Diminua o risco do negócio com a digitalização de processos

Por: André Magalhães3 Minutos de leituraEm 10/05/2021Atualizado em 09/05/2022

Você sabe por que sua empresa deveria aderir à digitalização de processos? Os clientes estão cada vez mais conectados, ainda mais no contexto da pandemia, já que o universo virtual se apresenta como a alternativa para manter as conexões e as atividades diárias.

No post de hoje, vamos começar explicando o que é digitalização de processos e quais os seus benefícios. Depois, vamos entender como ela se insere no contexto atual e como você pode implementar a digitalização na sua empresa.

Boa leitura!

O que é digitalização de processos?

Digitalizar os processos de um negócio significa transferir atividades e operações para o meio virtual, dispensando a utilização de papel e o armazenamento físico de documentos, por exemplo.  

Algumas vantagens da digitalização de processos na empresa são:

  • Agilidade das operações
  • Eficiência dos processos
  • Melhora na comunicação interna e externa
  • Otimização da experiência do cliente
  • Controle sobre resultados
  • Possibilidade de criar e validar estratégias mais rapidamente
  • Tomadas de decisão baseadas em dados 

Agora que você já sabe o que é digitalização de processos, vamos ver por que recomendamos que ela seja amplamente adotada no nosso contexto de hoje.

Por que o cenário atual exige a digitalização de processos?

Com as medidas mais restritivas por conta da pandemia da Covid-19, a digitalização de processos é um dos principais caminhos para os negócios contra esse tipo de ameaça do mundo atual.

De acordo com o Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020, pelo menos 80% dos negócios tiveram alguma iniciativa de digitalização de processos.

Além disso, o consumidor moderno está mais conectado e exigente, querendo ser atendido com mais rapidez e menos burocracia, benefícios trazidos pela digitalização.

Segundo a XP Investimentos, a previsão é de que o e-commerce cresça 32% no ano de 2021, o que revela a necessidade das empresas marcarem sua presença online. 

Por fim, um negócio que não conta com processos digitalizados fica mais vulnerável à volatilidade do mercado. Ou seja, empresas que ainda não migraram para o digital enfrentam riscos maiores.

Mas como promover uma transformação na sua empresa e contar com um processo digitalizado? É o que vamos ver a seguir.



Como digitalizar os processos do seu negócio?

Uma ótima opção para digitalizar os processos no seu negócio é adotar plataformas inovadoras que contribuem para otimizar suas operações e dispensar o uso de papel na rotina da empresa.

Para empresas de SaaS, essas ferramentas permitem automatizar cobranças, economizando o tempo da sua equipe.

Além disso, as plataformas geram relatórios automáticos sobre os resultados das suas estratégias. Afinal, todos os dados importantes para a empresa ficam centralizados em um único lugar.

Com isso, é possível acompanhar a performance do seu fluxo de caixa em tempo real e gerenciar suas finanças de forma simples.

Outra vantagem desse modelo de ferramenta é a possibilidade de integração com outros softwares por meio de API aberta, garantindo uma solução completa para o seu negócio.

O envio de boletos e a emissão de notas fiscais também são processos facilitados e agilizados pelas plataformas.

As ferramentas permitem ainda digitalizar a comunicação com o cliente. Com isso, é possível enviar notificações automáticas para os consumidores via SMS ou e-mail, por exemplo.

A seguir, vamos ver um exemplo de plataforma focada na digitalização de processos para garantir melhores resultados para a sua empresa e deixá-la alinhada aos novos tempos.

Experimente o Superlógica Assinaturas

Já pensou poder contar com uma solução especializada de digitalização para serviços de cobrança recorrente? Então você precisa conhecer o Superlógica Assinaturas.

Trata-se de uma plataforma indicada para gerenciar as assinaturas dos seus clientes e ter um processo digitalizado e eficiente no seu negócio.

Com ela, a comunicação com os consumidores é facilitada, melhorando a experiência que eles têm com a sua empresa e, consequentemente, a sua rentabilidade.

O melhor é que a plataforma garante a segurança dos dados do seu negócio e do seu cliente, contando com tecnologia de armazenamento em nuvem.

Com o Superlógica Assinaturas, a sua empresa ganha em agilidade e eficiência, além de otimizar a produtividade da equipe e a satisfação dos clientes. Saiba mais e experimente gratuitamente o Superlógica Assinaturas.

Nova call to action

Sobre a Superlógica

Superlógica desenvolve o melhor e mais completo software de gestão para negócios recorrentes, como empresas SaaS e as demais que cobram por mensalidades e assinaturas. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e AssinaturasCondomínios e Imobiliárias.

Leitura Recomendada