SaaS (Software as a Service): o que é e quais suas vantagens

Por: André Magalhães3 Minutos de leituraEm 25/06/2021Atualizado em 09/05/2022

Você certamente já utilizou alguma solução de uma empresa de SaaS. Mas você sabe o que essas quatro letras significam?

Esse modelo revolucionou as relações de consumo e trouxe diversas vantagens para os negócios que operam com ele.

Neste artigo, vamos ver o que é SaaS e quais os seus benefícios para clientes e empresas. Continue lendo para saber mais!

O que é SaaS?

SaaS é a sigla para Software as a Service, ou Software como Serviço. Basicamente, esse é um software que é comercializado com um modelo de negócio por assinatura e armazena todas as informações do sistema em nuvem, dispensando a instalação no computador do usuário. 

Em 1999, a Salesforce lançou o primeiro CRM (uma espécie de sistema de gestão de relacionamento com o cliente) dentro desse modelo.

A partir de então, desde o início do século 21, o número de empresas SaaS cresceu no Vale do Silício (Califórnia, EUA), popularizando o modelo, que já está presente em diversos países, incluindo o Brasil.

Você certamente conhece muitas empresas SaaS, mas talvez não saiba que elas operam nesse modelo. A seguir, confira alguns exemplos brasileiros e internacionais.

Exemplos de SaaS

O modelo SaaS pode ser utilizado por negócios de diversos segmentos, como entretenimento, marketing, gestão, artes, saúde e finanças.

Algumas das empresas SaaS mais populares no mundo são:

  • Netflix
  • Zendesk
  • Hubspot
  • Slack
  • Dropbox
  • Spotify

Já no Brasil, o modelo também conquistou empreendedores. Entre as empresas SaaS brasileiras mais conhecidas, estão:

  • Conta Azul
  • Resultados Digitais
  • Contabilizei
  • Arquivei
  • Teravoz
  • Superlógica

Você conhece alguma delas? Se você quer saber mais sobre essas empresas e entender sobre SaaS, vale a pena procurar mais sobre a história e os resultados surpreendentes de cada uma delas.

Mas agora, vamos ver quais as principais diferenças entre um software SaaS e um sistema tradicional. Veja no próximo tópico!

Nova call to action

Qual a diferença entre um software SaaS e um tradicional?

Uma das principais diferenças entre um software tradicional e uma plataforma SaaS é que a primeira funciona a partir da compra de uma licença e instalação nos servidores da empresa compradora — já a segunda, como vimos, trabalha com modelos de assinatura (com pagamentos mensais) e hospedagem em nuvem.

Esse modelo também funciona a partir de atualizações constantes, que acompanham tanto as inovações do mercado de tecnologia quanto as diferentes necessidades dos consumidores.

Já nos softwares tradicionais, as atualizações se aplicam a cada sistema individualmente, não havendo manutenção em escala, como no caso do SaaS.

Assim como a manutenção, o aumento na infraestrutura também é escalável com um SaaS: o cliente só precisa fazer um upgrade de plano, enquanto no modelo tradicional ele teria que investir em novos servidores.

Empresas de SaaS também contam com um modelo mais escalável de negócios na comparação com os desenvolvedores de softwares licenciados.

Além disso, o software SaaS oferece um suporte mais preparado e com menos burocracia para atender aos clientes.

Quais as vantagens do modelo SaaS?

O modelo SaaS traz benefícios tanto para os usuários que utilizam os softwares para resolverem suas dores quanto para as empresas desenvolvedoras das soluções. A seguir, confira as vantagens em cada um desses casos.

Vantagens do modelo SaaS para o usuário

A facilidade de implementação dos softwares é uma das grandes vantagens do SaaS para os usuários.

Não é necessário instalar nenhum programa no computador e o usuário ainda pode acessar o sistema de qualquer lugar e em qualquer momento, trazendo grande flexibilidade para a utilização dos softwares.

Além disso, empresas SaaS costumam focar seus esforços em um suporte eficiente e que realmente resolva as dúvidas ou problemas dos usuários. Com isso, os clientes contam com um serviço diferenciado e que resolve suas questões com rapidez.

Vantagens do modelo SaaS para a empresa desenvolvedora

O modelo SaaS para empresas traz inúmeros benefícios, como receita recorrente por conta das assinaturas, que garantem o faturamento mensal e previsibilidade de caixa

Além disso, como os negócios SaaS trabalham com otimização constante dos seus produtos, as empresas buscam fortalecer seu relacionamento com o cliente para sempre receber feedbacks que são utilizados em um processo de melhoria contínua das soluções.

Criando produtos focados no cliente, as empresas de SaaS melhoram o nível de satisfação dos usuários, criando um ambiente favorável para a recomendação e o marketing boca a boca, atraindo mais clientes para o negócio.

Soluções e processos centrados no usuário também contribuem para a fidelização de consumidores, aumentando ainda mais a receita do negócio a partir de estratégias de cross e up-sell com esses clientes.

Quer otimizar os resultados da sua empresa de SaaS? Então, conheça a Superlógica, plataforma digital para gestão de SaaS para automatizar processos e otimizar a área financeira do seu negócio.



Sobre a Superlógica

Superlógica desenvolve o melhor e mais completo software de gestão para negócios recorrentes, como empresas SaaS e as demais que cobram por mensalidades e assinaturas. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e AssinaturasCondomínios e Imobiliárias.

Leitura Recomendada