Estratégias de pós-locação para fidelizar clientes na imobiliária

Por: Jessica Moraes3 Minutos de leituraEm 06/07/2021Atualizado em 09/05/2022

Você sabe como fidelizar clientes na sua imobiliária? Depois de fechar uma venda, é importante continuar acompanhando o cliente para garantir a satisfação dele e uma boa experiência com o imóvel.

E depois da locação também, mesmo que o modelo de negócio por si só já garanta uma relação de continuidade.

No post de hoje, vamos falar sobre algumas estratégias que você pode ter para fidelizar clientes de locação na sua imobiliária. Confira!

Por que você precisa fidelizar seus clientes

Talvez você já tenha ouvido falar que manter os clientes atuais é mais barato do que conquistar novos consumidores para o negócio. Mas a redução de custos não é a única vantagem de fidelizar clientes.

Essa prática é fundamental para manter a credibilidade do seu negócio no mercado e construir a sua autoridade no setor.

Isso porque, ao apostar em estratégias de fidelização, a sua empresa melhora a satisfação dos clientes. Consequentemente, eles passam a recomendar os seus serviços para conhecidos, criando um processo orgânico de “marketing boca a boca”.

Com esse sistema de recomendação, você cria uma comunidade de promotores da marca, atraindo novos clientes que se interessam pelas opiniões positivas sobre o seu negócio.

Além disso, com estratégias de pós-venda e pós-locação, é possível aumentar o seu faturamento com ações de up ou cross sell (ou seja, vender soluções premium ou complementares) e evitar o churn (cancelamento de contrato).

Razões não faltam para a sua imobiliária apostar na fidelização de clientes na pós-locação. Mas quais são as estratégias mais eficientes para fazer isso? É o que vamos ver a seguir!

Como uma estratégia de pós-locação pode ajudar a fidelizar clientes?

O pós-locação é muito importante para garantir a fidelização de clientes e não deve ser negligenciado pela sua imobiliária.

Não é porque você fechou um contrato que deve esquecer aquele cliente. Pelo contrário: já vimos como manter o cliente ativo na sua base é vantajoso para o negócio. Agora, confira 3 formas de fidelizar clientes com pós-locação.

Oferecer ferramentas eficientes

Na pós-locação, é preciso oferecer respostas rápidas às perguntas dos clientes para que eles se sintam acolhidos mesmo depois de fechado o contrato.

Para isso, uma dica é estruturar a área de atendimento da sua imobiliária e adotar ferramentas automatizadas, como sistemas de gestão e relacionamento com o cliente. 

Com isso, é possível integrar canais de contato e ter acesso aos indicadores mais importantes da sua imobiliária, tendo uma visão completa sobre os seus processos. 

Ter abertura para novas negociações

Outro ponto importante na pós-locação é ter um canal de comunicação aberto com o cliente para realizar negociações. 

A sua imobiliária deve estar aberta para receber novas propostas dos clientes e negociar cenários que sejam positivos para ambos os lados.

Se você assume uma postura muito rígida, cuidado! Isso pode frustrar o locatário e fazer com que ele não mantenha o negócio com a sua imobiliária.

Por isso, é preciso ser flexível. Isso não significa aceitar qualquer condição só para não perder aquele cliente. É preciso ter habilidade de propor o melhor cenário para você e chegar em um ponto de equilíbrio entre as partes. 

Entrar em contato com os clientes

Uma das melhores formas de manter o relacionamento com o cliente no pós-vendas é manter um contato frequente com eles. 

Para isso, prepare a sua equipe para seguir estratégias de customer success (sucesso do cliente) e analisar as necessidades dos compradores.

A ideia é entender as novas dores que surgem e oferecer soluções para elas. Além disso, essa estratégia ajuda a prever e evitar casos de churn, por exemplo.

Mas como melhorar a sua gestão imobiliária para garantir a fidelização no pós-locação? Veja no próximo tópico!

Tenha uma gestão imobiliária mais ágil

Para ter uma gestão imobiliária mais ágil, é importante contar com as plataformas digitais. Afinal, eles servem para automatizar as operações e melhorar a produtividade do time.

Com a digitalização de processos, a equipe tem mais tempo para se dedicar ao relacionamento com o cliente em vez de realizar atividades repetitivas e manuais.

Conte com o Superlógica Imobiliárias para otimizar suas operações, garantir um pós-locação eficiente e fidelizar clientes na sua imobiliária.

Com a plataforma digital, você faz toda a gestão financeira e de contratos da empresa, fortalecendo a comunicação interna, evitando a inadimplência e garantindo uma experiência mais fluida para os seus clientes.

Para saber mais sobre estratégias de fidelização e como evitar o churn na sua imobiliária, baixe gratuitamente o material “Por que sua Imobiliária está perdendo clientes?”.

Leitura Recomendada