sistema online x desktop

Sistema online: a tecnologia que está mudando o mercado condominial

A transformação dos modelos de negócio, em função do avanço tecnológico não é novidade. A venda de softwares em pacotes de CD, por exemplo, já é vista como uma prática pré-histórica. Com a ampla utilização da nuvem para o desenvolvimento de soluções, há um processo de seleção natural acontecendo com os ERPs condominiais. O sistema online está tornando os disponibilizados via desktop obsoletos.

Pode parecer uma colocação um tanto exagerada, mas há uma premissa para ela ser feita. Na verdade, trata-se de uma falha crucial evidenciada durante a pandemia de COVID-19, em 2020.

Com a necessidade de distanciamento social, para preservar a saúde dos funcionários e suas famílias, algumas empresas ficaram impossibilitadas de dar continuidade às suas operações. Isso porque o principais programas utilizados por elas estavam instalados em computadores que só poderiam ser utilizados no próprio escritório.

Isso atrasou em semanas, ou até meses, a adequação para que os funcionários dessas administradoras pudessem continuar atuando remotamente. As consequência foram o pesadelo de qualquer gestor: queda na qualidade do serviço prestado, análises financeiras atrasadas e a estagnação do processo de captação de novos condomínios.


Você verá neste artigo:




A realidade de quem já estava preparado

No entanto, essa não foi a realidade vivida por todas. Algumas administradoras já possuíam um poderoso recurso que viabilizou a continuidade das atividades mesmo nessas condições.

Com recursos hospedados na nuvem, como um sistema online que centraliza suas tarefas financeiras e administrativas, foi possível organizar-se rapidamente. Afinal, essa tecnologia permite o acesso remoto, de qualquer lugar e em qualquer dispositivo, bastando estar conectado à internet.

Observe a realização das assembleias condominiais como exemplo. Salões de festa e áreas comuns como um todo precisaram ser interditadas para preservar a segurança dos condôminos. Consequentemente, as deliberações mais importantes para empreendimento não puderam ser tomadas.

Entretanto, as administradoras que já contavam com um bom sistema online puderam realizá-las de forma online. Isso pode ser constatado através da intensificação de uso da ferramenta Assembleia Virtual, do Superlógica Condomínios.

Com a aprovação da Lei 14.010/2020, que viabilizou a realização desse modelo, o uso da ferramenta cresceu mais de 7 vezes. Foram realizadas 182 em março de 2020 contra 1.414 em agosto. Somente entre junho, julho e agosto, a plataforma viabilizou 3.662 assembleias virtuais.

Por que o sistema online é melhor que o desktop?

Naturalmente, a possibilidade de utilizá-lo remotamente com mais facilidade não é o único benefício de um sistema online para administradoras. Essas empresas precisam de uma ferramenta completa que auxilie na automatização e agilização dos processos rotineiros, como cobrança e operações bancárias.

Desde o seu desenvolvimento, esses softwares e suas funcionalidades passam por testes e pilotagens para que o melhor serviço possível seja entregue para os clientes. Princípios de segurança, experiência do usuário, design e até sua precificação são organizados de maneira que o valor total agregado resulte no sucesso da administradora.

Dentre esses grandes benefícios alguns chamam a atenção:

  • Disponibilidade: pode ser acessado de qualquer lugar, 24 horas por dia;
  • Segurança de dados: suas informações são protegidas por densas camadas de criptografia nos servidores, e ficam em redundância (assim, nunca perderá o backup deles);
  • Visual moderno: como ele não é customizável para cada cliente, a estrutura é desenvolvida para ser simples, intuitiva e agradável para os usuários;
  • Economia: não há a necessidade de pagar por manutenções ou servidores, e o custo total é diluído nas recorrências (mensalidades), eliminando a necessidade de gastar tudo de uma vez na compra do software;
  • Atualizações automáticas: não é necessário baixar atualizações. As melhorias e correções são aplicadas diretamente na nuvem;
  • Capacidade de armazenamento: você não fica restrito ao seu hardware ou servidor, a capacidade armazenamento na nuvem é praticamente infinita.

Uma evolução no suporte técnico e atendimento

Outra vantagem que precisa ser apontada, e é muito importante para qualquer cliente de software, é o ganho na qualidade do atendimento.

Em um sistema online, as condições de uso do cliente são mais facilmente simuladas. Dessa forma, os profissionais que oferecem suporte conseguem prestar um serviço mais ágil e sensível às dificuldades que o usuário tem no momento.

O resultado é o que todo cliente deseja: menos tempo na linha e mais agilidade para resolver os problemas. Observe abaixo as eficiência do atendimento do Superlógica Condomínio, superando até os resultados considerados ideais pelo mercado:

  • Tempo médio para a primeira resposta: a primeira interação com as administradoras, após a abertura de um chamado, é feita em apenas 35 minutos, enquanto o ideal considerado é 60 minutos;
  • Porcentagem de satisfação das administradoras no tratamento do chamado: 95%, sendo que a média do mercado é 80%;
  • NPS (Net Promoter Score): trata-se de uma medida, de -100 a 100, que informa o quanto um cliente recomendaria seu serviço a um colega. O NPS da Superlógica é 51, contra 30 do índice global de softwares de gestão.

Sistema online x desktop

As soluções em nuvem oferecem uma série de facilidades que simplificam a maneira de trabalhar das administradoras. Sistemas em desktop se provaram prejudiciais no momento mais crítico, quando essas empresas não poderiam ter ficado sem eles.

O caminho será semelhante ao que já havia acontecido com muitos outros softwares. A Adobe, por exemplo, alcançou receitas bilionárias e históricas ao migrar sua ferramentas para a cloud.

E as empresas que dependem dessas soluções, como a relação entre administradoras e seus ERPs, precisam se adaptar. Continuar no desktop não é mais uma questão de escolha, mas sim manter-se passos atrás de quem já se preparou para a disrupção.

→ Quer entender mais sobre as diferenças entre um software via internet e os de desktop? Clique na imagem abaixo e confira um conteúdo completo e fácil de entender!

Nova call to action

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios, Imobiliárias.

Compartilhar

Comentários

comentarios