Inadimplência em assinaturas: suspenda os serviços e recupere suas receitas

Por: Vanessa Araujo5 Minutos de leituraEm 25/03/2019Atualizado em 26/03/2019

Falar de inadimplência dentro de negócios recorrentes é um tema espinhoso, mas que merece toda a atenção. Sua empresa recebe por meio da recorrência de pagamentos? Então, é preciso ficar de olhos bem abertos para evitar que clientes se tornem inadimplentes.

Afastar grandes prejuízos no fluxo de caixa e recuperar o mais rápido possível as receitas em atraso estão na pauta do dia de todo gestor que lida com cobranças recorrentes – como é o caso de assinaturas.

Para isso, um dos caminhos mais eficazes é evitar que uma porcentagem alta de clientes deixem de realizar seus pagamentos em dia. Mas, quando o atraso já aconteceu, você deve considerar, em algum momento, suspender o acesso.

Ter uma funcionalidade em seu sistema de gestão que permita suspender automaticamente os serviços é indispensável. Ainda mais porque essa é uma ação que deve ser tomada nos casos mais críticos, mas que deve ser muito bem equilibrada com a geração de cobranças.

Quer saber como configurar a suspensão e os cancelamentos automáticos, baseado na inadimplência do cliente? E também como melhorar suas conversões e recuperar pagamentos em atraso?

A Superlógica te conta como!

Inadimplência em negócios recorrentes: como lidar?

Saber lidar com a inadimplência é um desafio em todos os segmentos do mercado.

E a atual conjuntura financeira mostra que, de forma generalizada, o número de consumidores com contas em atraso atingiu 62,6 milhões de brasileiros, em 2018, segundo um levantamento do Indicador de Inadimplência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Os dados apontaram um aumento na ordem de 4,41%, em comparação com 2017, o maior desde 2012.

Sem dúvidas, as empresas precisam lançar mão de estratégias para administrar este cenário. A dica de ouro é: seja rápido, não espere o comprometimento do seu fluxo de caixa para começar a agir.

O primeiro passo é ter um bom sistema de gestão de assinaturas e pagamentos recorrentes responsável por automatizar o processo de cobranças e pagamentos.

O Superlógica pode lhe ajudar a acompanhar todos os números, criando estratégias e ações para evitar prejuízos mais graves. O sistema irá se encarregar de todos os processos: do faturamento recorrente à emissão de notas fiscais, passando, é claro, pela régua de cobrança, fundamental para o controle da inadimplência.

Além disso, no Superlógica existe um painel de inadimplência, mostrando a situação geral dentro do negócio.

Conhecendo e acompanhando o processo mais de perto, é possível identificar tendências e traçar estratégias que podem salvar o seu fluxo de caixa.

Para os casos mais sérios de inadimplência, avalie o momento de propor um acordo – entenda como fazer acordos dentro do Superlógica – ou contratar uma assessoria de cobrança.

Suspensão do acesso a serviços recorrentes em casos de inadimplência

Quem trabalha no modelo de assinaturas, pode considerar que a suspensão do acesso do cliente inadimplente seja realizada em algum momento.

Essa é uma solução perfeitamente cabível e comum nos dias de hoje. Entretanto, cada negócio deve entender seus clientes e buscar o ponto de equilíbrio entre acesso ao serviço x pagamento.

Mas se sua empresa já oferece um serviço pré-pago com suspensão automática do serviço por falta de pagamento, tenha cuidado com a geração de cobranças. Isso porque a dívida só existe caso o cliente tenha acesso ao serviço.

Então, para equilibrar todas essas tarefas, conte com um sistema de gestão que possa se encarregar de tudo isso de maneira eficiente.

Como suspender o acesso pelo Superlógica Assinaturas

No Superlógica Assinaturas você pode suspender e cancelar automaticamente um cliente, baseado no número de dias da inadimplência. É possível disparar via webhook para o seu sistema, aplicativo ou plataforma, um gatilho para a interrupção do serviço.

Você define em quantos dias um cliente será congelado ou desativado e parametriza também as mensagens de suspensão e cancelamento que o cliente vai receber por e-mail ou irá visualizar quando for acessar a área do cliente.

Veja um exemplo de mensagem que você pode inserir na tela.

tela de bloqueio e cancelamento

Você também pode configurar uma mensagem na qual o usuário é avisado com antecedência sobre a suspensão/cancelamento e pode imprimir o boleto em atraso.

Tela de aviso sobre suspensão e cancelamento

Tela 2 de aviso sobre suspensão e cancelamento

No Superlógica Assinaturas também há a possibilidade de adicionar ao cadastro do cliente exceções para que ele não receba as notificações planejadas na régua de cobrança.

Com a ajuda do Superlógica Assinaturas, você automatiza as ações contra a inadimplência e simplifica os processos. Se preocupe apenas com o que realmente importa na gestão da sua empresa.

Quando fazer suspensão ou cancelamento automático?

Veja algumas dicas para estruturar uma estratégia de suspensão de serviços para os casos de atrasos no pagamento por períodos maiores.

  • 5 dias de atraso – aparece mensagem na plataforma avisando sobre a pendência. Nesse caso é dada a possibilidade de pagar, enviar comprovante ou avisar responsável;
  • 15 dias de atraso – suspensão do serviço;
  • 45 dias de atraso – cancelamento automático do serviço.

Comunique a suspensão da melhor forma

Inadimplência é coisa séria, mas o foco do gestor deve estar sempre em trazer o seu cliente de volta.

Se você ainda não suspende de forma automática, comece devagar e vá fazendo ajustes.

Mas é claro que a suspensão tem de ser comunicada da melhor forma possível. Por isso, você deve aproveitar o envio de cada mensagem para recuperar as receitas em atraso.

Se possível, envie o boleto ou ofereça uma área na qual o cliente poderá atualizar os dados do cartão de crédito.


Nova call to action

Recupere os pagamentos atrasados: melhore a performance no cartão de crédito

Outro ponto importante é que a sua plataforma deve estar integrada a gateways ou facilitadores de pagamento que trabalhem com cartão de crédito recorrente.

No Superlógica Assinaturas você poderá acompanhar a performance dessas cobranças e recuperar as receitas em atraso por meio de retentativas inteligentes de cobrança, que funcionam de maneira automática quando ocorrer uma falha temporária ou permanente.

Outra atitude indispensável é no sentido de melhorar as taxas de conversão das transações.

Controle a inadimplência: ofereça opções de autoatendimento ao seu cliente

Um aliado para combater o fantasma da inadimplência é oferecer ao cliente opções de autoatendimento, nas quais ele tenha acesso a todas as suas informações financeiras.

O Superlógica disponibiliza uma área do cliente, na qual fica alocado todo o histórico financeiro, além de notas fiscais, dados cadastrais, entre outras informações, sendo possível acessá-la facilmente de qualquer dispositivo conectado à internet.

Nessa área o seu cliente poderá:

  • Alterar dados cadastrais, como nome, e-mail e endereço;
  • Alterar a forma de pagamento;
  • Pesquisar faturas em aberto e pagá-las (segunda via de boleto);
  • Consultar histórico de faturas já liquidadas;
  • Consultar notas fiscais emitidas;
  • Ver pedidos avulsos realizados;
  • Ver os planos contratados, cancelar ou contratar novos;
  • Enviar solicitações ao financeiro (via aplicativo de tickets).

Essa é uma atitude que além de melhorar o fluxo de caixa, também impacta positivamente na rotina de trabalho do seu departamento.

Minimize a inadimplência por esquecimento com uma régua de cobrança

Uma excelente forma de minimizar a inadimplência por esquecimento é contar com uma régua de cobrança efetiva. Crie mensagens periódicas e distintas de acordo com o vencimento da fatura, entrando sempre em contato com seus clientes por e-mail, telefone, mensagem por WhatsApp, SMS ou carta impressa.

Ter uma régua de cobranças automatizada é indispensável se sua empresa trabalha com boleto bancário, principalmente se o ticket médio for baixo.

Acompanhe os números da inadimplência diariamente

É importante também acompanhar os números de maneira frequente, verificando a situação dos seus clientes e, no caso de inadimplência, identificar os motivos dos atrasos de pagamentos.

Acompanhe dentro do Superlógica:

  • Valor total de inadimplência (atualizado com multas e juros) x pequenos atrasos (até 5 dias);
  • Número total de clientes da base x número total de clientes inadimplentes;
  • Total de cobranças em aberto;
  • Gráfico de aging (volume financeiro por períodos de atraso).

Conheça também o que levar em conta antes de contratar uma plataforma de pagamento recorrente.
E por fim, saiba quais são 7 boas práticas de gestão de assinaturas que você deve adotar hoje.

 



Leitura Recomendada