Os benefícios de um software via internet para administradoras de condomínio

Por: Rayssa Gimenes3 Minutos de leituraEm 09/06/2020Atualizado em 22/07/2020

Por conta da situação causada pela COVID-19, muitas empresas precisaram adaptar seus modelos de trabalho, visando o distanciamento social. Um grande aliado para o trabalho remoto é o software via internet, um recurso importante para o que está sendo chamado de “novo normal”.

Com o avanço da transformação digital, muito do que era conhecido foi sendo aprimorado através das novas funcionalidades e tecnologias que surgiram. Dentre elas, as soluções na nuvem – o famoso cloud – estão cada vez mais em destaque.

Efetivamente, o software via internet é um programa hospedado em um servidor terceirizado, na nuvem. Ele fica disponível para acesso online, bastante ter uma conexão com a rede e sem qualquer necessidade de instalá-lo diretamente no computador. 

Além disso, todo o armazenamento dos dados e informações ficam na nuvem, protegidos em servidores por densas camadas criptográficas. Ou seja, é um meio seguro e não exige que você faça inúmeros backup dos arquivos em pendrives.


As vantagens do software via internet

Antigamente, só era possível ter um software para uso empresarial se ele fosse instalado no desktop. Também, era necessário contar com espaço e servidores físicos para o armazenamento dos dados e funcionamento do software.

Atualmente, existem alternativas mais efetivas, como os sistemas online. Quando um software fica disponível via internet, significa que ele pode ser acessado por qualquer pessoa que faça parte da sua empresa através de um login e senha individuais, facilitando o trabalho remoto e o acesso de clientes, por exemplo. 

Administradoras de condomínios já contam com essa opção em seu mercado e ainda podem integrá-lo com outras plataformas para aprimorar os processos de trabalho.

A agilidade que se tem com esse tipo de software pode fazer a diferença no dia a dia. Os dados e informações podem ser acessados pelos gestores e colaboradores mesmo fora da empresa, assim eles podem solucionar as coisas de forma muito mais rápida.

Segurança e praticidade nas tarefas do dia a dia

As soluções em nuvem são hospedadas em grandes provedores que possuem um amplo investimento na área de segurança e seguem normas internacionais exigentes. Já naqueles sistemas instalados no desktop, quem precisa investir na infraestrutura é a própria administradora. 

Sabe aquele arquivo que foi apagado sem querer e você não tinha feito backup? Ou aquele computador que apresentou problema e perdeu todos os dados dos software? Com o software via internet não há esse problema. 

O sistema hospedado na nuvem fica em diversos servidores. Isso garante que além de poder resgatar ou acessar os dados a qualquer momento, a administradora não perderá suas informações mais importantes se um dos servidores falhar.

Além de tudo isso, a empresa não precisa se preocupar com atualizações e integrações, que são realizadas periodicamente de forma automática, sem atrapalhar os processos do dia a dia.

Software via internet como aliado ao novo normal

A pandemia de COVID-19 fez com que vários negócios mudassem seus modelos operacionais. O trabalho remoto surgiu como como alternativa, possibilitando a manutenção dos serviços e operação interna das administradoras de condomínios.

Ao adotar as práticas de home office, muitas empresas viram a necessidade de ter um software que possa ser acessado via internet. A tendência é que essa demanda se mantenha no “novo normal”, afinal as empresas começaram a entender os benefícios do trabalho remoto e podem começar a adotar essa prática de forma permanente.

O software via internet é um aliado ao novo normal e às empresas que desejam melhorias nos seus processos internos. 

Colaboradores podem continuar em distanciamento social

Tão importante quanto manter o atendimento aos seus condomínios, gestores de administradoras também devem prezar pela saúde de seus colaboradores. 

O distanciamento social ainda é a melhor maneira de se preservar contra o contágio por coronavírus. Por isso, as administradoras precisam focar em maneiras de viabilizar que seus funcionários se mantenham trabalhando em casa.

Com um software no desktop isso é dificultado, visto que o colaborador precisaria obrigatoriamente utilizar o computador no qual tem instalado o sistema. Se cometer um erro e precisar de um backup será necessário retornar a empresa para buscá-lo.

Já com uma solução na nuvem, os colaboradores podem ficar em casa mantendo o distanciamento social e sem qualquer preocupação com o sistema.

Mantém a administradora funcionando normalmente

Muitos locais tiveram dificuldades de se adaptar a esse novo formato de trabalho e alguns até precisaram congelar a atividade de determinados departamentos da empresa. Como foi algo que aconteceu de forma rápida, não houve tempo hábil para se adequar ao que era necessário para fazer home office.

Ao optar pelo software via internet, entretanto, bastaria possuir uma conexão estável com a internet em casa. Dessa forma, as demandas da administradora podem continuar sendo atendidas, sem grandes impactos ou atritos no serviço prestado aos condomínios.

É importante que as administradoras se mantenham atualizadas e usem a tecnologia disponível ao seu favor. Assim, pode haver otimização dos processos e flexibilidade no modelo de trabalho, além da economia que as aplicações em nuvem trazem para a administradora, já que o pagamento é realizado conforme a demanda necessária.

Mais ainda, é possível “manter a roda girando”. Ou seja, continuar as operações de vendas e relacionamento com clientes sem grandes impactos.

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios, Imobiliárias.

Nova call to action

Leitura Recomendada