O que procurar em uma plataforma de gestão de assinaturas?

Por: André Magalhães2 Minutos de leituraEm 01/04/2021Atualizado em 09/05/2022

Antes de entrar nas minúcias técnicas de cada opção que você encontra no mercado, é preciso mirar no essencial. Para que serve uma plataforma de gestão de assinaturas? O que você espera dele?

A ideia é que a plataforma simplifique a gestão de seu negócio e aumente a produtividade — sem que isso resulte em um grande aumento nos custos administrativos e no pagamento de taxas enormes sobre a receita.

A partir daí, entendemos que um software gerenciador de assinaturas precisa:

  1. Ter recursos que automatizam processos
  2. Ter boa usabilidade
  3. Oferecer taxas e condições competitivas


Fique de olho nas seguintes características da plataforma de assinaturas

A seguir, explicamos melhor cada um dos itens listados acima.

1. Recursos

O ponto central da adoção de um sistema de gestão de assinaturas é que ele conte com soluções tecnológicas que simplificam e automatizam o trabalho em um negócio recorrente.

Por exemplo, a régua e cobrança, em que são configurados envios de e-mails e SMS automáticos com os boletos de pagamento (ou segunda via em caso de inadimplência) ou confirmação de pagamento via cartão de crédito.

Outros recursos importantes são:

  • Emissão automática de notas fiscais
  • Painel com métricas e emissão de relatórios
  • Gestão de contratos
  • Ferramenta para a criação e gestão de grade de planos
  • Ambiente para autoatendimento do cliente
  • Suspensão automática de planos

2. Usabilidade

Quanto mais completo é o sistema, mais importante é o trabalho dos designers de experiência do usuário.

Eles são responsáveis por garantir que o software seja intuitivo, ou seja, facilmente utilizado mesmo por quem nunca mexeu na ferramenta antes.

É claro que bons canais de treinamento e suporte também são importantes. Mas melhor ainda quando o cliente aprende a usar o sistema rapidamente por conta própria.

3. Condições de preço

Quanto ao investimento que a empresa faz com um sistema de gestão de assinatura, geralmente é também uma assinatura, um pagamento mensal para utilizar o software como serviço (SaaS).

Esse valor costuma se pagar só pelo aumento na eficiência do negócio e a possibilidade de escalar (crescer de forma rápida sem precisar aumentar a estrutura).

Mas aqui apresentamos uma vantagem extra, um diferencial que você encontra ao assinar a Superlógica Assinaturas e optar pela utilização da nossa conta digital: nós conseguimos trabalhar com as tarifas mais competitivas do mercado, tanto para boleto quanto para cartão de crédito, o que representa uma grande economia à longo prazo.

Conclusão

Leve todos esses aspectos em consideração ao escolher uma plataforma de gestão de assinaturas. Ela precisa ter um bom número de recursos que vão facilitar seu dia a dia, ser intuitivo e fácil de usar e oferecer condições que não diminuam sua margem de lucro.

Convidamos você a conhecer a nossa solução para negócios recorrentes, a Superlógica Assinaturas, que tem todas as características necessárias para alavancar a sua empresa.

Nova call to action

Sobre a Superlógica

Superlógica desenvolve o melhor e mais completo software de gestão para negócios recorrentes, como empresas SaaS e as demais que cobram por mensalidades e assinaturas. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e AssinaturasCondomínios e Imobiliárias.

Leitura Recomendada