6 dicas para você gerenciar melhor sua imobiliária

Por: Jessica Moraes3 Minutos de leituraEm 19/02/2021Atualizado em 29/03/2022

Em um mundo com transformações cada vez mais rápidas, nenhuma empresa pode se acomodar, não importa quão tradicional e conhecida seja sua marca. No mercado de imóveis não é diferente: é preciso estar sempre buscando as melhores práticas para gerenciar melhor sua imobiliária. 

Ainda que o objetivo maior seja obter mais clientes, para isso a casa deve estar em ordem, com processos bem organizados e definidos e uma equipe capaz de atender com excelência as demandas que chegam.

Como gerenciar melhor sua imobiliária

Agilidade e eficiência. São dois conceitos cada vez mais exigidos no mercado hoje, e não é por acaso.

Quem consegue processar as informações com mais rapidez presta um atendimento mais ágil – como consequência, a satisfação em relação ao serviço tende a ser maior e é possível atender mais clientes com a mesma estrutura.

Para melhorar os resultados da sua imobiliária, portanto, há estratégias importantes que não estão ligadas diretamente ao core do negócio.

Mapear oportunidades de imóveis e regiões com tendência de valorização para atualizar o portfólio, por exemplo, é uma ótima ideia. Mas há também uma série de processos internos que podem ser otimizados para que a empresa renda mais. A seguir, daremos algumas dicas sobre eles.

Organize os dados e informações

Uma imobiliária não gerencia apenas imóveis. Ela gerencia informações. Sobre os imóveis, sobre pagamentos, locatários, proprietários, compradores, negociações, reajustes, cobranças, manutenções…

A organização de todos esses dados é um pré-requisito para que a empresa seja ágil e eficiente. Isso vale tanto para os dados financeiros (sobre cobranças, pagamentos recebidos e inadimplentes) quanto para os documentos e contratos de aluguel e compra de imóveis.

Se é difícil encontrar um dado, perde-se muito tempo com o trabalho. Se as informações estão espalhadas em diversos locais, aumentam as chances de erro ao manuseá-las.

A única maneira de manter um bom nível de organização nessa área é digitalizando tudo e integrando os sistemas de controle, reduzindo a necessidade de papel e tornando tudo mais facilmente encontrável.

Aprenda com os dados

Ao digitalizar e organizar a informação, a imobiliária tem outro benefício além da maior agilidade e eficiência: a possibilidade de embasar as tomadas de decisão com números.

Acompanhando dados como taxa de inadimplência, taxa média de administração, número de contratos ativos, receita mensal com os contratos e outros, fica mais fácil saber para qual direção conduzir o negócio.

Tome atitudes para reduzir inadimplência

Sempre vai haver inadimplência, isso é um fato. Outro fato é que sempre será possível diminuí-la – o administrador da imobiliária não precisa aceitá-la passivamente.

Recursos como a régua de cobrança e o CRM de cobranças reduzem o número de clientes devedores e ainda otimizam o trabalho da equipe encarregada de cobrar os inadimplentes.

Outra possibilidade é passar a aceitar o pagamento de aluguel no cartão de crédito – desse jeito, o cliente não corre o risco de esquecer de pagar o boleto.

Use um sistema de gestão para imobiliárias

Essa é a dica que torna todas as anteriores facilmente realizáveis. Uma boa plataforma digital integra os processos da gestão financeira, reduzindo o tempo de trabalho e os custos administrativos da empresa.

Todas as informações e documentos ficam armazenados na mesma plataforma, que é capaz de gerar relatórios com as principais métricas da imobiliária com poucos cliques.

Escolha uma plataforma que já tenha os recursos de cobrança de que falamos antes (régua e CRM) como funcionalidades nativas, o que facilita ainda mais a gestão dos pagamentos.

Treine e capacite sua equipe

Todo mundo sabe a importância de contar com profissionais qualificados e bem treinados. A dica, aqui, é incluir os tópicos anteriores no treinamento.

Ou seja, difundir entre todos os corretores e colaboradores a cultura da imobiliária digital: aquela que usa soluções tecnológicas para se tornar mais ágil e eficiente. Sempre com o foco final na satisfação do cliente, é claro.

Reavalie suas ações de marketing imobiliário

Há muitas imobiliárias no mercado que são empresas tradicionais, com os mesmos processos de sempre, inclusive na comunicação e marketing.

Mas essa é uma área em que muita coisa mudou também. Com os canais digitais de publicidade (em sites e redes sociais), é possível segmentar os anúncios para que eles sejam exibidos a um público bem específico, cuja probabilidade de fazer negócio com a empresa seja muito maior.

Isso não é exatamente uma novidade, por isso a concorrência é grande nesta área. Vale a pena contratar profissionais (ou uma agência) especializados para se comunicar com mais eficácia.

Tudo o que você precisa em uma plataforma só

Quer ter inteligência de dados, otimização e automatização da gestão financeira, régua e CRM de cobranças, integração com aplicativo de vistorias e outros recursos pensados especialmente para imobiliárias?

Superlógica Imobiliárias é uma plataforma desenvolvida para este tipo específico de empresa. É uma ferramenta armazenada na nuvem, que pode ser acessada de qualquer lugar e integra todas as funcionalidades que apresentamos ao longo do texto.

Guia-Sistema-Imobiliario

Quer experimentar? Solicite uma demonstração e teste a Superlógica Imobiliárias de graça!





Leitura Recomendada