6 estratégias de marketing imobiliário para atrair e fidelizar clientes

Marketing imobiliário: 6 estratégias para atrair e fidelizar clientes

Boas estratégias de marketing imobiliário no ambiente digital são tão importantes quanto um bom time de corretores, pois elas ajudam a atrair e fidelizar clientes.

A seguir, apresentamos estratégias de comunicação que ampliam a presença e a relevância de sua empresa no universo digital.

Marketing imobiliário é cada vez mais digital

O objetivo do marketing imobiliário não é somente atrair clientes, mas fidelizá-los e, com isso, reforçar a marca. Nesse caso, ter uma uma boa estratégia de comunicação digital em todas as etapas dos processos de venda e pós-venda é fundamental.

Há uma série de canais de divulgação, opções de produção de conteúdo e metodologias de análise do impacto da estratégia de marketing adotada. Tudo isso torna o investimento do marketing imobiliário digital mais embasado que as alternativas de mídias offline.

Estratégias de marketing para imobiliárias

Marketing imobiliário é muito mais que uma conta nas redes sociais ou um site da empresa. Apresentamos, a seguir, algumas ferramentas de comunicação digital que podem ser úteis para sua imobiliária e suas especificidades.

Redes sociais

É essencial marcar presença nesse tipo de canal, um espaço que os clientes frequentam. A particularidade é que as redes sociais demandam uma comunicação mais horizontal com o público. Isso significa estar, em certo sentido, na mesma sintonia das pessoas, para gerar curiosidade, interação e engajamento.

E-mail marketing

Muitos podem achar o e-mail marketing algo fora de moda e ineficiente. Porém, quando usado de maneira inteligente, este recurso pode trazer resultados surpreendentes para a sua empresa.

Com as ferramentas de automação, pode-se segmentar o envio de conteúdo de maneira personalizada, automática e escalável. A régua de relacionamento cumpre a função de automatizar as respostas de acordo com o comportamento dos usuários, enviando e-mails focados em suas necessidades.

PIX

Vídeo marketing

No ramo imobiliário, apostar em produções audiovisuais é sempre uma ótima sacada. Isso porque os vídeos marketing dão uma dimensão muito melhor dos imóveis que as fotos.

De acordo com uma pesquisa do Google, o crescimento do consumo de vídeos online no Brasil foi de 135% entre 2014 e 2018. Além disso, o vídeo marketing é muito importante para a decisão final de compra, o que é ótimo para ações de marketing de fundo de funil.  

Marketing de conteúdo

Sua premissa é produzir conteúdo para atrair interessados, tirando suas dúvidas e auxiliando-os na decisão final de compra. Dentro do marketing de conteúdo, há duas estratégias complementares: SEO e Inbound Marketing.

SEO é uma série de táticas e técnicas de produção de conteúdo que visam posicionar melhor seu site nas páginas de resultado do Google e outros buscadores. Assim, o site obtém tráfego orgânico, ou seja, aquele que chega sem que você precise investir em anúncios.

Inbound Marketing é um conjunto de ações que têm como objetivo principal atrair leads, (contatos interessados no negócio, que podem ou não se converter em clientes). O inbound envolve tanto o tráfego orgânico quanto anúncios para atrair interessados.

Mídia paga / de performance

As campanhas de mídia paga ou mídia de performance são aquelas cujos anúncios são pagos de acordo com o resultado obtido. As campanhas podem ser criadas em diferentes plataformas e visam aumentar a exposição da marca, atrair clientes e concluir vendas.

A principal característica da mídia de performance é o fato de que só paga pelo resultado obtido. Isto é, em uma campanha de cliques, por exemplo, a empresa contratante só paga quando o usuário acessa o link anunciado.

Há opções de Custo por Clique (CPC), como no exemplo acima; Custo por Mil (CPM), em que se paga por mil visualizações do anúncio; ou o Custo por Aquisição (CPA), em que se paga por uma ação feita, como um download ou uma compra.

O trabalho, porém, não encerra no clique. É preciso avaliar as métricas, refinar o público-alvo e avançar em outras estratégias de comunicação digital para converter internautas em clientes e cliques em compras.

Pós-venda

Tão importante quanto conquistar um cliente é fidelizá-lo. Nesse sentido, manter uma relação de proximidade com os clientes mesmo após a compra ou contratação de um serviço é fundamental no marketing imobiliário.

A personalização do atendimento ao cliente é um fator relevante no pós-venda. Além de criar uma relação de maior proximidade, torna a marca mais consistente no mercado. As ferramentas de CRM permitem executar essa estratégia com maior eficiência.

Conclusão

Em um momento de retração econômica, as decisões sobre investimentos no mercado imobiliário e compra de imóveis tendem a ser mais cautelosas. Então, investir no público-alvo correto e nas estratégias certas pode se tornar um grande diferencial.

O que nós apresentamos neste texto ajuda a dimensionar a complexidade do trabalho de marketing imobiliário. O investimento, no entanto, serve para posicionar qualquer empresa do ramo de forma relevante no ambiente digital.

 





Compartilhar

Comentários

comentarios