ferramentas para relacionamento com cliente

4 ferramentas para relacionamento com o cliente que seu sistema de gestão precisa ter

A gestão de um negócio que atua na economia da recorrência é completamente diferente dos tradicionais varejistas. Além das métricas, que são únicas a esse tipo de negócio, a tratativa com seus consumidores também é ímpar. Para fazê-las de forma eficiente, é fundamental contar com ferramentas para relacionamento com cliente dentro do seu ERP. 

Nas empresas que recebem por assinaturas, via mensalidades ou outras periodicidades, tão importante quanto efetuar uma venda, é manter o clientes pelo máximo de tempo possível.

Neste universo tão particular, é natural que os sistemas de gestão de assinaturas também o sejam. Afinal, para um controle eficiente sobre o negócio, é importante não depender de planilhas ou dezenas de outros softwares abertos em outras abas do navegador. É necessário profissionalizar e automatizar os procedimentos rotineiros. 

O seu ERP deve contemplar procedimentos como:

  • Controle e redução da inadimplência;
  • Reajuste de contratos e assinaturas;
  • Contratação simplificada para o seu serviço de forma online;
  • Autoatendimento é uma ferramenta essencial para o relacionamento.

Neste post, a Superlógica quais são as ferramentas para relacionamento com cliente que você precisa observar na hora de contratar um software. Confira!


Você verá neste artigo:




As Ferramentas para relacionamento com cliente que você precisa no seu ERP

Régua de cobrança

A régua de cobrança é a ferramenta mais importante no combate a inadimplência para negócios recorrentes. Principalmente, para quem trabalha com boletos bancários há a necessidade de lembrar seus clientes com certa regularidade sobre as datas de vencimento.

Como você já deve ter experienciado, contatos para resolver pagamentos em atraso podem gerar atritos desnecessários com seus clientes. Além disso enviar os comunicados de forma manual ou por ferramentas de disparo massivo, mas não automatizado, pode se provar muito ineficiente.

Importante: A régua de cobrança também pode ser usada nas cobranças via cartão de crédito. Você pode programar mensagens para caso aconteça alguma falha no processamento, solicitando que o cliente mude seus dados e/ou enviando um boleto da cobrança.

Sem a automatização, você precisará dedicar colaboradores para essa tarefa, sendo que eles poderiam focar no relacionamento com seus clientes. 

O seu software para pagamento recorrente deve se encarregar de fazer todo o trabalho. Basta programar, uma única vez, a periodicidade do envio, o meio de comunicação e a mensagem.

Uma régua efetiva é pensada para prevenir que clientes se tornem inadimplentes. Para isso, devem ser criadas mensagens com diferentes periodicidades, baseadas na data de vencimento da fatura.

O que você precisa saber antes de contratar

  • É possível criar cupons e vincular a vendedores?
  • É possível limitar quantidade de cupons ou data de validade para campanhas?
  • É possível definir desconto máximo por vendedor ou plano?
  • É possível criar cupons com desconto por valor e porcentagens ou por período?
  • É possível estipular parcelamento máximo por plano, no caso de anuais, por exemplo?
  • É possível criar descontos específicos, no mesmo cupom, para adesão e mensalidade?

Reajuste de contratos e mensalidades

Para negócios recorrentes, o seu software deve permitir que os contratos sejam reajustados de forma rápida e simples. É indispensável ter uma política bem definida para esse processo.

A época em que os valores das assinaturas são reajustados com base nos índices de inflação pode render uma boa dor de cabeça. E ela pode aumentar mais ainda se tudo é feito individualmente, cliente por cliente.

Porém, não se deve deixar intimidar e mantê-los com os mesmos valores do ciclo anterior. A falta de atualização terá repercussão na sua receita, pois você terá que arcar com o preço que deveria ser contemplado pela inflação. Você deve sustentar um fluxo de reajuste muito bem definido, em que seu cliente sempre seja notificado antes da cobrança da nova quantia.

Além disso, seu software para pagamentos recorrentes precisa atender a essa demanda: reajustando valores de forma automática com base no índice mais adequado e lembrando-o quando e quais contratos precisam ser reajustados.

O que você precisa saber antes de contratar

  • O software oferece funcionalidade de reajuste?
  • É possível configurar o período de reajuste?
  • É possível configurar taxa e serviços que devem ser reajustados?
  • O sistema avisa quais contratos devem ser reajustados?

Nova call to action

Checkout transparente: Contratação online sem atrito

Uma ferramenta para relacionamento com cliente completa agrega valor antes mesmo do indivíduo entrar na sua base. Mais do que isso, ela deve permitir que você reduza os atritos para que a contratação do seu serviço ocorra com menos obstáculos possíveis. 

Em tempos que as compras online são cada vez mais comuns, é indispensável que, mesmo negócios por assinatura, possuam um checkout em seu site. Assim, o próprio cliente pode fazer a contratação. Isso garante autoatendimento e velocidade nos fechamentos. 

Outra qualidade importante a se considerar na procura por um sistema de gestão é se ele oferece um checkout transparente. Grande parte dos ERPs oferece gateways que encaminham para página de terceiros, o que pode motivar a desistência da assinatura.

Um bom sistema de gestão no entanto, permite que você o incorpore em seu próprio site, sem necessidade de dedicar uma equipe de desenvolvimento. Você ainda pode adicionar um checkout com layout personalizado, para deixar o fechamento com a sua cara.

Checkout transparente é o momento da finalização da compra online. No modelo transparente, o assinante não é encaminhado para página do gateway, ele fecha a assinatura na própria página de vendas da sua empresa.

O que você precisa saber antes de contratar:

  • É possível gerar e integrar facilmente um código em seu site para vender online?
  • Existe uma página ou área na qual o time comercial pode fazer o lançamento das vendas?
  • É possível criar uma página de venda customizada e integrar via API

Autoatendimento: Área do Cliente

Com a evolução das experiências online e via aplicativos, cada vez mais os clientes desejam uma coisa: autonomia. Em geral, eles não querem entrar em contato com seus atendentes sempre que precisam de uma consulta simples e isso pode ser facilmente resolvido com o fornecimento de uma área de autosserviço.

Com uma área do cliente, seus assinantes terão tudo que precisam de maneira rápida e simples. Isso ajuda na fluência das atividades de sua equipe, que não precisam mais se encarregar de tarefas como:

  • Atualizar e enviar segunda via de boletos;
  • Ver faturas em aberto e liquidadas;
  • Ver plano contratado;
  • Alterar dados cadastrais do cliente;
  • Alterar a forma de pagamento;
  • Ver histórico de cobranças e notas fiscais. 

Todas essas atividades serão feitas diretamente pela área do cliente, fornecida pelo seu sistema de gestão e que pode ser incorporada no seu site para facilitar o acesso.

O que você precisa saber antes de contratar

  • O sistema oferece funcionalidade de área do cliente?
  • É possível incorporar área do cliente no site mediante login e senha?
  • É possível checar histórico de cobranças e notas fiscais?
  • É possível visualizar ou até mesmo editar dados cadastrais e forma de pagamento?
  • É possível consultar essas informações via API para ter uma área do cliente personalizada?

→ Quer saber mais sobre as funcionalidades que você precisa avaliar na contratação de um ERP? Clique na imagem abaixo e baixe o eBook “Como escolher seu sistema de gestão de assinaturas”!

Nova call to action

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios e Imobiliárias.

Compartilhar

Comentários

comentarios