Como funciona a manutenção de elevadores dos prédios?

Por: Time Superlógica3 Minutos de leituraEm 01/11/2022Atualizado em 01/11/2022

Considerado o meio de transporte mais seguro do mundo, o elevador promove conforto e facilita a vida dos moradores de um prédio. Mas para que o equipamento funcione corretamente e não aconteça nenhum imprevisto, é necessário realizar periodicamente a sua manutenção.

Seguir todas as normas técnicas e realizar os cuidados dos equipamentos as áreas comuns do condomínio são essenciais para evitar graves acidentes e transtornos aos moradores. Ao longo do texto, explicaremos como funciona cada tipo de manutenção de elevadores e a sua importância. Confira.

Tipos de manutenção de elevadores

Assim como qualquer equipamento, o elevador necessita de cuidados para desempenhar suas funções de forma eficiente. A manutenção de elevadores consiste no monitoramento, reparo ou troca de peças, evitando paradas e falhas que possam gerar transtornos e até colocar a vida dos moradores do prédio em risco. Para garantir o funcionamento seguro e a boa performance do equipamento, é obrigatório realizar sua manutenção preventiva e corretiva. 

Manutenção preventiva

Como o próprio nome já diz, a manutenção é feita para prevenir problemas que possam aparecer no elevador. Por meio de uma inspeção minuciosa feita periodicamente, as empresas especializadas realizam limpeza e lubrificação das engrenagens, troca de peças e ajustes gerais do elevador em manutenção. 

Além da questão operacional, a manutenção preventiva auxilia na redução de custos do condomínio. Por ser agendada antecipadamente, ela permite planejamento e uma projeção dos custos envolvidos. Dessa forma, o síndico sabe exatamente o valor que será investido, evitando o aumento da taxa condominial e gastos que não estavam previstos no orçamento.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é realizada após o elevador apresentar alguma falha no seu desempenho. Não existe um aviso prévio para essa manutenção, o que causa transtornos aos moradores do prédio. Afinal, até a reparação total do equipamento, seu uso fica impossibilitado.

O custo para a manutenção corretiva é muito maior quando comparado à preventiva. Sabemos que imprevistos acontecem, mas grande parte dessas falhas e panes podem ser evitadas com a prevenção do problema.

Manutenção preditiva

Essa manutenção se adianta até à manutenção preventiva. Sua função é detectar de forma antecipada qualquer falha que possa acontecer no equipamento. Ela é realizada através de equipamentos tecnológicos que avaliam a temperatura, pressão, vibração e outros fatores importantes na análise do funcionamento do elevador.

Locatário ou locador: quem é o responsável pelo pagamento da manutenção?

Conforme o inciso V do Art. 1.348 do Código Civil, compete ao síndico:

“V – diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores.”

Portanto, o síndico é o responsável pela contratação de empresas de manutenção de elevadores, assim como de qualquer equipamento que diz respeito a áreas comuns do condomínio. O locatário do imóvel faz o pagamento por meio da taxa condominial, em que constam todas as reformas e reparos feitos no prédio.

O valor médio da manutenção de elevadores em condomínios pode variar de acordo com a assistência solicitada e a condição do reparo. De forma geral, uma manutenção preventiva tem o preço médio de R$ 500 a R$ 800 por elevador, sem incluir as peças trocadas.

Legislação na manutenção de elevadores

A legislação para elevadores tem como objetivo proteger e garantir que os cuidados e manutenções necessários sejam realizados. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é o órgão responsável por orientar e exigir o cumprimento das regras referentes à manutenção de elevadores.

A principal norma técnica que dispõe sobre os requisitos de segurança para a construção e instalação de elevadores é a ABNT NBR 16858. Anteriormente a ela, estava em vigor a NBR 16.042, que precisou ser atualizada em julho de 2020 para assegurar mais segurança aos usuários desses equipamentos.

A norma técnica ABNT NBR 16083 dispõe sobre a manutenção de elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes. Por fim, existem as normas e leis municipais, que tendem a variar de acordo com aregião. A cidade de São Paulo, por exemplo, conta com a Lei Municipal nº 10.348/1987.

Essas normas técnicas estabelecem regras associadas ao uso de elevadores, assim como a sua manutenção preventiva e corretiva. Por isso, é obrigatório que o condomínio faça a manutenção regular dos elevadores, com a empresa de sua preferência.
A empresa de manutenção de elevadores deve ter registro nos órgãos competentes, como o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e a prefeitura da cidade em que está sediada. É esperado também que seus profissionais sejam especialistas na área, com capacitação adequada e experiência no mercado.

Leitura Recomendada