Controle de acesso para condomínio: como funciona na prática?

Por: Ana Hillary Monte3 Minutos de leituraEm 11/08/2022Atualizado em 12/09/2022

O mercado de controle de acesso tem evoluído rapidamente. Isso ficou bastante evidente durante a Exposec, a feira internacional de segurança, que reuniu mais de 40 mil visitantes interessados pelas soluções do segmento. 

Para a área condominial, não é diferente. Nos últimos anos, a demanda por tecnologias que ajudem a reforçar a segurança dos moradores e seus patrimônios aumentou tanto quanto. Separamos um guia de como as soluções de controle de acesso funcionam na prática da rotina condominial. Confira!

Leia também: Controle de Acesso para condomínios foi o destaque da Superlógica na Exposec

Funcionamento do controle de acesso no condomínio

A segurança é o principal serviço que o software de controle de acesso oferece

Existem diversas formas de promover a segurança por meio desta tecnologia. Isso acontece por conta da variedade de soluções integradas em um só software e, também, pela possibilidade de personalização do serviço. 

Alguns exemplos práticos disso são: 

Monitoramento completo de entradas, saídas e eventos

Todo o fluxo de entrada e saída do condomínio, seja de pessoas ou veículos, consegue ser monitorado pelo software. O grande diferencial aqui é a praticidade e a assertividade da operação. 

E nos condomínios, existem diferentes tipos de equipamentos para gerenciar este fluxo, como biometria, reconhecimento facial, TAG’s, catracas, cancelas, LPRs etc.

Controle de acesso - Reconhecimento facial
Reconhecimento facial é a nova tecnologia de destaque no controle de acesso.

Na rotina do condomínio, um único porteiro consegue gerenciar e registrar toda a circulação de forma automatizada. O software armazena os dados cadastrais dos moradores, visitantes, prestadores de serviço e também dos veículos. 

O mesmo vale para casos de circulação nas áreas comuns do condomínio. Todo acesso a qualquer área interna pode ser pré-configurado conforme regimento interno. 

As permissões e os bloqueios de acesso são feitos automaticamente, conforme a regra estabelecida, e devidamente registrados no sistema. Em uma única tela, a portaria consegue visualizar todas as movimentações em tempo real.

Como isso funcionaria em um dia comum?

Imagine que um morador está realizando reforma. Todos os dias, serão necessários cinco prestadores de serviços para realizar a obra. Sem a tecnologia, o morador precisaria todos os dias autorizar as mesmas pessoas durante o período da obra. 

Já com o software, ele consegue de forma rápida e fácil enviar um convite único para que cada prestador de serviço faça o seu autocadastramento

No caso de autorizações de entradas feitas pelo morador, por exemplo, é feito um reconhecimento automático pelo software, assim como seu registro em relatórios para a portaria. Isso não só evita erros e ruídos na comunicação como também otimiza o tempo da portaria e garante maior comodidade ao morador e ao visitante que está entrando. 

De forma automática, o autocadastramento já sincroniza com o sistema. Basta o morador realizar autorização prévia para os dias de serviço e os prestadores conseguem entrar com facilidade, rapidez e segurança. Cada cadastro e registro de entrada e saída estão no sistema e seguem os padrões da LGPD

Notificação da chegada de encomendas e retirada via QR Code

Assim como o hábito de evitar contato físico, outro comportamento impulsionado pela pandemia foi o de realizar compras online. Segundo o levantamento da Neotrust, o crescimento foi de 27% em relação ao ano anterior. Isso fez o volume de encomendas recebidas aumentar consideravelmente.

O software de controle de acesso consegue garantir o controle e o registro de toda encomenda que chega, com notificação automática para o morador via aplicativo. Assim, ele realiza a sua retirada com o QR Code que recebe junto da notificação. 

Isso minimiza o erro e garante que a encomenda seja retirada pela pessoa certa, além de resguardar o condomínio em caso de problemas. Afinal, tudo fica registrado no mesmo software.

Leia também: A importância do controle de acesso para a segurança da portaria

Além de também facilitar o trabalho do porteiro, reforça a segurança para o morador – e, consequentemente, a sua satisfação com o serviço. 

Acesso a relatórios completos para a gestão condominial

Por falar em facilidade, um outro diferencial que promove a segurança no condomínio é o acesso aos relatórios completos, que são gerados a cada registro do dia a dia. 

Tanto o síndico quanto a gestão condominial conseguem ter visibilidade de todos acontecimentos que envolvem entradas, saídas, acessos a áreas comuns e recebimento e entrega de encomendas.

Além de gerar dados para a gestão continuar promovendo mudanças para a boa convivência, estes relatórios auxiliam o síndico a entender melhor qualquer tipo de ocorrência e ainda manter uma relação transparente com os moradores.

Como oferecer aos condomínios um bom software de controle de acesso? 

A tendência da procura por soluções de segurança foi percebida pela Superlógica, que atende hoje mais de 100 mil unidades em todo o país. 

O software da Superlógica integra todas as funcionalidades que um condomínio precisa para aumentar a segurança, além de contar com grandes diferenciais de mercado para profissionais da área, como: 

  • Sistema com armazenamento em nuvem e local; 
  • Integração completa ao aplicativo utilizado por mais de 100 mil condomínios; 
  • Sistema de autocadastramento automático; 
  • Integração com principais fabricantes de hardware;
  • Facilidade de implantação;
  • Suporte dedicado. 

Ficou interessado(a) e quer saber mais?
Conheça de perto todas as funcionalidades do Superlógica Controle de Acesso!

Leitura Recomendada