Minimercados dentro de condomínios

Por: Time Superlógica4 Minutos de leituraEm 14/12/2022Atualizado em 14/12/2022

Você já deve ter passado pela situação de estar preparando um jantar para a sua família e notar que está faltando algum ingrediente importante. Então, surge a questão: pedir por aplicativo e torcer para chegar rápido ou pegar o carro e se deslocar até o supermercado mais próximo? Com um minimercado dentro do condomínio, esses pequenos imprevistos podem ser resolvidos quase dentro de casa.

A implementação de um minimercado dentro do condomínio cria um novo serviço a poucos passos das residências, 24 horas por dia, 7 dias por semana. A facilidade ganhou holofotes durante a fase de distanciamento social da pandemia, quando as pessoas evitavam ir aos supermercados. Hoje, o setor tenta seduzir cada vez mais moradores, síndicos e gestores para continuar sua expansão.

Ao levar comodidade aos moradores e aproveitar áreas comuns subutilizadas, esses  minimercados podem até valorizar os imóveis do condomínio. Para entender melhor como funcionam, como fazer a instalação e conhecer as vantagens do serviço, separamos algumas informações importantes. Confira!

Como funciona um mercado em condomínio

Também chamado de micro market, minimercado, conveniência e outros nomes, o mercado em condomínio funciona de forma parecida com o convencional: o cliente vai até o estabelecimento e faz a compra, ahá poucos passos da sua casa.

O sistema do mercadinho em condomínio é totalmente autônomo e segue um conceito chamado de honest market mercado honesto, na tradução livre , modelo em que o cliente tem livre acesso aos produtos e faz o pagamento da sua compra por meio de máquinas de autoatendimento, sem o auxílio de caixas ou funcionários.

Algumas empresas contam com aplicativos para a consulta do estoque dos produtos disponíveis no mercado, com os respectivos valores. No momento da compra, basta o condômino escanear o produto pelo código de barras e efetuar o pagamento por meio do próprio aplicativo ou das máquinas de cartão que ficam no mercado.

As geladeiras com bebidas alcoólicas devem ter uma trava de segurança para garantir que menores de 18 anos não tenham acesso. Para liberar a compra, existem recursos em aplicativos ou nos próprios tótens de pagamento para a confirmação da idade do morador.

Em geral, a empresa contratada também faz o monitoramento do local por meio de câmeras instaladas em diversos pontos do ambiente. Assim, é possível verificar a faixa etária dos clientes que estão adquirindo bebidas alcoólicas, registrar eventuais furtos e monitorar outras ocorrências no mercado.

Em média, a reposição dos produtos é feita duas vezes por semana, mas pode ter maior ou menor frequência de acordo com a demanda do condomínio. 

Implementação do minimercado no condomínio

Antes de implementar um mercado no condomínio, o síndico deve avaliar previamente o interesse dos condôminos por esse serviço. Havendo boa aceitação, deve-se estudar as empresas que prestam a instalação do mercado na região e realizar uma cotação. 

Com o orçamento em mãos, o síndico deve apresentar a proposta em uma assembleia e solicitar a votação dos condôminos para a decisão. De acordo com a nova redação dada pela lei nº 14.105, de 12 de julho de 2022, no Código Civil, a mudança da destinação de uma área comum de um condomínio deve ser aprovada por dois terços dos condôminos.

Ou seja, para um mercado ser instalado em uma área comum do condomínio, a aceitação precisa ser de, no mínimo, dois terços dos moradores. Além disso, é indicado verificar se o condomínio tem a autorização para o funcionamento de um espaço comercial em sua convenção.

As empresas devem realizar uma visita técnica com um arquiteto para avaliar o espaço do condomínio e elaborar o projeto. Após a negociação, proposta e aprovação, os responsáveis iniciam a implementação do mercado no condomínio. 

Tipos de mercado para condomínio

Os formatos dos mercados podem variar de acordo com o espaço livre para a instalação e com a empresa de serviço escolhida. O mercado em condomínio tem o intuito de simular uma compra em um minimercado convencional. Geralmente, não é preciso um espaço muito grande para a instalação, podendo ser um depósito desativado ou uma área que comporte um contêiner, por exemplo.

São instaladas prateleiras e geladeiras com diversos alimentos, como frutas e legumes, produtos não perecíveis, bebidas, sorvetes, chocolates, entre outros. Como já vimos, o morador escolhe os produtos e depois faz o pagamento em um sistema de autoatendimento.

De certa forma, os mercadinhos de condomínio são uma evolução das vending machines, aquelas máquinas de venda automática em que o usuário paga primeiro e depois seleciona o que quer comprar, mas com uma quantidade e variedade de produtos muito mais limitada que a dos minimercados.

Vantagens de um mercado condominial

Ter um mercado 24 horas a poucos passos de casa é uma grande vantagem. Mas não a única:

Praticidade e conforto para os moradores

A praticidade de poder comprar e receber um produto de última hora é um dos principais benefícios desse serviço. Além disso, o serviço poupa tempo e gasolina com o deslocamento até o mercado mais próximo, uma facilidade nos momentos em que o morador precisa apenas de um produto essencial do dia a dia.

Valorização do imóvel

A existência de um mercado no condomínio pode ser um diferencial útil e interessante para os moradores e, como tal, agregar valor a seus imóveis. Para quem investe no mercado imobiliário com o intuito de vender ou alugar, o minimercado tende a incrementar o valor de revenda ou locação.

Segurança

Como os minimercados estão dentro dos condomínios, os moradores não precisam se preocupar com a segurança na hora de realizar a compra.

Por outro lado, o minimercado é um espaço com muitos itens de valor que pode atrair o interesse de quem não mora no local. Por isso, ter um bom controle de quem entra no condomínio se torna ainda mais importante. Para isso, uma das soluções mais eficientes, completas e modernas do mercado é o software de controle de acesso da Superlógica. Por meio de tecnologias combinadas, o sistema gerencia não apenas a entrada de pessoas, mas também o fluxo de veículos, a chegada e a notificação de encomendas, entre outras possibilidades.

4 vantagens do nosso controle de acesso para portarias

Distanciamento social

Também não é demais lembrar que, durante a fase crítica da pandemia, a maioria da população não se expôs às aglomerações dos supermercados convencionais. Dadas as incertezas sobre o surgimento de novas cepas e outros vírus com capacidade de contágio global, não está descartada a possibilidade de o mercadinho de condomínio voltar a ter o papel estratégico que teve no biênio 2020-21.

Lucro para o condomínio

Algumas empresas dessa modalidade de serviço fornecem um percentual do lucro arrecadado para o condomínio. É uma forma de conseguir um valor a mais para ser revertido em benfeitorias nas áreas comuns ou em reserva de caixa para o condomínio.

Leitura Recomendada