O que é ICP e quais as vantagens para o seu negócio?

Por: André Magalhães3 Minutos de leituraEm 01/04/2021Atualizado em 09/05/2022

Você já ouviu falar em ICP? Essa é a sigla para Ideal Customer Profile, um conceito bastante importante para a área de marketing e vendas do seu negócio. 

No post de hoje, vamos explicar melhor o significado do ICP e quais as vantagens de aplicá-lo nas suas estratégias. Confira a seguir!

O que é ICP?

O ICP corresponde ao perfil de cliente ideal para a sua solução. O Ideal Customer Profile é definido por algumas características que indicam o tipo de consumidor mais alinhado com a oferta do seu negócio. 

Isso significa que os seus produtos ou serviços resolvem as dores que esse perfil de cliente têm.

Assim, o ICP oferece um norte para entender o tipo de consumidor que mais traz retornos para a empresa e que tem maiores chances de estabelecer um relacionamento duradouro com a sua marca

Os elementos que caracterizam o ICP podem ser vários, como o tamanho da empresa, setor em que atua e grau de maturidade do negócio (se seus clientes são outras empresas); ou localização, profissão, idade e renda (no caso de clientes pessoa física).

Na prática, o Ideal Customer Profile funciona como uma espécie de resumo do tipo de cliente que você quer conquistar. 

Comparado ao público-alvo, o ICP é mais específico, mas em relação à buyer persona, ele é mais abrangente, já que esta última envolve a personificação de um consumidor, com nome, idade e desejos individuais. 

O ICP deve ser utilizado pelos times de marketing e vendas para atrair mais clientes para o negócio. Para alcançar melhores resultados, as estratégias de prospecção e fidelização devem ser pensadas tendo em vista esse perfil de cliente ideal.

Agora que você já sabe o que é ICP, que tal conferir quais as vantagens de implementar esse conceito na sua empresa? Descubra no próximo tópico.

Vantagens de identificar e aplicar o ICP

Saber o Ideal Customer Profile é um passo bastante importante para tomar decisões na sua empresa. Quer saber o motivo? Separamos 4 benefícios do ICP para você entender a importância de adotá-lo no seu negócio. Confira!

Menor tempo de negociação

Uma vez que você sabe qual o ICP da sua empresa, consegue construir estratégias de prospecção mais objetivas, que focam em um determinado perfil de cliente. 

Assim, o time de vendas não perde tempo com os prospects que não estão alinhados com a proposta do seu negócio, focando naqueles consumidores com maiores chances de fechar uma venda. 

Isso significa um menor tempo de negociação e um consequente aumento da produtividade do time, que pode dedicar mais tempo em busca de clientes alinhados ao seu ICP

Menor % de churn

Aplicar estratégias de marketing e vendas de acordo com o Ideal Customer Profile do seu negócio significa entender as dores dos clientes e agir com o objetivo de resolver esses problemas.

Assim, a satisfação do consumidor com o seu serviço ou produto aumenta. Consequentemente, o índice de churn do negócio diminui. 

Afinal, se o consumidor tem as suas expectativas atendidas, ele não tem motivos para cancelar as assinaturas e nem deixar de comprar outros produtos com você. 

Aumento de vendas

Conhecendo bem o seu ICP, você pode promover ofertas mais adequadas para o perfil de cliente desejado. Isso aumenta consideravelmente as suas chances de venda. Afinal,  você oferece produtos alinhados às necessidades do consumidor. 

Além disso, conhecer o ICP ajuda também a vender mais para um mesmo cliente, com estratégias de cross e upsell

Ou seja, o consumidor compra outros produtos da sua empresa para complementar a solução que ele já tem, dependendo das necessidades que vão aparecendo ao longo do tempo. 

Sabendo a etapa da jornada em que o consumidor está, você pode oferecer produtos ou serviços que ajudem o cliente de acordo com os desafios enfrentados naquele momento. 

Redução de custos 

Como vimos, saber o seu Ideal Customer Profile ajuda na fidelização de consumidores, o que por si só já fortalece o relacionamento com o cliente e reduz os custos do negócio. Afinal, atrair um novo cliente é mais caro do que manter um já existente. 

Além disso, utilizar o ICP no marketing evita gastos com campanhas que não trazem resultados. 

Campanhas focadas em um público específico e já validado aumentam as chances de trazer o retorno esperado. Assim, é possível recuperar o dinheiro gasto e ainda obter lucro com as novas vendas.

Agora que você já sabe da importância do ICP para as vendas, já está pensando em implementá-lo no seu negócio?

Para mais conteúdos como este, continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima.

Nova call to action

Sobre a Superlógica

Superlógica desenvolve o melhor e mais completo software de gestão para negócios recorrentes, como empresas SaaS e as demais que cobram por mensalidades e assinaturas. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e AssinaturasCondomínios e Imobiliárias.

Leitura Recomendada