Métricas SaaS: inteligência na gestão do negócio recorrente

Por: André Magalhães3 Minutos de leituraEm 10/05/2021Atualizado em 27/07/2022

O que você sabe sobre métricas SaaS? Elas são parte importante de uma estratégia de negócios focados em assinaturas. Com as métricas, é possível analisar todas as frentes da sua empresa e criar uma cultura de melhoria constante

No post de hoje, vamos ver como funciona o modelo de negócio por assinatura, o que são métricas SaaS e quais os principais indicadores para a sua empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Siga a leitura!

Como funciona o modelo de negócio SaaS?

SaaS é a sigla para Software as a Service (software como serviço, em tradução livre). É um modelo de negócio em que uma empresa desenvolvedora concede o acesso a um software hospedado na nuvem por meio de uma assinatura mensal.

Um exemplo bastante conhecido desse tipo de empresa é a Netflix, em que o cliente paga um valor fixo mensal para ter acesso à plataforma de streaming que reproduz séries e filmes.

Nesse modelo, a fidelização de clientes é o grande objetivo e a grande vantagem, pois o mesmo usuário gera uma receita recorrente para a empresa.

Por isso, um dos focos de empresas de SaaS é a experiência e a satisfação dos consumidores, para evitar uma alta taxa de cancelamento de assinatura. 

Aliás, esse é um dos mais importantes índices a serem considerados dentro de um modelo SaaS. A seguir, vamos falar mais sobre o que são métricas SaaS e quais implementar no seu negócio.



O que são métricas SaaS?

As métricas SaaS são indicadores de performance das estratégias adotadas em um modelo de negócio por assinatura. Normalmente, elas relacionam dois números, como receita mensal e quantidade de clientes, por exemplo.

Esses indicadores são ideais para monitorar a eficiência das suas estratégias e gerar insights para novas ações. Além disso, as métricas SaaS são utilizadas para identificar gargalos nos seus processos e estabelecer metas com base nos resultados obtidos.

Conheça as principais métricas de empresas SaaS

Agora que você já sabe o que são as métricas SaaS, vamos ver quais são os principais indicadores para acompanhar o desenvolvimento do seu negócio. Confira!

MRR

O MRR é uma métrica bastante conhecida dos modelos por assinatura. A sigla corresponde a Monthly Recurring Revenue (o mesmo que receita mensal recorrente). Ela indica qual o valor total que a sua empresa recebe por mês pelas assinaturas que oferece.

O MRR é uma valiosa métrica para a gestão financeira do negócio e permite uma análise detalhada do progresso da sua empresa ao longo do ano.

Ticket médio

O ticket médio é, como o nome indica, o valor médio pago pelos seus serviços por cliente. Ele é calculado dividindo o seu MRR pelo número de assinaturas mensais.

Com essa métrica, é possível avaliar sua performance de vendas, assim como identificar oportunidades de melhoria no seu serviço ou incrementar as vendas com ações de cross e up sell.

Lifetime value

O lifetime value é a métrica que indica o valor do tempo de vida do cliente. Ou seja, qual a receita média que os clientes geram durante o tempo que assinam o serviço.

Esse indicador tem um papel importante para o planejamento financeiro e a projeção de vendas da empresa.

Churn rate

O índice de churn corresponde a taxa de cancelamento de assinaturas no período considerado. Ele é um importante indicativo para as empresas entenderem o comportamento e as motivações dos seus clientes. 

Um alto nível de churn indica que algo no seu serviço não está agradando os usuários e os motivos devem ser investigados. A vantagem de saber essa taxa é poder agir rapidamente sobre ela e até reverter um churn, caso o problema seja identificado e resolvido.

CAC

O CAC (Customer Acquisition Cost) é uma das mais importantes métricas SaaS. Ela representa o custo de aquisição por cliente. Ou seja, quanto a sua empresa investe de dinheiro para conquistar um novo cliente.

Um CAC elevado pode indicar a necessidade de mudanças nas estratégias de atração e aquisição de clientes. Controlando essa métrica periodicamente, é possível verificar se as ações da sua empresa estão sendo efetivas para diminuir o CAC ou não.

Agora que você já sabe quais são as principais métricas SaaS, que tal aproveitar uma oportunidade incrível para aprender mais sobre o assunto? Confira no próximo tópico.

Curso de Gestão de Métricas Financeiras

Para ajudar na gestão da sua empresa de SaaS, a Superlógica desenvolveu o Curso de gestão de métricas financeiras.

Com esse conteúdo gratuito, você vai aprender a definir, controlar e interpretar os indicadores mais importantes para o seu negócio.

O curso consiste em 5 aulas por e-mail, enviadas ao longo de 5 dias. Você vai aprender mais sobre MRR, ARR, Growth rate, CAC e muitas outras métricas!

Saiba mais sobre o curso e inscreva-se!

Nova call to action

Sobre a Superlógica

Superlógica desenvolve o melhor e mais completo software de gestão para negócios recorrentes, como empresas SaaS e as demais que cobram por mensalidades e assinaturas. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e AssinaturasCondomínios e Imobiliárias.

Leitura Recomendada