Como organizar uma imobiliária: aprenda com 5 dicas

Você sabe como organizar uma imobiliária? Adotar boas práticas de gestão e otimizar processos é uma medida importante para quem deseja expandir o negócio e melhorar a performance e os resultados da equipe.

Só que muitos gestores têm dúvidas sobre quais ações tomar e como implementar essa organização na prática. Para ajudar você nessa jornada, listamos algumas dicas que podem ser colocadas em prática de forma simples.

Tem interesse no assunto? Então continue a leitura.

A organização na gestão da imobiliária

O mercado imobiliário é bastante sensível às mudanças econômicas. Por conta disso, sua gestão deve ser feita de forma diferenciada, organizada e cuidadosa, para minimizar os impactos e garantir bons resultados, mesmo em tempos de crise.

Uma gestão imobiliária bem organizada é fundamental para manter a produtividade da equipe, reduzir custos, otimizar processos e garantir a fidelização dos clientes. Para isso, é importante criar um planejamento, traçar planos de ação e contar com novas tecnologias.

5 dicas para organizar sua imobiliária

Mas afinal, como organizar sua imobiliária na prática? A seguir, listamos algumas dicas importantes que farão toda a diferença na gestão desse tipo de negócio.

1. Procure maneiras de otimizar os processos

Otimizar consiste em simplificar e tornar mais ágeis processos demorados e burocráticos. Esse tipo de processo é bastante comum no mercado imobiliário e acaba tomando mais tempo do que deveria.

Assim, corretores e colaboradores acabam ficando sobrecarregados, sem poder focar no que realmente importa, que é o atendimento aos clientes.

Nesse cenário, buscar ferramentas e simplificar processos é a melhor forma de tornar a gestão mais transparente e ágil, organizando demandas internas e desafogando profissionais sobrecarregados.

2. Alinhe sua equipe

Quando falamos em organização, devemos pensar na empresa como um todo, trabalhando em prol de objetivos e metas em comum.

Dessa forma, por mais que a imobiliária esteja dividida em setores e funções distintas, é importante alinhar os colaboradores em uma mesma cultura organizacional.

Esse tipo de cuidado minimiza conflitos e melhora o trabalho em equipe, fazendo com que o negócio consiga alcançar resultados cada vez melhores.

Para isso, no entanto, é fundamental ter uma liderança inspiradora e competente, que abra espaço para o diálogo e mantenha uma cultura de feedbacks.

3. Tenha uma gestão horizontal

Apesar de tradicional, o modelo hierárquico de pirâmide, em que gestores e gerentes ficam acima dos demais colaboradores, acaba afastando pessoas e impactando na boa conduta.

Por conta disso, cada dia mais tem se falado sobre um modelo de gestão horizontal. Esse tipo de visão é muito mais produtiva e cria um ambiente cooperativo, em que gestores, financeiro, atendimento e gerência atuam lado a lado.

Essa integração é bastante benéfica e ajuda na concretização de metas, inclusive quando aplicado em imobiliárias.

4. Mantenha o foco no cliente

Aumentar as vendas é essencial para qualquer empresa que busque crescimento, e no ramo imobiliário isso não é diferente. Por conta disso, é importante que a gestão do negócio seja feita com foco no cliente.

A dica aqui é investir em ações de marketing, melhorar os treinamentos de venda e focar em atendimentos de excelência. Além de captar novos clientes, é fundamental fidelizá-los e oferecer um pós-venda eficiente para que eles voltem a fazer negócios com você.

5. Invista nas tecnologias certas

A tecnologia é a maior aliada quando falamos sobre como organizar uma imobiliária. Já existem diversas ferramentas que podem tornar o dia a dia dessas empresas mais descomplicado e ágil.

Um bom sistema de gestão na nuvem, por exemplo, pode facilitar o acompanhamento administrativo e financeiro do negócio, melhorando a gestão dos contratos e do fluxo de caixa e eliminando os processos repetitivos e burocráticos de que falamos antes.

Além disso, é possível implementar modelos de assinatura eletrônica, que agilizam contratos e possibilitam que documentos sejam assinados em qualquer lugar, de forma mais cômoda e prática.

Outras ferramentas interessantes são os aplicativos para vistorias, que permitem agendar a vistoria, gerar laudos de entrada e saída e enviá-los de forma totalmente eletrônica.

Plataforma completa de gestão imobiliária

Organizar a gestão imobiliária do seu negócio é fundamental para otimizar processos e garantir resultados cada vez melhores. Para isso, você pode contar com a plataforma de gestão Superlógica Imobiliárias.

Essa solução é a ferramenta mais utilizada no mercado imobiliário para gestão financeira e administração de contratos de locação.

Prática, completa e intuitiva, a plataforma oferece importantes diferenciais, como controle de vistorias, gestão de contratos, gestão financeira, controle de inadimplência e uma área exclusiva para proprietários, locatários e fiadores.

Quer conhecer melhor a solução e entender como ela pode ajudar na organização da imobiliária? Experimente grátis o Superlógica Imobiliárias. Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas:





Compartilhar

Comentários

comentarios