As principais dores dos gestores SaaS

Entenda as principais dores dos gestores de empresas SaaS

As empresas de SaaS são negócios que operam no modelo de negócio por assinatura, comercializando o software como serviço (software as a service, daí a sigla SaaS).

Este modelo traz ótimas vantagens, sendo a principal delas a recorrência nas receitas, já que um mesmo cliente fidelizado paga todo mês sua assinatura.

Mas também há desafios. Neste artigo, vamos apresentar 5 das maiores dores que as empresas SaaS enfrentam e quais as soluções para cada uma delas. Boa leitura!

1. Desorganização dos processos

Processos desorganizados podem atrapalhar todas as etapas da gestão de uma empresa SaaS. A rotina corrida dos gestores exige processos bem controlados e organizados para evitar erros e perda de recursos.

Nesse cenário, empresas que ainda utilizam planilhas para gestão ou contam com sistemas não integrados uns aos outros comprometem seus resultados.

Ao contar com uma plataforma de gerenciamento de assinaturas, as empresas de SaaS podem integrar diferentes softwares e construir um sistema robusto que apoie todas as frentes do negócio.

Além disso, uma plataforma de gestão permite substituir as planilhas com muita agilidade e eficiência, evitando a duplicação de informações relevantes e garantindo a segurança dos dados armazenados. 

2. Falta de controle sobre os resultados

A falta de controle sobre os resultados impede os gestores das empresas de SaaS de terem uma visão clara e ampla sobre o negócio, o que é um obstáculo para criar estratégias e desenvolver planos de ação realmente eficazes.

Uma plataforma de gestão pode ajudar a resolver esse problema, porque ela conta com métricas importantes para o monitoramento dos seus processos.

Tendo acesso facilitado aos resultados, os gestores conseguem identificar gargalos e oportunidades de melhoria.

Assim, eles podem estabelecer metas e fazer um acompanhamento preciso dos indicadores para resolver problemas de forma mais rápida. 

Além disso, um software permite emitir relatórios com os dados do seu negócio, trazendo transparência para os seus processos.

Nova call to action

3. Reuniões longas e mal planejadas

Qual gestor de SaaS nunca sofreu com reuniões longas e pouco objetivas que só tomam o tempo da equipe e não resolvem efetivamente os problemas?

Para resolver essa questão, empresas SaaS com ótimos resultados costumam adotar metodologias ágeis para o gerenciamento de projetos, trocando as reuniões longas por encontros curtos, como é o caso do Scrum.

Além disso, um software de gestão também pode contribuir para enriquecer e agilizar as reuniões, por conta dos dashboards integrados que facilitam a visualização de dados, assim como os relatórios personalizados.

Com informações retiradas desses documentos, os gestores têm mais ferramentas para guiar as equipes, estabelecendo planos de ação e os próximos passos a serem seguidos.

4. Ineficiência dos processos

A ineficiência dos processos em uma empresa SaaS pode gerar inúmeros problemas, como maior burocracia, atendimento ruim, insatisfação dos clientes e aumento da inadimplência por falta de controle financeiro.

Com um software de gestão de assinaturas, você otimiza o controle dos processos, tornando todo o trabalho mais ágil e eficiente.

O sistema traz automações para facilitar o gerenciamento dos planos, das campanhas promocionais e das atividades do seu fluxo de caixa.

5. Falta de monitoramento da produtividade

Uma das grandes dores dos gestores de empresas SaaS é não conseguir monitorar o desempenho da equipe. Assim, não é possível saber qual profissional está produzindo mais e quais os gargalos de performance.

Uma plataforma de gestão pode ajudar nesse aspecto, porque otimiza a comunicação interna para a equipe resolver problemas rapidamente.

Além disso, com as automações do sistema, é possível delegar tarefas automaticamente, economizando o tempo da equipe e contribuindo para cada um entender melhor qual o seu papel no time.

Superlógica Assinaturas é o remédio

Para garantir agilidade e eficiência dos processos das empresas SaaS, uma plataforma especializada em gestão de assinaturas pode ser muito eficiente. 

A Superlógica cumpre esse papel, oferecendo automações que melhoram a produtividade do time e o gerenciamento de todas as operações.

Com o sistema, o processo de escalabilidade das empresas SaaS é facilitado, assim como a gestão financeira do negócio e o controle dos contratos.

Além disso, você pode integrar a plataforma aos sistemas que você já utiliza para o gerenciamento de processos, deixando o fluxo de informações mais ágil e fortalecendo a comunicação interna.

Assim, é possível oferecer um serviço de melhor qualidade para os clientes, aumentar o nível de satisfação que eles têm com o seu negócio e a credibilidade da sua empresa.

Então, que tal saber mais sobre a Superlógica Assinaturas? Descubra uma plataforma que vai transformar seus processos e facilitar a gestão de contratos na sua empresa!



Sobre a Superlógica

Superlógica desenvolve o melhor e mais completo software de gestão para negócios recorrentes, como empresas SaaS e as demais que cobram por mensalidades e assinaturas. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e AssinaturasCondomínios e Imobiliárias.

Compartilhar

Comentários

comentarios