Evite erros manuais e repetitivos com um ERP completo para imobiliárias

Por: Thawnee de Oliveira4 Minutos de leituraEm 28/02/2019Atualizado em 29/03/2022

Não tem como se negar que, o trabalho manual é o principal culpado por todas as dores de cabeça, enfrentados diariamente na sua imobiliária.

Para alimentar as planilhas, é preciso que seja desprendido um longo tempo da sua equipe, para digitar e conferir se as informações estão sendo cadastradas corretamente, além de atualizar os dados diariamente e verificar se os cálculos estão sendo feitos de forma correta.

Por vezes fórmulas dão erro, números são digitados erroneamente e ninguém percebe, além dos dados ficarem desatualizados. Fora que não existe integração das informações ao resto da equipe, uma vez que cada parte fica alocado no computador do responsável por determinada atividade, o que prejudica ainda mais a produtividade e compartilhamento de informações importantes.

Faça um mapeamento das falhas que ocorrem na sua imobiliária e tente compreender com a sua equipe do porque a mesma está acontecendo. As chances desses erros, estarem ocorrendo devido a uma ferramenta que atrapalha e causa mais sobrecarga, são altas.

Um ERP completo para imobiliárias

Existem diversos softwares de gestão imobiliária no mercado. Alguns deles, assim como as planilhas, estão presos em tecnologias que a muito tempo já foram inutilizadas e (ainda) são instalados em desktops.

Com a transformação digital e a explosão da tecnologia em nuvem, surgiu um novo modelo de sistema imobiliário: o ERP. Em linhas gerais, essa sigla significa algo próximo à “Planejamento de Recursos Empresariais”. Ou seja, sua principal proposta é centralizar em uma única plataforma todos os dados e informações da sua empresa, melhorando o controle e possibilitando uma visão mais ampla do seu planejamento estratégico.

Guia-Sistema-Imobiliario

Por qual razão um ERP é o maior aliado da minha imobiliária

Um sistema ERP para imobiliárias é desenvolvido especificamente para o seu modelo de negócio. Ao contrário das planilhas, que são generalistas e nada moldáveis, um software imobiliário que segue esse modelo, é feito para atender a todas as necessidades e processos imobiliários.

Cada funcionalidade, foi feita estudando e compreendendo as maiores dores de toda equipe que trabalha no mercado imobiliário. Além do mais, ele é feito para ajudar a resolver antigos problemas já conhecidos de todo gestor.

Benefícios de utilizar uma plataforma ERP

As principais vantagens são, obviamente, a possibilidade de centralizar todas as informações em uma única plataforma e a automação de processos. Isso permite que a sua equipe não fique mais sobrecarregada e possa dar ênfase a outras atividades importantes da sua imobiliária.

Mas um sistema ERP completo para imobiliárias oferece diversas outras vantagens para o seu negócio. Confira com mais detalhes quais são os principais atrativos de um software para imobiliárias:

#1 Agilidade e mobilidade:

Todo o sistema é alocado em tecnologia em nuvem, ou seja, não é necessário mais utilizar pendrives ou servidores próprios para armazenar e compartilhar as informações. Por ser 100% online, todas os dados são atualizados em tempo real, permitindo que toda a sua equipe acesse quaisquer dados necessários, para a realização dos principais processos. Além disso, é possível que o sistema possa ser acessado de qualquer lugar, mesmo longe da imobiliária.

#2 Segurança:

Qualquer desktop está em risco de pegar algum vírus, que pode destruir todas as informações da máquina e pior: vazar dados confidenciais dos seus clientes. Quando um sistema é em nuvem, os dados são guardados por várias camadas, de variados níveis de segurança. Essas chaves são atualizadas diariamente, mantendo as informações confidenciais sempre seguras.

#3 Acessibilidade:

As planilhas são muito mais suscetíveis a perdas de informações e preenchimento incorreto dos dados. Com um sistema ERP, esse risco é praticamente eliminado. Os dados são salvos automaticamente, e, caso algum servidor apresente defeito, outro já entra em ação imediatamente, tudo para garantir que o seu trabalho não será afetado ou prejudicado.

#4 Atualização de recursos:

Essa é de longe uma das maiores vantagem de um ERP para imobiliária. Os sistemas desktops, rapidamente ficam obsoletos e desatualizados. Para obter as novas atualizações, ou melhorias, é preciso pagar uma outra licença, que sai bem salgada por sinal. Já no modelo de negócio do ERP, as ferramentas são atualizadas e melhoradas diariamente, sem custo algum para a sua imobiliária. E, quando uma nova ferramenta é desenvolvida, a mesma já fica disponível automaticamente no seu sistema. Prático, não?

#5 Automação de processos:

Esse benefício foi a maior inovação que um ERP conseguiu agregar ao mercado imobiliário. Isso se deve ao fato de que, esse tipo de sistema, possui ferramentas que fazem os principais processos, com a mínima intervenção humana, ou por vezes, sem a necessidade de uma. Não é preciso mais perder horas e dias para realizar alguns processos críticos e recorrentes da sua imobiliária.

#6 Integração:

O sistema conta com uma ferramenta que permite ao ERP da imobiliária se integrar a outros sistemas, facilitando o cruzamento de informações e centralizando o máximo possível de dados em uma única plataforma. CRMs para captação de novos clientes, aplicativos para vistorias, aplicativos para locatários e proprietários, entre outros, podem ser integrados ao seu sistema de gestão, facilitando o trabalho da sua equipe.

Banner - Gestão de locação

O ERP é a solução definitiva para os problemas da minha imobiliária?

O ERP vai trazer agilidade e otimização para as rotinas do seu negócio. Se antigamente certas atividades, demoravam horas, ou por vezes até dias, para serem concluídas (e ainda com grandes chances de existirem falhas). Agora tudo pode ser feito em minutos, com mínima necessidade de intervenção da sua equipe administrativa.

Além de automatizar rotinas, ele também centraliza todas as informações em uma única plataforma. Isso melhora não apenas a produtividade, mas também a gestão do seu negócio, uma vez que todos os dados pertinentes para o planejamento estratégico, podem ser visualizados facilmente.

Como otimizar os processos da minha imobiliária?

Para trazer otimização para a rotina do seu negócio, é preciso “sair da caixinha” e apostar em inovação.

O mercado imobiliário é um dos nichos mais conservadores e resistentes a mudanças. Porém, para se manter relevante no negócio e ainda atrair mais clientes, é preciso estar disposto a mudar a forma de pensar e de trabalhar. Portanto, se você quer realmente transformar a sua imobiliária, em uma imobiliária do futuro, isso só será possível através da tecnologia.

Por isso, automatizar é fundamental

A automação é a transformação digital do século. Isso porque, através dela, atividades que antes demoravam muito tempo para serem concluídas, agora são realizadas em questão de minutos.

Essa tecnologia permite que a sua equipe consiga ter facilidade e rapidez na conclusão de processos, além de tirar a sobrecarga de processos manuais e repetitivos. Dessa maneira, outras ações importantes para o crescimento da sua imobiliária, como a prospecção de novos clientes, podem ter mais atenção e foco para serem executadas.

Conclusão

Em um negócio que deseja obter crescimento e lucro, querer continuar preso no passado, com ferramentas jurássicas, não é possível. As novas tecnologias estão no mercado, exatamente para auxiliar e trazer inovação nos aspectos mais cruciais de qualquer negócio.

Portanto, somente contando com as ferramentas certas de um  ERP completo para imobiliárias, o seu negócio conseguirá crescer e se destacar da concorrência.





Assuntos relacionados:

Leitura Recomendada