XaaS Everything as a Service

XaaS (Everything as a Service): o que é e quais suas vantagens?

Você já ouviu falar em XaaS? Com a intensa transformação digital, as formas de consumo estão constantemente em mudança, migrando cada vez mais para o digital, a exemplo dos diferentes modelos de serviços na nuvem.

Neste artigo, vamos falar mais sobre o que é XaaS e como ele se insere nessa nova realidade. Boa leitura!

O que é XaaS

O XaaS é a sigla para Everything as a Service, ou Tudo como Serviço. Trata-se de um modelo de negócio que utiliza a computação em nuvem para agilizar e otimizar processos. A ideia é que qualquer solução digital pode ser ofertada como um serviço, por conta da tecnologia da cloud computing.

Isso dispensa as empresas de gerirem sua infraestrutura em um ambiente físico e permite a  migração para o digital.

O XaaS engloba plataformas, infraestrutura, softwares e redes como serviço. Agora, confira alguns modelos que compõem o XaaS.

SaaS (Software as a Service)

O SaaS é um modelo de negócio escalável de Software como Serviço e, normalmente, funciona por assinaturas que geram receita recorrente para a empresa. 

Isso traz benefícios também para o usuário, porque o SaaS dispensa a necessidade de instalação de um software no computador. O sistema pode ser acessado diretamente pela internet, em praticamente qualquer dispositivo.

Alguns exemplos de empresas SaaS são:

  • Spotify
  • Resultados Digitais
  • Superlógica
  • Hubspot

Nova call to action

PaaS (Platform as a Service)

O PaaS funciona no modelo Plataforma como Serviço para o desenvolvimento de softwares na nuvem. Ele oferece todo o suporte necessário para as etapas de compilação, implantação e gerenciamento das soluções desenvolvidas. 

O PaaS é ofertado por provedores de computação na nuvem e permite que os fornecedores criem o próprio ambiente online sem a necessidade de infraestrutura presencial.

Exemplos de PaaS são:

  • Heroku
  • Force.com
  • OpenShift
  • Google App Engine

IaaS (Infrastructure as a Service)

O IaaS é definido pela ideia de Infraestrutura como Serviço, funcionando como um data center. Esse modelo opera com gastos previsíveis e melhora a eficiência dos serviços, além de reduzir os custos das operações, já que toda a gestão dos processos é feita à distância.

Além disso, o IaaS permite trabalhar com um grande volume de dados de forma rápida e bastante flexível.

Exemplos de IaaS são:

  • AWS (da Amazon)
  • Linode
  • Microsoft Azure
  • Rackspace
  • Google Compute Engine 
  • Cisco Metacloud

NaaS (Network as a Service)

O NaaS opera no modelo de Rede como Serviço, ou seja, interligando vários serviços de computação em nuvem. Assim, o usuário só precisa ter um equipamento e acesso à internet, sem a necessidade de um hardware próprio.

Algumas funcionalidades do NaaS são:

  • Visibilidade de rede
  • Forwarding Customizado
  • Processamento In-Network

Agora que você já entendeu os principais elementos do XaaS, vamos conferir algumas vantagens desse modelo? Veja no próximo tópico.

Quais as vantagens do XaaS?

Separamos 5 benefícios do XaaS para você entender como esse modelo de negócio pode ser vantajoso para a sua empresa.

1. Aumento de produtividade

Como o XaaS utiliza a computação em nuvem, não é necessário sofrer com hardwares ou instalações, diminuindo a burocracia dos processos e, consequentemente, economizando o tempo da equipe, que pode se dedicar a outras atividades mais produtivas. 

Além disso, como tudo acontece no ambiente online, os profissionais do time podem acessar os sistemas de maneira remota para resolver problemas rapidamente, assim que eles aparecerem.

2. Modernização e inovação

Implementar o modelo XaaS na sua empresa contribui para modernizar processos e acompanhar o fluxo de inovação do mercado.

Com isso, o seu negócio tem uma grande vantagem competitiva no mercado, já que pode oferecer experiências mais fluidas e significativas para os clientes.

3. Redução de custos

No modelo de XaaS não há necessidade de comprar licenças e nem gastar com infraestrutura presencial, que pode ser cara e aumentar a burocracia dos processos.

A manutenção de um ambiente físico também demanda um grande volume de investimento, o que não acontece no caso do espaço em nuvem.

4. Lucratividade

O XaaS agiliza processos e aumenta a produtividade do time, como vimos.

Com operações otimizadas e redução de custos, esse modelo pode aumentar consideravelmente a margem de lucro da empresa, que não tem que gastar com manutenção de servidores, por exemplo.

5. Segurança

O XaaS trabalha com um alto volume de dados e, por isso, as empresas podem ficar na dúvida sobre a proteção das informações.

O que acontece é que os principais desenvolvedores trabalham com criptografia e as melhores práticas de segurança de dados, evitando fraudes e vazamentos.

Quer conhecer uma plataforma eficiente para fazer todo o processo de gestão da sua empresa de forma ágil? Então saiba mais sobre a Superlógica!



Sobre a Superlógica

Superlógica desenvolve o melhor e mais completo software de gestão para negócios recorrentes, como empresas SaaS e as demais que cobram por mensalidades e assinaturas. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e AssinaturasCondomínios e Imobiliárias.

Compartilhar

Comentários

comentarios