Manutenção de inverno: quais cuidados tomar nessa época do ano?

Por: Time Superlógica2 Minutos de leituraEm 23/08/2022Atualizado em 28/09/2022

Cuidar de um condomínio é uma tarefa que exige planejamento. E não estamos falando apenas do aspecto financeiro, mas também do relacionado às manutenções das áreas comuns. As revisões devem ser periódicas e o inverno é a época do ano que mais permite ajustes, já que as áreas não são tão utilizadas pelos moradores. Por isso, reunimos abaixo as principais manutenções a serem realizadas neste período. Confira e aproveite 🙂  

Playground e áreas de lazer abertas

A estação mais fria do ano não é a mais escolhida pelas crianças para brincar fora de casa. Por isso, é o momento ideal para a administração do condomínio fazer uma boa checagem nos equipamentos. Por exemplo, ver se há pregos ou parafusos que possam causar algum machucado ou pedaços pontiagudos de metal ou madeira que devem ser cortados e lixados.

Outro ajuste importante é checar resistência e ferrugem das correntes de balanços e demais estruturas que podem ceder com o peso. Vale aproveitar ainda para dar uma cara nova aos brinquedos, aplicando tinta ou verniz nas superfícies.

Leia também: Qual a função de um síndico profissional?

Cuidados com o jardim

Muitas plantas têm um comportamento distinto no inverno. Há várias espécies que diminuem o seu metabolismo nesse período, e outras pedem atenção redobrada quando chegam as temperaturas mais baixas. Nas cidades do Sul é comum haver geada (orvalho que se acumula nas folhas e congela durante a noite) e o jardim precisar de atenção especial.

Um dos cuidados que se deve ter é diminuir a frequência da rega. Isso porque o frio reduz a evaporação da água, deixando a terra úmida — um ambiente propício à proliferação dos fungos. Além disso, algumas plantas ficam com galhos secos, que devem ser podados para que possam florescer com força na primavera. Mas é importante que o trabalho seja feito por alguém que sabe quais espécies precisam dessa poda e quais florescem no inverno.

Veja também: Economia de energia em condomínios: 7 dicas para implementar

Manutenção na piscina

Se o playground e quadras esportivas são menos usadas durante o inverno, nem precisamos falar sobre a piscina, certo? Claro que há cuidados que devem ser constantes, como filtragem, controle de cloro e PH, aspiração, aplicação de algicida e limpeza de bordas. Mas há checagens e consertos que não precisam ser feitos o tempo todo, como a restauração do deck e do revestimento. Então, a dica é aproveitar que ninguém está utilizando a piscina para procurar possíveis infiltrações e rachaduras, além de avaliar se é necessário trocar azulejos ou aplicar rejunte.

Inscreva-se no Superlógica Next 2022

Leitura Recomendada