Descubra como manter a equipe motivada na imobiliária

Como manter a equipe motivada na imobiliária

Desde março de 2020, os profissionais do mercado imobiliário (e de praticamente todos os outros) se depararam com uma verdadeira mudança de rotina. A pandemia fez com que eles precisassem se adaptar a um novo cenário e incorporar novas ferramentas, e manter a equipe motivada nesse contexto se tornou um desafio.

Independentemente das previsões para 2021 serem otimistas ou não, os gestores precisam observar se tudo que tem acontecido influenciou na motivação da equipe e, consequentemente, nos resultados do negócio.

Para mudar esse cenário, é fundamental que os líderes do negócio busquem estratégias para manter a equipe motivada e produtiva. Mas diferentemente do que você possa pensar, isso não está relacionado apenas a dinheiro.

Neste post, falamos um pouco mais sobre o assunto e listamos algumas dicas de como motivar uma equipe para melhorar a performance e o engajamento. Confira.

Motivação não é só dinheiro

Muitas pessoas ainda relacionam motivação e alto desempenho apenas a altos salários e comissões. Contudo, não é bem assim. Embora o dinheiro seja um excelente incentivo, ele não é o único fator responsável por manter sua equipe engajada.

A motivação está ligada, principalmente, à realização profissional e pessoal. Colaboradores que se sentem valorizados e recompensados tendem a exercer suas funções de forma mais eficiente e produtiva, além de se sentirem parte do negócio.

Mas se a motivação não é só dinheiro, o que é preciso fazer para garantir uma equipe motivada? A verdade é que não existe um dispositivo motivacional que funcione universalmente. 

É importante conhecer sua equipe e entender o que ela valoriza para, então, criar estratégias que busquem desenvolver talentos, melhorar a qualidade de vida e o ambiente de trabalho.

Como recuperar a motivação na crise

Em momentos de crise, é comum que os profissionais fiquem mais pessimistas e desmotivados. Esse tipo de reação acontece com colaboradores de cargos diversos e pode, inclusive, impactar nos resultados da empresa.

Por conta disso, é importante que os gestores procurem estratégias para recuperar o otimismo e a motivação na crise. A seguir, listamos algumas dicas para você colocar em prática.

Invista em qualificações e treinamentos

Investir na sua equipe é a melhor forma de mostrar aos profissionais que você valoriza o trabalho deles e tem interesse que eles continuem na empresa.

Assim, apostar em programas de treinamento e desenvolvimento é uma excelente estratégia para manter a equipe engajada e melhorar a performance do time como um todo.

Na hora de planejar os treinamentos e qualificações, busque por programas que ajudem a desenvolver  competências técnicas e habilidades comportamentais, como comunicação, criatividade e liderança.

Melhore o clima organizacional

O clima organizacional diz respeito à forma como o colaborador enxerga a organização e se sente em seu local de trabalho. Uma empresa com bom clima oferece um ambiente harmonioso, livre de conflitos e que valoriza a qualidade de vida dos profissionais.

Para melhorar o clima organizacional nas imobiliárias, é importante que o gestor trabalhe ativamente na resolução de conflitos e crie uma cultura de feedbacks, em que consiga entender como os colaboradores se sentem a respeito da empresa. 

Proponha metas realistas e alcançáveis

O mercado imobiliário convive diariamente com metas, e isso não é um problema. Estabelecer desafios é uma boa estratégia para motivar a sua equipe.

Contudo, quando essas metas estão muito fora da realidade da empresa ou aparentam ser inalcançáveis, a estratégia gera um efeito contrário. Na prática, isso quer dizer que os colaboradores se sintam pessimistas e desmotivados.

Então, na hora de criar as metas do negócio, trace objetivos adequados à realidade e alinhados com a capacidade do time.

Ofereça boas condições de trabalho

Outro fator que influencia na motivação e no engajamento são as condições de trabalho, tanto no que diz respeito à jornada quanto à infraestrutura da empresa.

Por isso, é importante disponibilizar um ambiente equipado com banheiros, ar condicionado, cadeiras confortáveis e uma conexão estável de internet. Em tempo de quarentena, procure saber quais dificuldades os colaboradores têm para montar um home office e ajude no que for possível.

Optar por ferramentas tecnológicas, como uma plataforma de gestão imobiliária, por exemplo, também pode fazer a diferença na motivação e no rendimento da equipe.

Seja transparente e ouça sua equipe

Em tempos de crise, é ainda mais importante que os gestores tirem um tempo para entender os colaboradores e conhecer as causas de sua desmotivação.

Abrir um diálogo com a equipe pode fazer toda a diferença na relação que existe entre colaboradores e empresa. Isso porque, quando a organização é transparente e demonstra interesse, ela traz a equipe mais para perto e cria uma relação de confiança.

Essa relação de confiança é um importante fator motivacional e faz com que os colaboradores vistam a camisa e se engajem para pensar em soluções em conjunto com a gestão.

Tecnologia ajuda a manter a equipe engajada

Apesar de o trabalho de corretores e colaboradores de imobiliárias ser, essencialmente, estratégico, muitas vezes, esses profissionais acabam se deparando com tarefas repetitivas e burocráticas, que consomem muito tempo e força de trabalho.

Esse tipo de atividade acaba comprometendo a motivação e fazendo com que os profissionais não consigam desenvolver habilidades e competências que realmente importam, como o atendimento ao cliente.

Para contornar o problema, invista em uma plataforma de gestão imobiliária. Essa ferramenta automatiza processos e ajuda a otimizar o dia a dia das imobiliárias. Isso irá permitir que os colaboradores se dediquem melhor às funções estratégicas e à qualificação do atendimento.

Experimente o Superlógica Imobiliárias e conheça as funcionalidades de uma plataforma completa. Converse agora mesmo com um de nossos especialistas, basta preencher o formulário abaixo:





Compartilhar

Comentários

comentarios