: Basta acessar a tela de conciliação > clicar em ‘Mais’ > Excluir arquivo. Essa exclusão deve ser feita dia por dia.

CURIOSIDADE

  • Ao processar o arquivo de conciliação, se houver despesas pagas com cheque o sistema consegue identificá-las e liquidá-las de forma automática. Basta a despesa na tela de despesas > A Pagar, estar com o número do cheque cadastrado corretamente no campo ‘Número de cheque’.
  • Para facilitar a conciliação o sistema consegue agrupar as despesas pagas com o mesmo cheque no lado do software. Basta habilitar a opção clicando em configurações:

  • Você pode buscar as despesas dentro do seu sistema, conforme o valor da movimentação. Por exemplo, você vê uma movimentação com X valor, no meio de centenas de movimentações. Você passa o mouse em cima da despesa do lado da instituição bancária e clica na lupinha ‘Buscar despesas’, o sistema mostrará todas as movimentações com esse valor ou relacionadas.

Realize a Conciliação Bancária com a Superlógica Imobiliárias

A conciliação bancária é uma funcionalidade que melhora a sua gestão financeira e a realização das atividades necessárias na sua imobiliária.

Essa ferramenta ao ser aliada a outras que permitem a automatização das ações, vão revolucionar a administração financeira e dos seus imóveis.

A plataforma Superlógica oferece essas ferramentas que vão te ajudar a atingir o sucesso de sua imobiliária.

 





Assuntos relacionados:

Leitura Recomendada