4 ferramentas para potencializar a produtividade na sua imobiliária

Por: Inayara Poiani3 Minutos de leituraEm 12/03/2021Atualizado em 16/03/2022

A maioria dos profissionais que trabalham no mercado imobiliário, infelizmente, ainda sofrem com alguns processos burocráticos de locação de imóveis. Aliás, já parou para pensar que sua equipe, neste momento, pode estar perdendo um tempo valioso por isso? Então, vamos te mostrar 4 ferramentas digitais que vão potencializar a produtividade na sua imobiliária.

No entanto, antes de trazer novos móveis é preciso limpar a casa, certo?

Sendo assim, para aplicar soluções eficientes, que vão acelerar as entregas e otimizar o trabalho, é imprescindível cortar, de vez, as práticas que só atrapalham. Elas configuram o que chamamos de ladrões de tempo.

Ladrões de tempo: quem são e como enfrentá-los

Como dissemos acima, muitos processos imobiliários já passaram da hora de serem aposentados. Elas configuram processos defasados, com tecnologias antigas, e que precisam ser substituídas urgentemente por soluções mais modernas e digitais. 

Entenda melhor:

  • Sistema arcaico de gestão

Organização e manutenção de dados em planilhas, salvas diretamente no desktop, oferecem grandes riscos à sua imobiliária. Além de apresentarem falhas seríssimas de segurança, sem dúvidas, também geram uma enorme perda de tempo para a sua equipe. 

  • Gestão de contratos

Manter os contratos de locação de imóveis e outros documentos da sua imobiliária armazenados em pastas dentro do computador, igualmente, também representam perda de tempo. 

Além disso, também pode fazer com que sua equipe perca prazos importantes, já que precisam acompanhar todos os processos manualmente. 

  • Deslocamentos

Em tempos de pandemia, principalmente, precisar se deslocar só para coletar uma assinatura, além de ser um ladrão de tempo, também é uma prática não recomendada pelas autoridades de saúde.

  • Processos manuais

Em tempos de digitalização de processos, toda prática manual que poderia facilmente ser digitalizada, sem dúvidas, pode ser considerada um ladrão de tempo.

Portanto, se continuar insistindo nelas, não se surpreenda caso sua equipe tenha uma produtividade baixa. Esse é um dos principais prejuízos causados pelos processos manuais. Mas não é só isso, veja só: 

  • Sobrecarga de trabalho;
  • Desmotivação dos colaboradores 
  • Insatisfação dos clientes;
  • Burocracias no fechamento de contratos;
  • Gastos desnecessários:
    – Com combustível em deslocamentos;
    – Com manutenção de impressoras e cartuchos;
    – Com problemas de segurança em computadores;
    – Com prejuízos causados por erros humanos em processos feitos manualmente.

 Com certeza, não é isso que você deseja para o seu negócio, não é mesmo? 

4 ferramentas para você reverter este cenário

Se você é um gestor que quer aumentar a produtividade na sua imobiliária e, consequentemente, melhorar a qualidade, aumentar a satisfação dos clientes e a motivação da equipe, veja os primeiros passos para conquistar este sucesso.

  •  Assinatura eletrônica

A assinatura eletrônica é uma ferramenta, com aval jurídico, que permite o fechamento de contratos sem precisar usar caneta ou papel. 

Existem muitas vantagens nesta aposta. Além do aumento da produtividade, as negociações ficam mais ágeis, os clientes mais satisfeitos, com a redução da burocracia, e a imobiliária, por sua vez, elimina os gastos com deslocamentos e papelaria.  

Fora todas essas vantagens, o mecanismo ainda é sustentável, pois reduz o uso de papel dentro da imobiliária.

2.  CRM de cobranças

Uma ferramenta que irá te ajudar a cuidar das finanças da imobiliária. Afinal, ela reúne, em uma única plataforma, todas as informações dos clientes inadimplentes,  o status das negociações e o histórico de contatos com eles. 

Com isso, você irá conquistar mais agilidade, eficiência e organização para lidar com o processo de cobrança dos clientes com débitos. Essa ferramenta substitui as planilhas de controle manual, que, querendo ou não, estão sujeitas a erros de digitação e de contas.

Outra vantagem é que os dados ficam armazenados em um sistema na nuvem. Portanto, sua equipe poderá ter acesso a eles, independentemente de local ou horário.  

3. Checklist de pendências contratuais

Como o próprio nome já diz, o checklist de pendências é ótimo para auxiliar sua equipe no processo de organização das pendências diárias. 

Dentro do sistema, ele permite visualizar o progresso das tarefas, adicionar responsáveis para cada demanda, acompanhar o desempenho da equipe e dos profissionais de forma individual, reduzir erros causados por preenchimento manual de planilhas e otimizar os processos.

O resultado de todas essas funções? Mais produtividade para a empresa.

4. Aplicativo para vistoria de imóveis

O processo padrão você já conhece: o vistoriador vai até o imóvel com prancha, caneta e câmera para detalhar todo o estado da propriedade. Ele registra o laudo e, depois, organiza as fotos e os documentos para entregá-los aos responsáveis. 

Com um aplicativo, esse processo pode ser otimizado. Ele permite controlar todas as vistorias, as que estão pendentes e as finalizadas, em uma única ferramenta. Assim fica fácil ver o status de cada vistoria e filtrar só as que deseja ver. 

Mais dicas de produtividade

Veja mais algumas formas de otimizar o tempo e, principalmente, aumentar a produtividade na imobiliária:

  • Organize um fluxo de trabalho diário com as plataformas de gestão;
  • Motive os colaboradores reconhecendo a importância deles para a equipe;
  • Capacite a equipe para o uso das tecnologias;
  • Invista em plataformas de relacionamento com o cliente.

Está cada vez mais claro, que a tecnologia e a digitalização dos processos já estão inseridos no nosso cotidiano. Em maior ou menor grau, mas estão. No setor imobiliário, portanto, não deveria ser diferente. Investir e apostar em boas tecnologias é a chave para o sucesso e reconhecimento. 

Gostou das nossas dicas? Então, assine nossa newsletter. Você continuará recebendo dicas e informações sobre o mercado imobiliário.

 


Leitura Recomendada