Conteúdos de educação online para a quarentena

Por: Heloísa Santos7 Minutos de leituraEm 26/03/2020Atualizado em 08/09/2020

Só no Brasil, há 2 milhões de de alunos matriculados em cursos superiores à distância, segundo o Censo de Educação Superior 2018. Com o acesso à internet se disseminando cada vez mais, muita gente aproveita as possibilidades da educação online para se aperfeiçoar ou até mesmo fazer graduações e pós-graduações.

Devido ao avanço da pandemia de COVID-19 no mundo todo, muitos precisaram migrar para o home office. Não é só a forma de trabalhar que mudou: grande parte das atividades estão sendo realizadas online, inclusive assembleias de condomínios e aulas em universidades e escolas.

Sem o trânsito até o trabalho e os finais de semana com menos compromissos, muitos acabaram com tempo de sobra nas agendas.. E essa pode ser uma ótima oportunidade de se atualizar e se preparar para as mudanças na economia pós-COVID-19. 



Para ajudá-lo na capacitação durante a quarentena, preparamos esse guia de cursos e conteúdos, a maioria gratuito ou sem necessidade de pagamento temporariamente devido ao coronavírus. 

Conheça também o podcast da Superlógica, “Economia da Recorrência”, disponível no Spotify, Apple Podcast, Google Podcast e nos principais agregadores. 

  1. Para melhorar o currículo
  2. Para gerir sua empresa
  3. Para aprender algo diferente
  4. Educação online para a quarentena não é só curso: outros conteúdo úteis

Para melhorar o currículo

Em uma ou duas horas por dia é possível avançar o conhecimento em ferramentas ou atualizar-se sobre gestão, marketing, tecnologia e assuntos que possam contribuir para a inovação e crescimento constantes.

SENAI

O SENAI de São Paulo oferece diversas capacitações à distância com emissão de certificado após avaliação final. Lá tem de tudo um pouco: metrologia, educação ambiental, blockchain, tecnologias da informação, empreendedorismo, economia circular, logística, propriedade intelectual. 

Vale a pena conferir e aproveitar: por ocasião da crise do COVID-19, todos estão gratuitos. 

Google 

Você olha pra vastidão de ferramentas que o Google oferece e sabe do potencial, mas nunca conseguiu aprender sobre tudo com calma? Essa pode ser uma boa meta para passar o tempo de distanciamento social. Nessa plataforma, o Google oferece conteúdos para desenvolvimento profissional, marketing digital e dados e tecnologia. Tudo com certificado.

Hubspot

Para quem atua com marketing e vendas: o Hubspot Academy oferece cursos gratuitos com duração entre 2 e 6 horas sobre ferramentas e estratégias usadas no mercado. Os conteúdos são atualizados e ao final de alguns cursos ainda é possível realizar uma avaliação e emitir um certificado para acrescentar no LinkedIn. Alguns conteúdos estão disponíveis somente em inglês.

ESPM

A ESPM disponibilizou pocket aulas ao vivo sobre diversos temas, como e-commerce, marketing, gerenciamento de crise, experiência do cliente, educação e até para produtividade durante home office. As aulas têm horário marcado para começar e são totalmente gratuitas

LinkedIn

A rede social tem investido em cursos para desenvolvimento pessoal e de times, com temáticas como trabalho remoto, gestão de pessoas, inteligência emocional e produtividade. Também oferece trilhas para áreas específicas, como atendimento ao cliente, desenvolvimento de software, marketing e finanças, incluindo cursos para dominar as ferramentas mais usadas. 

Institutos Federais

Institutos Federais de diversos estados oferecem cursos à distância totalmente gratuitos, disponibilizados após cadastro. Os conteúdos abrangem praticamente todas as áreas do conhecimento e podem ser realizados em período pré-determinado ou a qualquer momento. 

UNESP

A Universidade Estadual Paulista disponibiliza em uma plataforma conteúdos e cursos elaborados por seus professores em diversas temas, cobrindo as Ciências Humanas, Biológicas e Exatas. Além das aulas, também é possível acessar eBooks, atividades e materiais de aprendizagem gratuitamente

Harvard

A famosa universidade dos EUA oferece cursos online em diversas disciplinas, incluindo gestão de negócios, ciência de dados e economia. As aulas são em inglês e gratuitas, mas é preciso pagar pela emissão dos certificados de conclusão. 

Udemy 

Uma das plataformas mais conhecidas do mundo, a Udemy oferece dezenas de cursos gratuitos sobre praticamente tudo. Tem conteúdo sobre marketing, design, programação, gestão de negócios, finanças, música e até estudos acadêmicos. Alguns cursos contam ainda com instrutores online, que facilitam o processo de aprendizagem. A maioria dos cursos estão em inglês, mas você pode filtrar suas pesquisas para encontrar os em português.

NotoriumPlay

Especializada nos estudos de Direito, o serviço de streaming oferece diversos conteúdos, como documentários, aulas, entrevistas e palestras sobre temas jurídicos atuais e essenciais. Tudo isso é disponibilizado a partir do pagamento de assinatura mensal, mas tem um período de teste gratuito de 30 dias.

Fundação Getúlio Vargas

A FGV tem uma série de cursos de curta duração e mesmo pós-graduações online em sua plataforma de Educação à Distância. Elaboradores pelos professores da instituição, os conteúdos são voltados para o mercado de trabalho, incluindo áreas como Direito, liderança e gestão de pessoas, marketing e vendas, economia, educação e ciências de dados.

Existe ainda uma seção de cursos gratuitos durante todo o ano. Devido às quarentenas e medidas de distanciamento social, a FGV disponibilizou gratuitamente alguns de seus cursos para quem planeja em usar o tempo em casa para se aprimorar.

Coursera

A plataforma reúne cursos exclusivos das principais universidades do mundo, como Unicamp (Universidade de Campinas), Yale e Duke University. Existem tanto conteúdos com certificação gratuita, quanto outros com aulas abertas, mas que exigem o pagamento de taxa receber o certificado. Os cursos estão disponíveis em inglês e português.

Leia também:

 Como treinar colaboradores com ensino online aumenta a produtividade

→  Coluna superlógicos: Impacto do covid-19 na economia mundial: o que devemos esperar? 

→  Coronavírus em condomínios: cuidados e meios de prevenção

Para gerir sua empresa

Esteja o seu time de home office ou totalmente parado devido à quarentena e regras de distanciamento social, é importante pensar em formas de otimizar a gestão para encarar os desafios impostos agora e os futuros.

Por isso, também selecionamos cursos para ajudar empreendedores nesse momento tão singular.

Sebrae

Já pensando na crise econômica gerada pelo COVID-19, o Sebrae disponibilizou conteúdos que orientam empreendedores a agir nesse momento e cursos à distância para enfrentar os efeitos da crise e melhorar a gestão do negócio. Os temas incluem gestão financeira, marketing digital e captação de recursos para empresas.

Alison: Stanford 

A Universidade de Stanford criou uma série de cursos gratuitos para gestores que desejam melhorar os processos empresariais. Os conteúdos abrangem marketing, gestão de pessoas, vendas, criação de produto e desenvolvimento pessoal. A maioria deles garante certificação.

LIT

A plataforma de educação da Saint Paul Escola de Negócios, a LIT, liberou durante 30 dias o acesso gratuito de 100% do seus conteúdos. As trilhas de cursos abrangem compliance, contabilidade, finanças, gestão de seguros, vendas e estratégia, marketing e inteligência e outros temas.

Endeavor

A Endeavor tem uma série de videoaulas e conteúdos para quem deseja começar o próprio negócio e para ajudar empreendedores a melhorarem sua gestão e resultados. Alguns materiais são produzidos em parceria com o Sebrae. Têm muitos cursos gratuitos nas áreas de gestão de pessoas, finanças, vendas, leis e impostos e outros temas concernentes ao empresariado.

Microsoft

A criadora do Windows dá aquela ajuda para quem precisa aprofundar os conhecimentos no pacote Microsoft Office e aprender mais sobre as novas ferramentas, como o Power BI e Azure. E não fica só nos softwares existentes: dentre os cursos, estão lições de programação em C#. 

A empresa também disponibilizou gratuitamente seu serviço de comunicação para empresas, o Teams.

Para aprender algo diferente

Com um tempo a mais na rotina, esse pode ser um bom momento para imergir em novos mundos, bem como iniciar novos hobbies. Por isso, também separamos alguns cursos online de assuntos que talvez não lhe deixem rico, mas ajudarão a desenvolver o cérebro e memória com estímulos diferentes.

Faber-Castell

A famosa fabricante de insumos para desenhos, escritórios e escolas disponibilizou seus cursos online de desenho para todas as idades. Dentre as modalidades, estão lettering, composição e desenvolvimento de narrativa e personagens. É pra libertar a criatividade, mesmo!

LIBRAS na USP

Sabia que 10,7 milhões de pessoas no Brasil têm algum tipo de deficiência auditiva? Provavelmente, ao longo da sua vida, você precisará se comunicar com uma delas, e, embora seja fácil por mensagens e uso de texto em smartphones, aprender a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pode ser especialmente útil.

CodeIOT

Talvez você já até saiba algo, mas aprender um pouco mais sobre programação pode ser não apenas útil, como interessante. O CodeIOT oferece cursos online sobre os fundamentos de Internet das Coisas, circuitos eletrônicos, criação de aplicativos para dispositivos móveis e até programação física. 

Yale

A renomada universidade norte-americana liberou gratuitamente o seu curso mais procurado: A Ciência da Felicidade. Apoiado em estudos científicos e práticas comprovadas, o programa ensina os alunos a engajarem na busca pela própria felicidade.

O curso está disponível na plataforma Coursera, que também tem muito conteúdo útil para todas as áreas da vida profissional ou pessoal.

Olhar de Cinema

Ama audiovisual ou apenas queria saber mais como funciona o processo de criação de um filme? O Olhar de Cinema oferece cursos e materiais sobre o assunto em seu serviço de streaming com assinaturas mensais. A plataforma compila vídeos instrutivos, comentários de produções, cineclube e entrevistas exclusivos. Devido à crise do COVID-19, o serviço está disponível de forma gratuita, durante 30 dias.

Educação online para a quarentena não é só curso: outros conteúdo úteis

Nem tudo na vida é aula online. Você não precisa se engajar em um curso com horas de duração que incluem atividades e provas para aprender coisas novas. Por isso, fizemos também uma lista de outros canais de conteúdo úteis.

Scielo na Amazon

A Amazon disponibilizou dezenas de eBooks de pesquisas acadêmicas brasileiras, clássicos da Filosofia, Política, Sociologia, Biologia e demais campos de conhecimento. A maioria é de graça e tem muita coisa boa para quem deseja saber mais sobre as teorias que fundamentam nosso aprendizado, inclusive em cursos online. 

Museus online e gratuitos

É possível conhecer novas culturas e apreciar inúmeras obras de arte no conforto do lar. A opção de visita online a museus e galerias já existia, mas, com a quarentena em boa parte do mundo, não vai ser agora que as pessoas vão conseguir ver toda a riqueza cultural da humanidade. 

Alguns dos acervos disponíveis online são:

BÔNUS: pelo Google Arts & Culture também é possível realizar visitas virtuais a outros museus pelo mundo.

Guia de Palestras do Superlógica Xperience 

O Superlógica Xperience de 2020 foi cancelado, mas ainda tem muito conteúdo bom disponível aqui no blog e no nosso canal do Youtube. Alguns podem ser úteis para qualquer momento:

Palestras e conteúdos do Superlógica Next

Direcionado ao setor condominial, o Superlógica Next é um evento itinerante que desde 2017 acumula muito conteúdo sobre vendas, gestão, marketing, tecnologia e relacionamento. E tudo isso pode ser conferido nos seguintes canais:

O evento continua em 2020, mas em um novo formato. O Superlógica Next Live 2020 ocorre entre agosto e outubro, e é 100% online e gratuito. Ficou curioso? Clique aqui e confira as próximas edições!

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios, Imobiliárias, Escolas e Cursos.

Nova call to action

Leitura Recomendada