Como aumentar o lucro da imobiliária com uma plataforma digital

Por: Jessica Moraes3 Minutos de leituraEm 16/06/2021Atualizado em 16/03/2022

Antigamente, boa parte das imobiliárias ainda utilizava um processo totalmente manual para realizar sua gestão. Por conta disso, consumia-se muito tempo e esforços em tarefas burocráticas e morosas, o que limitava os lucros do negócio.

Com a transformação digital, no entanto, esse cenário mudou e surgiram soluções completas, simples e intuitivas para automatizar desde as etapas de vistoria até a gestão financeira das imobiliárias.

Apesar de oferecerem inúmeras possibilidades, muitos gestores ainda não aderiram a esse tipo de tecnologia e têm dúvidas sobre como as plataformas digitais podem impactar positivamente o negócio.

Para ajudar você a esclarecer essas dúvidas, explicamos melhor o que são essas soluções tecnológicas e quais vantagens elas trazem para o mercado imobiliário. Tem interesse no assunto? Então continue a leitura.

O que é uma plataforma digital?

As plataformas são ambientes digitais que utilizam a tecnologia para dar suporte à execução de tarefas e para otimizar os processos de gestão de negócios. Esse tipo de tecnologia pode ser acessado de qualquer lugar e armazena as informações na nuvem.

Existem diferentes tipos de plataformas, que são desenvolvidas para os mais variados nichos de negócio. No caso das imobiliárias, as plataformas digitais surgem como uma solução para a gestão de contratos, gestão financeira e vistorias, entre outras funções que auxiliam na rotina diária dos profissionais. 

Como uma plataforma digital pode melhorar os resultados da sua imobiliária?

Uma plataforma imobiliária pode trazer várias vantagens para o negócio, otimizando processos e permitindo uma gestão mais eficiente e livre de erros. A seguir, vamos explicar melhor cada um dos benefícios de implementá-la.

Aumentam a produtividade

O auxílio de uma plataforma de gestão imobiliária ajuda a otimizar processos burocráticos e a organizar informações. Dessa forma, a rotina de trabalho dos colaboradores se torna mais leve e produtiva, garantindo a eficiência das atividades e o aumento do lucro.

Com a automatização de processos manuais, a equipe também fica livre da sobrecarga de trabalho, que muitas vezes acaba gerando desmotivação e aumentando a rotatividade dos colaboradores.

Reduz custos

Uma plataforma de gestão imobiliária também é a melhor opção para reduzir custos desnecessários, como espaço para armazenamento de arquivos, cartuchos e folhas para impressão, e até os gastos de locomoção para uma simples assinatura de documentos.

Além disso, com todas as informações na nuvem, a imobiliária conseguirá realizar uma gestão de contratos completa, tendo um maior controle financeiro e acompanhando de perto os inadimplentes por meio de um CRM de cobrança.

Otimiza o tempo

Os processos manuais são verdadeiros ladrões de tempo nas imobiliárias. Sem o auxílio de uma plataforma de gestão, os colaboradores precisam correr de um lado para o outro realizando tarefas burocráticas e lentas.

Com a implementação da tecnologia, no entanto, é possível reduzir significativamente esse desperdício de tempo.

Isso porque muitas das tarefas passam a ser executadas pela inteligência artificial, deixando os colaboradores livres para realizar uma melhor gestão de tempo e focar no atendimento ao cliente.

Diminui as falhas e traz mais segurança

Diferentemente de uma gestão financeira realizada manualmente por meio de planilhas, as plataformas digitais oferecem muito mais segurança e assertividade.

Automatizando tarefas, você fica praticamente livre de erros humanos que podem acabar impactando os números negativamente.

Além disso, esse tipo de sistema traz mais segurança para as informações, já que o banco de dados é criptografado e todos os acessos são rastreáveis.

Centraliza informações

Por fim, uma das principais vantagens de optar por um sistema para gestão imobiliária é a centralização de informações.

Com a plataforma digital, todas as informações são reunidas em uma mesma interface, o que permite que você consulte, adicione, atualize e exclua dados de uma forma mais prática e rápida.

Também é possível consultar inadimplentes e manter um registro de todos os contatos e negociações, o que torna a equipe mais alinhada e coordenada e o atendimento ao consumidor mais ágil e eficiente.

Promova a transformação digital na sua imobiliária

Como vimos, apostar em uma imobiliária digital é a melhor forma de otimizar processos, aumentar o lucro e melhorar os serviços oferecidos, possibilitando aos seus colaboradores mais produtividade e foco no atendimento.

Antes de partir para uma transformação digital, é importante buscar por uma plataforma completa, prática e intuitiva, que integre diversas possibilidades e otimize a gestão da imobiliária como um todo.

Quer entender melhor como esse tipo de solução pode ajudar o seu negócio na prática? Baixe gratuitamente nosso guia do sistema para imobiliária. E aproveita também para manter-se informado sobre as principais novidades do mercado imobiliário. Assine nossa newsletter:

 



Leitura Recomendada