Pagamento do aluguel com cartão de crédito: por que sua imobiliária deve aceitar?

Por: Jessica Moraes3 Minutos de leituraEm 04/12/2020Atualizado em 16/03/2022

O pagamento do aluguel com cartão de crédito traz vantagens tanto para o inquilino quanto para a imobiliária.

Se o consumidor brasileiro já se acostumou a usar o cartão em compras online e na assinatura de serviços, nada impede que essa forma de pagamento se torne popular também no pagamento do aluguel de imóvel.

Neste artigo, vamos explicar o que tem de bom nessa possibilidade e por que sua imobiliária deveria aproveitá-la.

Cobrar no cartão de crédito reduz a inadimplência

O grande benefício de aceitar o aluguel via cartão é que, quanto mais inquilinos aderirem a esse meio de pagamento, menor será a inadimplência — ou seja, menos pessoas deixarão de pagar em dia.

Por um motivo muito simples: quem paga o aluguel via boleto bancário depende da memória e da organização financeira pessoal para estar sempre em dia com sua obrigação.

Quando o pagamento passa a ser feito com o cartão de crédito, o inquilino só precisa cadastrar os dados do cartão uma vez. Nos meses seguintes, o valor será debitado automaticamente na fatura do usuário.

Assim, a imobiliária tem uma receita mais garantida, pois não corre o risco de o cliente esquecer ou não ter se organizado para pagar o boleto.

O que pode acontecer é uma recusa no cartão, situação que ocorre com pouca frequência. Nesse caso, um bom sistema de gestão (como o Superlógica Imobiliárias) faz retentativas inteligentes.

Se a dificuldade permanecer, há um plano B que não exige esforço nenhum por parte da imobiliária: são enviadas automaticamente mensagens com o boleto bancário por e-mail ou SMS.

Nessa modalidade, a cobrança deve ser gerada com 35 dias de antecedência ao vencimento do aluguel, para que seja possível cobrar e creditar o valor em um prazo confortável.

Vantagens para o cliente

Como ressaltamos na abertura desse texto, as vantagens não são exclusivas para a imobiliária. O inquilino terá um pagamento a menos para lembrar no mês. Seu aluguel será debitado automaticamente, assim como é a assinatura do Netflix, por exemplo.

Sem chance de esquecer de pagar o boleto, ele também vai correr menos riscos de ter que pagar multa e juros pelo atraso.

Isso sem contar que incluir o aluguel na fatura do cartão é um acréscimo e tanto para quem usufrui de algum programa de pontos que gera milhas para viajar, descontos ou cashback na compra de produtos e serviços diversos.

Imobiliária digital e moderna

Por oferecer tamanha praticidade aos clientes, o pagamento do aluguel com cartão de crédito é bastante benéfico. Além disso, a imobiliária também consegue se posicionar como uma empresa moderna, atenta às necessidades do cliente.

É seguro dizer, portanto, que aceitar o aluguel no cartão de crédito é um grande diferencial competitivo para as imobiliárias.

Há desvantagens em aceitar o aluguel via cartão de crédito?

O problema do cartão de crédito é que a operadora cobra uma taxa percentual sobre cada operação. Isso não é problema! No caso de uma compra de valor menor, como uma refeição em um restaurante ou um livro.

No caso do aluguel, é uma despesa grande, que geraria uma taxa elevada se compararmos com o custo da emissão do boleto, que é sempre o mesmo, seja qual for o valor a ser pago.

Usando o Superlógica Imobiliárias, no entanto, esse problema não existe mais. As imobiliárias clientes do software têm condições especiais. Elas podem, por exemplo, pagar também uma taxa fixa, bem próxima daquela paga para emitir um boleto.

Saiba mais e experimente!

Gostaria de saber mais sobre o assunto? Baixe o guia que preparamos sobre “Como reduzir a inadimplência imobiliária recebendo o aluguel com o cartão de crédito” – clique aqui.

Sobre a Superlógica

Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e AssinaturasCondomínios e Imobiliárias.

Quer entrar para o grupo das imobiliárias digitais? Experimente o Superlógica Imobiliárias!

 





Leitura Recomendada