O que faz um software para condomínio?

Por: Gustavo Sartori4 Minutos de leituraEm 26/10/2020Atualizado em 10/03/2022

Depois que alguém experimenta um software para condomínio, fica difícil imaginar sua rotina sem a tecnologia. Basta se lembrar das incontáveis horas ajustando planilhas, caçando documentos em armários ou fazendo a gestão de malotes.

E essa pessoa pode ser morador, síndico ou funcionário de uma administradora de condomínios. Todo mundo se beneficia com um sistema de gestão na nuvem, e neste post vamos explicar o porquê.

O que é software para condomínio?

O software para condomínio é um sistema tecnológico de gestão desenvolvido especialmente para administrar tarefas e processos comuns na rotina de um condomínio. As administradoras os utilizam para escalar sua forma de trabalhar. Ou seja, elas conseguem atender mais condomínios ou fazer a gestão de grandes empreendimentos, com centenas de apartamentos com eficiência e bom atendimento.

Além disso, existem alguns recursos disponibilizados pela administradora ao síndico e aos moradores, que acaba beneficiando todos os envolvidos, como ressaltamos antes.

Veja algumas das áreas e atividades das quais o software para gestão de condomínios se encarrega.


Gestão financeira

Informações sobre custos e receitas do condomínio são registradas diretamente no sistema de gestão. É possível anexar documentos fiscais, gerar relatórios, fazer o controle de inadimplência, agendar cobranças e muito mais.

Esses serviços facilitam muito a vida do síndico, que passa a se preocupar mais com ocorrências e relacionamento com os moradores, enquanto a administradora pode proporcionar um serviço completo na gestão dos recursos e cobranças.

Até mesmo os inconvenientes malotes podem ser eliminados com serviços de conciliação bancária automática e e faturas online.

Serviços para o condômino

Quando contrata uma administradora de condomínios, a gestão de recursos ou folha de pagamento não é a única coisa na cabeça de um síndico. Como seus serviços impactam a vida do condômino também entram na balança.

Quanto mais conveniência e conforto, mais sua empresa tem a chance de ser contratada. E um software para condomínio traz exatamente essas vantagens. Moradores podem acessar o software para emitir a segunda via de boleto, alterar dados, conferir informações e reservar salão de festas, por exemplo.

Comunicação

O software é uma ferramenta eficiente para divulgar avisos e tomar decisões. Recursos como comunicados, push notifications via aplicativo e disparo automático e programado de cobranças auxilia na manutenção de um bom relacionamento com os moradores.

Também, os melhores sistemas para condomínio contam com ferramentas de assembleia virtual, mais eficiente e com participação maior que a presencial.

Nova call to action

Centralização

Como todas as informações ficam dentro do mesmo sistema, fica fácil para administradora, síndico e moradores consultá-las. Administradora ceder diferentes níveis de acesso a essas pessoas, de acordo com seus cargos e responsabilidades na gestão do condomínio.

Por que ter um sistema de gestão condominial?

O mercado das administradoras de condomínios está mudando rapidamente. Aquelas que não oferecerem soluções digitais a seus clientes estarão deixando de agregar valor ao serviço que desempenham. Você pode saber mais sobre o futuro deste mercado lendo este artigo.

Abaixo, listamos algumas das razões para que a sua administradora passe a trabalhar com um software para condomínio.

Mobilidade e facilidade

Os melhores softwares para condomínio são hospedados na nuvem, o que significa que podem ser acessados de qualquer lugar, pelo celular ou computador, desde que o usuário esteja conectado à internet.

Autoatendimento

Os condôminos podem conferir informações e executar serviços, como a emissão da segunda via de boleto, sem precisar perder tempo solicitando para o síndico ou funcionário da administradora (que, por sua vez, não perde tempo com esse tipo de atendimento e pode se concentrar no sucesso do cliente).

Redução de custos

O software de gestão do condomínio torna diversos processos da administradora mais eficientes, principalmente a cobrança e controle da inadimplência (com funcionalidades de cobrança automática). O corte nos custos possibilita aumentar a margem no lucro ou oferecer um preço mais competitivo.

Condomínio mais eficiente

A mesma vantagem do item anterior é observada no condomínio. A tecnologia vem para reduzir sensivelmente os custos — o dinheiro que sobra pode ser investido em melhorias propostas pelos moradores ou manutenções preventivas.

Melhora a comunicação e transparência

Com as aplicações oferecidas pelos softwares, como o Superlógica, é possível melhorar a relação entre os próprios moradores. Ao utilizar uma ferramenta para envio de comunicados e registro de ocorrências, síndicos podem aposentar os grupos do WhatsApp para debates (o que comumente gera muitas brigas e conflitos).

Ao invés disso, grupos de chat, dessa natureza, podem servir apenas como um outro canal para compartilhamento de informações, comunicados e oferta de serviços no condomínio.

Até as famosas discussões em assembleias podem ser mitigadas, com a introdução do recurso de assembleia virtual, que permite a disposição das pautas e votos via web ou aplicativo. Isso aumenta a participação dos moradores, reduz conflitos na hora do evento formal e garante um processo democrático no qual até mesmo aqueles que não puderam comparecer tenham seu voto contado.

Torna sua marca mais atrativa

A marca de uma administradora que oferece todas essas vantagens aos síndicos e condôminos se fortalece. Ela passa a ser vista como uma referência em eficiência e satisfação dos clientes.

Qual o melhor software para administração de condomínios?

Agora que você já sabe quais são as vantagens de contar com um software para condomínio, não perca tempo e revolucione a sua gestão.

Conheça os diferenciais do Superlógica Condomínios, um sistema completo que tem transformado o mercado condominial, oferecendo recursos que aumentam a rentabilidade das administradoras.

Além de todas as funcionalidades acima, o Superlógica Condomínio possui uma série de serviços financeiros para o síndico e para os condôminos, como:

  • Conciliação bancária automática;
  • Cobrança da cota condominial via cartão de crédito;
  • Parcelamento de débitos atrasados em até 12 vezes;
  • Cartão caixinha para o síndico;
  • E muito mais!

Que tal? Você pode contratar o Superlógica Condomínios sem fidelidade. Se quiser conhecer, é possível experimentar o software gratuitamente. Aproveite!

New call-to-action

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios e Imobiliárias.

Leitura Recomendada