Como organizar uma imobiliária: aprenda com 5 dicas

Por: Jessica Moraes3 Minutos de leituraEm 28/04/2021Atualizado em 12/12/2023
banner indicação arbo

Você sabe como organizar uma imobiliária? Adotar boas práticas de gestão e otimizar processos é uma medida importante para quem deseja expandir o negócio e melhorar a performance e os resultados da equipe.

Só que muitos gestores têm dúvidas sobre quais ações tomar e como implementar essa organização na prática. Para ajudar você nessa jornada, listamos algumas dicas que podem ser colocadas em prática de forma simples.

Nova call to action

Tem interesse no assunto? Então continue a leitura.

A organização na gestão da imobiliária

O mercado imobiliário é bastante sensível às mudanças econômicas. Por conta disso, sua gestão deve ser feita de forma diferenciada, organizada e cuidadosa, para minimizar os impactos e garantir bons resultados, mesmo em tempos de crise.

Uma gestão imobiliária bem organizada é fundamental para manter a produtividade da equipe, reduzir custos, otimizar processos e garantir a fidelização dos clientes. Para isso, é importante criar um planejamento, traçar planos de ação e contar com novas tecnologias.

5 dicas para organizar sua imobiliária

Mas afinal, como organizar sua imobiliária na prática? A seguir, listamos algumas dicas importantes que farão toda a diferença na gestão desse tipo de negócio.

1. Procure maneiras de otimizar os processos

Otimizar consiste em simplificar e tornar mais ágeis processos demorados e burocráticos. Esse tipo de processo é bastante comum no mercado imobiliário e acaba tomando mais tempo do que deveria.

Assim, corretores e colaboradores acabam ficando sobrecarregados, sem poder focar no que realmente importa, que é o atendimento aos clientes.

Nesse cenário, buscar ferramentas e simplificar processos é a melhor forma de tornar a gestão mais transparente e ágil, organizando demandas internas e desafogando profissionais sobrecarregados.

Nova call to action

2. Alinhe sua equipe

Quando falamos em organização, devemos pensar na empresa como um todo, trabalhando em prol de objetivos e metas em comum.

Dessa forma, por mais que a imobiliária esteja dividida em setores e funções distintas, é importante alinhar os colaboradores em uma mesma cultura organizacional.

Esse tipo de cuidado minimiza conflitos e melhora o trabalho em equipe, fazendo com que o negócio consiga alcançar resultados cada vez melhores.

Para isso, no entanto, é fundamental ter uma liderança inspiradora e competente, que abra espaço para o diálogo e mantenha uma cultura de feedbacks.

3. Tenha uma gestão horizontal

Apesar de tradicional, o modelo hierárquico de pirâmide, em que gestores e gerentes ficam acima dos demais colaboradores, acaba afastando pessoas e impactando na boa conduta.

Por conta disso, cada dia mais tem se falado sobre um modelo de gestão horizontal. Esse tipo de visão é muito mais produtiva e cria um ambiente cooperativo, em que gestores, financeiro, atendimento e gerência atuam lado a lado.

Essa integração é bastante benéfica e ajuda na concretização de metas, inclusive quando aplicado em imobiliárias.

4. Mantenha o foco no cliente

Aumentar as vendas é essencial para qualquer empresa que busque crescimento, e no ramo imobiliário isso não é diferente. Por conta disso, é importante que a gestão do negócio seja feita com foco no cliente.

A dica aqui é investir em ações de marketing, melhorar os treinamentos de venda e focar em atendimentos de excelência. Além de captar novos clientes, é fundamental fidelizá-los e oferecer um pós-venda eficiente para que eles voltem a fazer negócios com você.

Nova call to action

5. Invista nas tecnologias certas

A tecnologia é a maior aliada quando falamos sobre como organizar uma imobiliária. Já existem diversas ferramentas que podem tornar o dia a dia dessas empresas mais descomplicado e ágil.

Um bom sistema de gestão na nuvem, por exemplo, pode facilitar o acompanhamento administrativo e financeiro do negócio, melhorando a gestão dos contratos e do fluxo de caixa e eliminando os processos repetitivos e burocráticos de que falamos antes.

Além disso, é possível implementar modelos de assinatura eletrônica, que agilizam contratos e possibilitam que documentos sejam assinados em qualquer lugar, de forma mais cômoda e prática.

Outras ferramentas interessantes são os aplicativos para vistorias, que permitem agendar a vistoria, gerar laudos de entrada e saída e enviá-los de forma totalmente eletrônica.

Plataforma completa de gestão imobiliária

Organizar a gestão imobiliária do seu negócio é fundamental para otimizar processos e garantir resultados cada vez melhores. Para isso, você pode contar com a plataforma de gestão Superlógica Imobiliárias.

Essa solução é a ferramenta mais utilizada no mercado imobiliário para gestão financeira e administração de contratos de locação.

Prática, completa e intuitiva, a plataforma oferece importantes diferenciais, como controle de vistorias, gestão de contratos, gestão financeira, controle de inadimplência e uma área exclusiva para proprietários, locatários e fiadores.

Quer conhecer melhor a solução e entender como ela pode ajudar na organização da imobiliária? Experimente grátis o Superlógica Imobiliárias. Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas:

 





Leitura Recomendada