Controle de vagas no condomínio: como automatizar a gestão pela portaria

Por: Ana Hillary Monte4 Minutos de leituraEm 18/11/2022Atualizado em 21/11/2022

Garagem de condomínio ainda é um dos principais motivos que causam conflitos entre moradores. É também o que faz o controle de vagas ser tão necessário na gestão condominial. 

O condomínio é responsável por fiscalizar o cumprimento das normas pelos moradores e também seus visitantes. Assim, é possível evitar problemas como carros estacionados em garagens que não a sua e até mesmo danos aos veículos.

É papel da portaria ter o controle de entrada e saída tanto de pessoas quanto de veículos. Em condomínios com muitas unidades, esse acompanhamento pode virar um desafio.

Quando alguma informação de acesso fica sem registro, as chances de surgir alguma ocorrência por uso indevido do estacionamento aumentam bastante. 

Para evitar situações assim, a portaria pode contar com soluções que automatizam o controle de vagas com um software de controle de acesso especializado para isso, que se adapta às necessidades do condomínio.

Neste artigo, vamos apresentar quais são essas soluções e como elas ajudam para uma gestão de estacionamento mais eficiente. Confira!

imagem contem carros acessando portaria

Dicas essenciais para melhorar a gestão de estacionamento em condomínios

Antes mesmo de implantar a tecnologia para o controle de vagas, o primeiro passo é garantir que o condomínio tenha regras claras para o uso de garagem

O software de controle de acesso facilita a fiscalização dessas normas de forma automática – o que reduz erros, seja por falta de atenção ou falta de registro de informações. 

Normalmente, essas regras incluem tópicos como: 

  • Identificação para entrada do veículo;
  • Normas de segurança;
  • Possibilidade ou não de locação e venda de vagas;
  • Punição por estacionamento em local indevido;
  • Datas e horários em que se pode ocupar a vaga para realizar mudanças;
  • Utilização do espaço por não moradores;
  • Guarda de dois veículos no mesmo ambiente (vaga dupla em condomínio);
  • Multas e advertências por uso indevido;
  • Responsabilidade sobre furtos e danos.

Quanto ao Código Civil, a regulamentação que existe para esse assunto está na Lei Federal 12.607, que proíbe a venda ou aluguel de vagas de estacionamento para não moradores do condomínio.

Mas é possível que um condômino alugue a vaga que não esteja utilizando para outro morador. Nesse caso, a portaria precisa ter o registro para garantir que as regras do estacionamento sejam cumpridas.

Como fazer o controle de vagas automático com software

Vagas de garagem são espaços considerados como propriedade comum de uso privativo. Isso significa que é uma área comum do condomínio, mas de uso exclusivo de um morador. 

Assim como as demais áreas comuns, a garagem deve ter acesso e uso monitorados, principalmente para manter a boa convivência e o cumprimento das normas internas.

O software de controle de acesso também permite que a portaria gerencie em tempo real a entrada de veículos conforme as vagas disponíveis. 

São recursos e configurações específicas para ter o controle automatizado dessa área. Confira!

Controle de entrada e saída de veículos

Umas das principais funções do software de acesso é o controle automático e em tempo real dos veículos que acessam o condomínio.

O software possui o registro de todos os veículos dos moradores, vinculados à sua respectiva unidade e quantidade de vagas. 

Isso facilita em casos de um veículo não registrado tentar entrar no condomínio, já que o seu acesso será bloqueado automaticamente. 

Em casos onde o morador já está com sua vaga ocupada, o sistema também bloqueia o acesso. 

Com essa informação, o software de controle de acesso informa ao porteiro que não há espaço disponível para estacionar, via tela de monitoramento.

Vale lembrar que, para projetos de controle veicular, é importante que o condomínio conte com controladores de acesso do tipo LPR, que realizam a leitura de placas veiculares.

A cada evento registrado, seja de entrada ou saída do veículo, o status da vaga é atualizado na tela da portaria

Além de ser uma medida de segurança, auxilia na logística do tráfego na área interna do condomínio.

Controle de visitantes

A outra funcionalidade essencial para controle de vagas é conseguir fazer a gestão dos visitantes que acessam o condomínio com seus veículos. 

Muitos condomínios disponibilizam um estacionamento específico para visitantes. Também há casos onde o visitante pode estacionar na vaga do morador que será visitado, caso esteja livre. 

Sem o acompanhamento deste fluxo, as chances de haver algum tipo de confusão em veículos estacionados em vagas indevidas são bem altas. 

Nesse caso, o controle do uso de garagem por visitantes deve seguir as normas do condomínio.

Por meio do software, a portaria consegue registrar a entrada de visitantes e seus veículos, bem como realizar o cadastro  das vagas utilizadas e livres – seja a vaga do morador ou o estacionamento exclusivo para visitantes. 

Bolsão de vagas

Assim como para moradores, o cadastro da vaga também pode ser aplicada para bolsões de estacionamento. São os casos de garagens alugadas para moradores que não moram na unidade destinada àquela vaga

A portaria consegue fazer a gestão dos bolsões da mesma forma como as vagas padrões dos moradores. 

O morador e seu veículo são cadastrados para aquela vaga e o software faz o controle do acesso do veículo conforme a disponibilidade da vaga para aquela unidade cadastrada.

Tenha a gestão completa de estacionamentos com o Superlógica Controle de Acesso

O Superlógica Controle de Acesso possui uma plataforma com uma série de funcionalidades voltadas para o controle e a gestão de vagas garagem de um condomínio. 

Além de controlar o acesso de moradores e visitantes em relação às vagas disponíveis, consegue ter o registro de todo histórico de acesso e a gestão em tempo real de veículos que acessam as dependências do condomínio. 

A portaria que possui uma gestão prática consegue evitar problemas entre moradores, promove a convivência e, principalmente, fortalece a segurança dos moradores e seus patrimônios. 

Leitura Recomendada