Dicas básicas para fazer controle de contratos de locação

Dicas básicas para fazer controle de contratos de locação

Durante a era da transformação digital, transferimos a gestão imobiliária para a nuvem. Agora estamos nos concentrando em levar esse conceito de empresa inteligente aplicando tecnologias inovadoras, como inteligência artificial, aprendizado de máquina, aplicativos, Internet das Coisas (IoT) e análise. Isso ajuda a automatizar as tarefas repetitivas e permite que os funcionários se concentrem em tarefas de maior valor.

É importante levar essas tecnologias inteligentes as imobiliárias para que possamos desenvolver a melhor gestão e otimização de processos da rotina imobiliária.

Ao melhorar a experiência do consumidor e permitir que os funcionários interajam com aplicativos por meio de qualquer dispositivo, podemos melhorar a forma como uma empresa se envolve com seus funcionários. Isso se aplica às operações das imobiliárias, sejam internas e externas para reduzir o custo da aquisição de talentos, aumentar a retenção e diminuir os custos de treinamento.

Escolha bem os seus sistemas empresariais

Uma experiência de usuário consistente, moderna e intuitiva deve ser uma das principais prioridades. Os sistemas devem ser fáceis de usar e apoiar nosso modo natural de comunicação. Eles também devem automatizar tarefas repetitivas e fornecer suporte de decisão aos usuários para aumentar a eficiência.

Não importa  o quanto as condições econômicas tenham mudado, os profissionais do mercado imobiliário podem se posicionar para maximizar sua renda e capturar oportunidades de crescimento.

Para ter uma rotina mais produtiva na imobiliária é importante utilizar ferramentas para ajudar a sua equipe a desempenhar tarefas e facilitar os processos internos.

Fizemos uma seleção das 4 ferramentas que sua imobiliária precisa ter para fazer a gestão dos processos administrativos e financeiros.

#1 Plataforma de Gestão Financeira para imobiliárias

Tem se tornado muito comum utilizar softwares para otimizar o trabalho nas empresas e aumentar a produtividade das equipes. Os sistemas também tem sido muito utilizados por imobiliárias para tornar o negócio mais rentável e facilitar as principais tarefas do dia a dia.

O ERP para imobiliárias é um ótimo exemplo de software que está sendo muito utilizado pelas imobiliárias.

Banner - Dicas básicas para fazer controle de contratos de locação

A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning e significa “Planejamento dos recursos da empresa”. Esse tipo de sistema é desenvolvido especialmente para o mercado de imóveis, tanto locação quanto venda, e tem como objetivo organizar a empresa e torná-la mais produtiva.

#2 Eficiência na gestão de contratos de aluguel e vendas de imóveis

Realizar a gestão dos contratos de venda é um desafio para boa parte das imobiliárias. Controlar o que precisa ser seguido em cada contrato e se planejar para realizar recebimentos e repasses referentes a venda de imóveis torna-se muito difícil quando não existe uma automação do processo.

Por isso, para ganhar eficiência no processo de gestão dos contratos de venda é válido contar com um software de gestão financeira para imobiliária que permita cadastrar cada um dos contratos e tornar automática as atividades referentes a cada um deles.

Assim, é fácil visualizar o fluxo do seu caixa e estimar as metas e receitas de venda para um período, além de evitar trabalhos posteriores a equipe solucionando problemas referentes aos contratos.

#3 Facilidade para gerar a DIMOB

A DIMOB é uma declaração que precisa ser enviada anualmente à Receita Federal a respeito de todos os rendimentos da sua imobiliária. Geralmente leva tempo e trabalho de todos os membros da equipe, incluindo o time comercial, ou então é terceirizada a um contador a qual irá gerar custo.

Porém, se você contar com um sistema de gestão financeira para imobiliárias, a DIMOB será gerada automaticamente sem erros, pois utiliza as notas fiscais da sua empresa que já constam na base de dados do software para gerar o documento de forma precisa. Isso significa uma grande economia de tempo da sua equipe e maior precisão na sua declaração, evitando que sua imobiliária pague multas.

Banner - DIMOB

#4 Relatórios gerenciais completos

Outra tecnologia que pode ajudar muito a sua equipe comercial a ser mais eficiente e ainda aumentar controle sobre locações e vendas de imóveis, é a possibilidade de gerar relatórios gerenciais completos. Com um software imobiliário fazer isso é muito simples, basta alguns cliques para organizar as informações que já estão incluídas no sistema como mês de consulta, proprietário e/ou locatário e pronto, relatório gerado.

Isso é ótimo para as vendas de imóveis, pois é possível verificar o faturamento, preço médio, inadimplência, entre outros itens importantes para medir a eficiência do time de vendas.

Conclusão

Com todo esse conteúdo você já garante o sucesso da gestão na imobiliária. Lembre-se de executar cada etapa e conte com um software de gestão de contratos desde o início do seu negócio para garantir um trabalho produtivo, evitar esquecimentos e até inadimplência.

A tecnologia é uma ótima ferramenta para evitar erros ou qualquer outro problema que possa afetar a sua análise financeira. Com um software imobiliário é possível utilizar indicadores de desempenho e tornar as rotinas internas mais dinâmicas, simplificando o processo decisório e a gestão financeira imobiliária. Sua empresa se torna mais preparada para o ano e seu fluxo de caixa fica organizado.

A Superlógica Imobiliárias é uma Plataforma de Gestão Financeira de Locação e Vendas. Ajudamos imobiliárias que querem otimizar suas rotinas, oferecer mais qualidade para os locatários e proprietários e se posicionar no ambiente online de forma competitiva.





Compartilhar

Comentários

comentarios