Tecnologia para condomínios: conheça as mais indicadas

Por: Time Superlógica4 Minutos de leituraEm 04/11/2022Atualizado em 04/11/2022

A tecnologia para condomínios é uma das tendências para aumentar a segurança dos moradores. É o caso dos leitores com biometria facial, por exemplo. A procura por soluções para investir aumentou bastante durante a pandemia, tanto pela presença maior das pessoas em casa quanto pela necessidade de diminuir o contato físico. 

Para evitar o acesso de pessoas indesejadas e evitar o risco de furto e roubo, o controle de acesso ao condomínio é essencial e pode ser feito de diferentes formas. Além da segurança, investir em tecnologia para condomínios oferece benefícios como maior agilidade e praticidade no dia a dia. 

Mas, afinal, em quais tecnologias vale a pena investir? Como funcionam as soluções para potencializar a segurança e a eficiência no controle de acesso? Neste conteúdo, você confere a resposta para essas perguntas e aprende como escolher a melhor tecnologia para condomínios. 

Continue a leitura para saber mais!

Quais são as tecnologias mais indicadas para a segurança do condomínio?

Fazer a gestão dos condomínios não é tarefa fácil e um dos grandes desafios é garantir que os moradores se sintam seguros e possam viver com qualidade no ambiente. Por isso, a tecnologia é uma grande aliada por proporcionar a criação de um condomínio inteligente.

Com tantas opções de tecnologia para condomínio disponíveis no mercado, pode ser difícil decidir qual a melhor opção. Nesse sentido, é importante conhecer o funcionamento dos produtos para validar aquilo que funciona melhor para a sua realidade. 

A seguir, descubra quais são as principais tecnologias para condomínios, os benefícios de cada uma delas e entenda como a integração hardware com software e o uso combinado de mais de uma tecnologia pode potencializar a segurança e a eficiência do controle de acesso. 

Biometria Facial

O reconhecimento facial funciona através da tecnologia que armazena dados dos rostos capturados por câmeras. Através do leitor facial conectado a um software de controle de acesso, é possível identificar e liberar automaticamente o acesso de moradores e pessoas autorizadas.

Observe que para um funcionamento adequado que garanta a segurança do condomínio é importante investir em um produto de qualidade, assim como integrá-lo a um software de controle de acesso prático e intuitivo. 

Não adianta nada investir na tecnologia se ela for atrasar ou atrapalhar a entrada das pessoas. Por isso, tenha atenção na hora de escolher os fornecedores e aposte em que é referência no mercado e possui a solução completa para o seu condomínio.

Você pode estar pensando que este tipo de tecnologia só é acessível para condomínios de luxo, não é mesmo? Pelo contrário, o investimento em segurança privada é direcionado para todos os condomínios e atualmente é possível encontrar soluções com investimento acessível. Kleytton Belarmino, Gerente de Controle de Acesso da Intelbras, explica que “dessa forma, é possível garantir que a autorização de entrada de pessoas seja feita de forma prática e segura para todos os portes e padrões de condomínios.“

Biometria digital

Assim como o reconhecimento facial, o acesso por biometria digital permite o cadastro biométrico através da impressão digital de quem pode acessar o condomínio. Além do uso no acesso principal, a tecnologia também pode ser aplicada em áreas comuns como espaços de lazer ou garagem, por exemplo. 

Este tipo de tecnologia permite o registro detalhado e gerenciamento de todo o fluxo de pessoas que transitam no condomínio. Assim, a gestão fica muito mais fácil com o uso de dispositivos de identificação com tecnologia de ponta. 

O uso dessas soluções também torna o controle de acesso mais prático e aumenta a comodidade, visto que não há necessidade de chaves ou tags de acesso. 

É comum que os condomínios invistam principalmente em câmeras de segurança, mas isso faz com que o porteiro tenha diversas responsabilidades como a identificação dos acessos. Por isso, tecnologias como a biometria tendem a potencializar a segurança ao permitir a automação da tarefa e facilitar o acompanhamento via software da portaria. 

Portaria inteligente

A portaria inteligente nada mais é do que o funcionamento automatizado dos dispositivos de controle de acesso. Pode ser útil também para manter a comunicação entre os moradores, avisando sobre encomendas ou novos visitantes e a vigilância de quem entra e sai do local.

A Intelbras, por exemplo, conta com dispositivos como o vídeo porteiro, câmeras de segurança e centrais telefônicas IP que facilitam o contato entre a portaria e os moradores tornando o processo mais prático e eficaz.

Abertura automática de portão

Para manter um condomínio seguro não basta controlar a entrada e saída de pessoas, é preciso também monitorar o acesso de veículos. Por isso, outra tecnologia para condomínios que é extremamente útil é a leitora RFID UHF de tag veicular. 

Essa tecnologia consiste em apenas colar um discreto adesivo no para-brisa do automóvel autorizado, dessa forma quando o veículo se aproxima da entrada a antena leitora faz a identificação e aciona a abertura automática do portão, garantindo que esse processo será ágil e seguro.

Lembra que falamos sobre a combinação de tecnologias para potencializar a segurança? Aqui é possível fazer uma dupla verificação para garantir que o condutor do veículo é uma pessoa autorizada a acessar o condomínio. Isso é feito através de uma entrada com eclusa onde para liberar o segundo portão é necessário a identificação por reconhecimento facial. 

Além disso, neste caso, a integração entre hardware e software também oferece benefícios importantes para a segurança. Isso porque os acessos veiculares identificados pela leitura da tag veicular serão registrados no sistema de controle de  acesso da portaria, gerando um relatório de acesso completo.

Como escolher soluções para controle de acesso em condomínios

Como vimos, existem várias possibilidades de tecnologia para condomínios e muitas vezes elas podem ser combinadas e usadas em conjunto para garantir maior segurança da operação. Para escolher as soluções certas é imprescindível verificar a qualidade dos dispositivos para que tudo funcione com eficiência.

Integrar as soluções com software de ponta é outro ponto essencial no processo. Conhecer a aplicação da tecnologia para condomínios ajuda a compreender seus benefícios e tomar uma decisão com mais assertividade.

Agora que você já sabe os motivos para investir em tecnologia para condomínios, aproveite para conhecer as soluções da Intelbras, uma marca líder em segurança na América Latina com mais de 45 anos de experiência. Suas soluções contam com design diferenciado além de assistência técnica em todo Brasil. 

Leitura Recomendada