Controle de acesso com reconhecimento facial é tendência para condomínios
O condomínio pode utilizar várias tecnologias para aumentar a segurança, mas a principal é o controle de acesso com reconhecimento facial. A solução gerencia entradas e saídas e se integra a diferentes tipos de equipamentos, sendo a leitora facial o grande destaque quando o assunto é eficiência e agilidade.
Leia também: A importância do controle de acesso para a segurança das portarias
O uso de reconhecimento facial já está presente em 92% dos países da América do Sul, segundo o levantamento da Surfshark. E no segmento condominial, os investimentos no modelo prometem crescer 7%, de acordo com a IDC Brasil.
Mas por que essa tecnologia virou tendência nos últimos anos? Para responder à pergunta, vamos explicar como funciona a leitura de biometria facial no controle de acesso e suas principais vantagens para o condomínio.
Funcionamento do reconhecimento facial
A leitura facial é feita por meio da combinação de imagens de rostos armazenados em bancos de dados capturados por câmeras. O equipamento analisa as informações físicas da face, como distância entre os olhos, comprimento do nariz, tamanho do queixo e desenho da mandíbula.
No condomínio, o reconhecimento facial é feito por um equipamento específico: o leitor facial. Estes equipamentos devem ser integrados ao software de controle de acesso, no qual estão armazenadas as informações dos moradores, visitantes e prestadores de serviço.
Leia também: Controle de acesso para condomínio: como funciona na prática?
Cadastro da biometria facial de moradores, visitantes e prestadores de serviços
O que garante a eficiência do reconhecimento facial nos condomínios é a integração do equipamento com o software de controle de acesso, pois é ele quem determina as pessoas autorizadas – e até mesmo o dia e o horário que elas poderão entrar, no caso de visitantes e prestadores de serviço. E engana-se quem imagina que será preciso o integrador cadastrar um a um.
O Superlógica Controle de Acesso possui a funcionalidade de autocadastro, que permite ao morador cadastrar sua biometria facial direto pelo aplicativo, que automaticamente já é reconhecido pelo software.
Vale lembrar que o aplicativo da Superlógica Controle de Acesso conta com todo um sistema de validação de dados, a fim de garantir que a identidade do morador corresponda a quem está utilizando o app.
O autocadastramento também funciona para visitantes e prestadores de serviço recorrentes. Com o aplicativo, o morador pode liberar seus visitantes previamente por meio do envio de um link de cadastro. Em seguida, o visitante já consegue validar sua identidade e cadastrar sua biometria facial.
Em tempo real, o software reconhece todas as informações no app e, integrado ao equipamento facial, realiza as liberações com segurança.
Onde o condomínio pode utilizar o sistema de reconhecimento facial
O mais comum é que o equipamento de reconhecimento facial seja instalado nos principais acessos do condomínio, como portão de entrada. Mas também é uma ótima opção para controlar acesso nas áreas comuns.
Para essas áreas, o software de controle de acesso opera da mesma maneira. O integrador configura as regras de acesso de acordo com as normas do condomínio e a portaria consegue controlar e ter registro de quem e quando acessou.
Uma outra aplicação bastante comum é nas entradas de veículos. Muitos condomínios já contam com a tecnologia LPR (Leitura de Placa de Veículos), pela qual uma câmera reconhece placas de veículos e libera sua entrada.
Assista: Fala, Integrador! – Como configurar leitura de placa de veículos Alphadigi
Para reforçar a segurança e garantir que, de fato, o morador é o condutor daquele veículo é feita a dupla verificação. Junto ao LPR, é instalado também um equipamento de reconhecimento facial. Logo após o veículo ser autorizado, o condutor também tem sua identidade verificada e, assim, a entrada é autorizada.
Vale a pena? Veja os principais benefícios do controle de acesso com reconhecimento facial
O reconhecimento facial é hoje utilizado para diferentes autenticações de segurança, como bancos e aplicativos de smartphone. Diferentemente de senhas, o rosto de uma pessoa é único. E, por isso, é um sistema que evita fraudes ao analisar traços biométricos com alta precisão e agilidade.
O uso da tecnologia facial aumentou também devido às medidas sanitárias adotadas na pandemia da COVID-19, pois não há a necessidade de nenhum tipo de contato físico.
Outra vantagem que faz o reconhecimento facial ganhar destaque é a personalização da configuração no software de controle de acesso. No software da Superlógica, os integradores conseguem configurar desde regras gerais aos detalhes, de acordo com o perfil do condomínio e suas principais demandas.
Nos episódios do Fala, Integrador!, a live semanal sobre controle de acesso da Superlógica, é possível conferir na prática como realizar as configurações de parâmetros e regras dentro do software para projetos que utilizam tecnologia facial com equipamentos específicos, como Control iD e Hikvision.
Assista: Fala, Integrador! – Configurando o modo remoto de reconhecimento facial da Hikvision
Facilidade na instalação e implantação
O controle de acesso com reconhecimento facial vem para aumentar a segurança e descomplicar a rotina da portaria. Por isso, a tecnologia também facilita processos de instalação e implantação.
Como o Superlógica Controle de Acesso já é integrado aos principais hardwares de reconhecimento facial, o que torna ainda mais fácil para o integrador implantar e configurar dentro do condomínio atendido.
Praticidade e rapidez na liberação de pessoas
Outro grande diferencial dessa tecnologia para condomínios é a agilidade que o equipamento e o software operam. São milisegundos para que o equipamento valide o morador/visitante e o software libere a sua entrada.
A agilidade promove a segurança, uma vez que evita a exposição da pessoa fora do condomínio ao esperar a liberação de sua entrada. Para moradores e visitantes, que conseguem liberar e serem liberados com a praticidade do aplicativo, também torna esta tecnologia uma preferência para condomínios.
Superlógica Controle de Acesso é integrado aos leitores faciais dos principais fabricantes do mercado
O software Superlógica Controle de Acesso é ideal para projetos que utilizam reconhecimento facial. A solução possui integração com os principais fabricantes de equipamentos do mercado e oferece diferentes possibilidades de configuração dentro do software.
Conheça outros diferenciais do software da Superlógica:
- Servidor com redundância e de alta disponibilidade, com sincronização automática de dados local para nuvem
- Integração completa ao aplicativo utilizado por mais de 100 mil condomínios
- Sistema de autocadastramento automático
- 100% em conformidade com a LGPD
- Regras de acesso personalizadas para condomínio
- Gestão de encomendas
- Controle de vagas de garagem
Clique aqui e saiba como o Superlógica Controle de Acesso é o software ideal para controle de acesso em condomínios!