Como acompanhar a performance das cobranças recorrentes com cartão de crédito?

Por: Vanessa Araujo4 Minutos de leituraEm 18/09/2018Atualizado em 30/10/2020

Nos negócios recorrentes, a previsibilidade de receita é um aspecto fundamental. E para garantir um fluxo de caixa saudável, é imprescindível ter um sistema de gestão financeira adequado para a recorrência.

Principalmente quando o assunto é cobrança recorrente com cartão de crédito, é indispensável contar com um software que apresente os dados relacionados ao desempenho das cobranças, em tempo real.

E sabe porque acompanhar a performance das cobranças recorrentes com cartão de crédito é tão importante?

Na recorrência, uma falha ocasionada no processamento de um cartão de crédito pode ocasionar o churn involuntário, ou seja, a exclusão de um assinante da base sem que esse cancelamento tenha partido da vontade do cliente em desistir da assinatura.

Um volume grande de churn involuntário pode acarretar problemas na arrecadação dentro de um determinado período e mesmo colocar em risco a existência do negócio.

Quem recebe pagamento recorrente, assinatura ou mensalidade, por exemplo, pode contar com um ERP recorrente que, entre outras funções, faz a integração com os meios de pagamento e torna todo o processo de cobrança automatizado e inteligente, inclusive quando ocorrem erros nesse fluxo.

Como acompanhar a performance das cobranças com cartão de crédito?

Uma das grandes preocupações das empresas que usam o cartão de crédito como modalidade de pagamento é ter de lidar constantemente com as falhas.

Essas falhas podem ser de natureza temporária ou permanente e devem ser identificadas em tempo hábil para que providências sejam tomadas.

Para auxiliar nesse dia a dia, no sistema de gestão financeira do Superlógica é possível acompanhar o processamento das cobranças em uma tela que mostra como está a taxa de aprovação e a performance das cobranças.

Tela do Superlógica taxa de aprovação e performance das transações com cartão de crédito

Tela do Superlógica mostra taxa de aprovação e performance das transações com cartão de crédito

Também é possível visualizar o quanto as taxas de falhas e sucesso representam em valores financeiros.

Esta tela mostra, ao mesmo tempo, o percentual de conversão dos cartões de crédito em receita e a escala de performance.


Nova call to action

 



Como está a performance das suas cobranças com cartão de crédito?

Para negócios recorrentes e assinaturas, é recomendável que a performance do processamento dos cartões alcance uma taxa igual ou superior a 95% para ser considerada excelente.

Dessa forma, o gestor precisa acompanhar as variações dessas taxas para que seja possível tomar uma ação imediata nos casos de eventuais distanciamentos desse cenário ideal.

O Superlógica utiliza esta escala de performance:

  • 95% ou mais = Excelente
  • Entre 90% e 94.99% = Muito bom
  • Entre 85% e 89.99% = Bom
  • Entre 70.1% e 84.99% = Regular
  • Entre 65% e 70% = Ruim
  • Menos de 65% = Muito ruim

Como a taxa de aprovação é calculada?

Dentro do Superlógica, a taxa de aprovação de cobranças com cartão de crédito considera a receita total transacionada.

A taxa de aprovação leva em consideração a forma de recebimento das cobranças e não dos clientes. Se uma cobrança estiver com a forma de pagamento cartão de crédito e der erro (exibindo na tela de taxa de aprovação) e a forma de pagamento do cliente for boleto, a cobrança não será reprocessada e o erro vai persistir na tela. Será preciso alterar a forma da cobrança para boleto ou do cliente para cartão de crédito processando automaticamente.

Raio-x da tela de taxa de aprovação de cartão de crédito

No Superlógica, a funcionalidade da taxa de aprovação de cartão pode ser acessada no menu principal, dentro da aba Clientes.

Na tela é possível acompanhar a variação do mês atual, anterior, dos últimos 30, 90 ou 180 dias ou escolher manualmente qualquer outro período para a análise.

A partir disso, o sistema mostra os valores obtidos nas transações feitas com sucesso e o montante financeiro representado pelas transações que falharam.

Para seguir para as cobranças com falha, por exemplo, basta clicar nos números.

Por que você precisa se preocupar com a performance?

Como já falamos aqui, os negócios recorrentes têm a previsibilidade de receita sua base fundamental.

Um sistema de gestão como o Superlógica está preparado para melhorar as taxas de conversão das transações no cartão de crédito.

Como isso é possível?

Por meio de retentativas inteligentes de cobrança. Essas retentativas ocorrem quando o sistema tenta processar o pagamento e por algum motivo ocorre uma falha. Diante dessa falha, o sistema continua tentando efetuar a cobrança, em dias diferentes e de acordo com o status da do cartão.

Essa opção garante o recebimento em casos de falhas temporárias e reduz o churn involuntário.

Nos casos de falhas permanentes, as retentativas são interrompidas. No Superlógica, existem diversas estratégias diferentes de retentativas, que ocorrem depois do retorno do adquirente.

Se as falhas persistirem, o sistema inicia uma comunicação por e-mail solicitando ao cliente que o cartão de crédito seja substituído. Essa estratégia de relacionamento também oferece a troca da opção de pagamento e, nesse caso, um boleto bancário é gerado.

Novas funcionalidades

Para facilitar a visualização do processamento diário das transações, em breve o Superlógica vai incorporar outras funcionalidades como:

  • Acompanhamento das transações que apresentaram falhas subdivididas entre temporárias e permanentes;
  • Comparativo financeiro das transações com sucesso x transações com falha;
  • Comparativo da taxa de recebimento entre as modalidades de cartão de crédito e boleto bancário;
  • Relatórios e gráficos da evolução das taxas de processamento dos pagamentos com cartão de crédito.

Fique atento às boas práticas para cobrança com cartão de crédito

Para evitar perder um número significativo de assinantes a cada mês com um alto índice de transações negadas no cartão de crédito, é necessário usar medidas apropriadas aos negócios recorrentes.

Com um bom sistema de gestão e algumas medidas simples, é possível economizar tempo e diminuir o risco de perda exponencial de receita.

Veja algumas dicas rápidas:

  • Considerando que o risco de fraude em negócios recorrentes é baixo, elimine o sistema anti-fraude para diminuir o churn involuntário;
  • Aumente as chances de efetivar as cobranças trabalhando com múltiplos adquirentes;
  • Tenha um bom gateway para processar as retentativas em múltiplos adquirentes. Mas fique atento à forma de cobrança desse fornecedor: se por número de tentativas ou por conversões com sucesso.

Saiba mais sobre como diminuir o volume de transações negadas no cartão de crédito.
Conheça também as boas práticas financeiras que podem otimizar a rotina em uma empresa que recebe receita por assinaturas.

 



Leitura Recomendada