Coronavírus no mercado imobiliário: a importância de ter um sistema online

Por: Bruna Said3 Minutos de leituraEm 16/03/2020Atualizado em 28/03/2022

No dia 11 de março, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou pandemia do novo coronavírus, o COVID-19. Já foram milhares de casos registrados ao redor do mundo, o que levou muitas empresas a seguirem as orientações de prevenção e começarem a praticar home office (trabalho em casa), pelo bem-estar de todos os colaboradores. Agora, quando o assunto é coronavírus no mercado imobiliário, a pergunta que fica é, será que sua imobiliária tem estrutura para que todos trabalhem remotamente?

Impactos do coronavírus no mercado imobiliário

Os impactos do coronavírus no mercado imobiliário já começaram a afetar o setor em todo o mundo, principalmente em Portugal e China, que teve uma queda de 34,7% na venda de imóveis este bimestre e a tendência é que o setor no Brasil seja impactado também. 

Mas nem tudo está perdido. Se você é uma imobiliária tecnológica, consegue minimizar os impactos garantindo a produtividade de seus colaboradores e qualidade do trabalho entregue, de onde estiverem. Confira como: 

Imobiliárias tecnológicas garantem a produtividade no home office

É em momentos como esse, de amenizar as consequências do coronavírus no mercado imobiliário, que as imobiliárias começam a repensar a maneira como trabalham. Será que a infraestrutura que possuem é flexível o suficiente para casos como este de pandemia e, consequentemente não ter prejuízos? 

É agora que a maioria delas começa a perceber que empresas que possuem um mindset flexível às mudanças e usam o que há de melhor em tecnologia, saem na frente.

Sistema online para imobiliárias 

Se sua imobiliária ainda usa sistemas de gestão de desktop, provavelmente terá a produtividade afetada durante o trabalho remoto. Isso porque ele não pode ser acessado fora da empresa, tal como informações importantes para a gestão administrativa e financeira dos imóveis e da própria imobiliária. 

Por isso, ter um sistema de gestão online é a melhor alternativa, principalmente em casos de urgência como este do COVID-19, já que os colaboradores conseguem manter a produtividade e a qualidade do trabalho acessando ao sistema remotamente. 

Aplicativo imobiliário

Para ajudar a reduzir os impactos do  coronavírus no mercado imobiliário, além da produtividade, é preciso pensar na experiência dos seus clientes. Mesmo com a pandemia, a vida continua e os problemas nos imóveis podem surgir. Ter aplicativos de relacionamento entre locatários, proprietários e imobiliárias, por exemplo, é uma maneira eficiente de garantir que todos sejam atendidos. 

Imagina se sua imobiliária só trabalha com telefone fixo e todos têm que trabalhar de home office, como os clientes entram em contato? Por e-mail? Se você não está acostumado a receber contato por este canal, como irá administrar e responder a todos em uma demanda maior concentrada toda na sua caixa de entrada? Fora aqueles que preferem ir pessoalmente. 

https://www.superlogica.com/imobiliarias/vistoriador-aplicativo-de-vistoria-de-imoveis/?utm_source=blog-superlogica&utm_medium=Imobiliarias&utm_campaign=banner-insidepost

No caso dos aplicativos, os clientes conseguem conversar com você via celular e todos conseguem ser atendidos mesmo que trabalhando remotamente, o que afeta em 0% da experiência do cliente. 

Além disso, alguns deles, como é o caso do Owli App, oferecem a assinatura eletrônica, fazendo com que os envolvidos em processos de locação não tenham que ir ao cartório nem à imobiliária, permitindo que tudo seja feito de maneira remota e segura. 

É em situações emergenciais você consegue entender se está realmente preparado para todos os tipos de crise, como é o caso das consequências do coronavírus no mercado imobiliário. Por isso, reavalie seu mindset e use todos os recursos possíveis para que os impactos dessa pandemia ou de qualquer outra que afete o mundo sejam os menores possíveis. 

Garanta a produtividade da sua equipe, a qualidade do resultado e a experiência do cliente, de qualquer lugar e em qualquer crise. Só assim você saberá que está pronto para qualquer coisa. 

 

Leitura Recomendada