Esteira digital na prática: como digitalizar o processo de locação

Por: Jessica Moraes3 Minutos de leituraEm 15/03/2022Atualizado em 07/07/2023

A esteira digital de locação é um recurso que torna a jornada de locação de um imóvel mais simples para todas as partes envolvidas: imobiliária, corretores, proprietários e locatários.

A grande notícia que vamos apresentar neste post é que, agora, a gestão dessa jornada pode ser feita, do início ao fim, com apenas uma assinatura. Isso é possível graças à integração entre dois softwares usados ao longo do processo.

Nova call to action

Continue a leitura para saber como!

O que é esteira digital?

Esteira digital de locação é um recurso que digitaliza o processo de locação de imóveis de ponta a ponta. A esteira contempla:

– assinatura da opção de locação,
– o cadastro do imóvel no sistema,
– o agendamento de visitas;
– as etapas de análise,
– a contratação do seguro,
– vistoria do imovel e
– geração e assinatura do contrato.

Nova call to action

Com a fusão entre Arbo e Superlógica, as imobiliárias podem obter essa esteira completa contratando apenas um sistema, que já contempla CRM e ERP. A saber:

  • CRM: é a sigla de customer relationship management, que quer dizer gestão de relacionamento com o cliente. No ramo imobiliário, chamamos de CRM o software que gerencia dados, contatos e interações entre a equipe da imobiliária e seus clientes (proprietários e locatários);
  • ERP: sigla para enterprise resource planning, é um sistema de gestão integrado. Nas imobiliárias, o software ERP centraliza a gestão financeira e dos contratos de locação.

O produto da Arbo e Superlógica é a única esteira digital de locação completa, o que proporciona uma experiência de locação 100% digital para os clientes e torna o processo — entre o contato inicial e a assinatura do contrato — muito mais veloz.

Como funciona a esteira digital?

A esteira digital organiza o fluxo de locação, separando a jornada em etapas e dando à imobiliária total controle sobre o seu andamento.

A seguir, apresentamos as fases da esteira digital de locação para você entender como ela funciona na prática.

Cadastro e busca do imóvel

  • Cadastro do imóvel no CRM (feito pelo corretor captador ou proprietário);
  • Busca ao imóvel no site da imobiliária (feita pelo locatário);
  • Atendimento do lead em até 30 minutos (feito pelo corretor mediador);
  • Envio do link do imóvel ao lead interessado (feito pelo corretor mediador).

Proposta e gestão do fluxo de trabalho

Cada imóvel possui um link de proposta vinculado ao corretor e todo o fluxo de proposta pode ser feito online, em poucos cliques. Após o envio, a gestão é feita diretamente pelo CRM, com total autonomia da imobiliária.

Análise

A análise de crédito para cotação do Seguro Fiança Locatícia e garantias é feita com apenas um clique. A partir das informações obtidas, a oferta da seguradora mais vantajosa para o contrato ocorre diretamente no CRM, em poucos segundos.

Já a análise da imobiliária, uma etapa de aprovação que traz segurança e confiabilidade no processo, pode ser feita da forma em que a empresa achar melhor.

Aceite e documentação

Com a proposta pré-aprovada, um e-mail é enviado ao proprietário do imóvel para que ele possa aprová-la, recusá-la ou apresentar uma contraproposta.

Após o aceite do proprietário, um pedido de envio de documentos é enviado ao locatário para que o contrato seja confeccionado e o processo tenha andamento.

Geração do contrato

Nessa etapa, o agente imobiliário tem a possibilidade de exportar as informações do cliente, ímóvel e proprietário para o ERP, para o pré-preenchimento do cadastro. Isso é feito com apenas um clique.

Com o contrato gerado, basta adicionar apenas as informações específicas para a assinatura.

Vistoria

A imobiliária agenda a vistoria do imóvel e realiza a gestão pela plataforma. As vistorias podem ser realizadas pelo vistoriador da imobiliária ou terceirizadas através da Rede Vistorias e outros parceiros da Superlógica.

Os laudos das vistorias são emitidos diretamente pela plataforma e podem ser assinados de forma eletrônica.

Contratação do seguro incêndio

A contratação do seguro incêndio, obrigatório nos contratos de aluguel, pode ser feita na própria plataforma.

Assinatura eletrônica do contrato

Com a DocuSign, recurso integrado à plataforma Superlógica, é possível assinar todos os documentos do contrato de locação de forma eletrônica, montando um envelope virtual com os documentos a serem assinados e acompanhando tudo direto pela plataforma.

Como implementar a esteira digital de locação na sua imobiliária?

Com a fusão entre Arbo e Superlógica, os melhores CRM e ERP para imobiliárias do mercado, você pode ter acesso à esteira digital de locação completa com apenas uma assinatura.

Esse recurso traz vantagens para a própria imobiliária, que terá uma gestão dos leads e contratos muito mais ágil, mas também para seus clientes, pois o recurso leva a um aumento significativo na eficiência do atendimento.

Quer ter acesso a essa ferramenta? Converse com um de nossos consultores. 

 

Leitura Recomendada