Inadimplência: administradoras de condomínios ganham ferramenta para a gestão de cobranças

Por: Equipe Condomínios3 Minutos de leituraEm 19/02/2019Atualizado em 19/01/2024

A pandemia de COVID-19 trouxe uma série de preocupações para o mercado condominial. Dentre elas, a principal era sobre como ficaria o status da inadimplência. No início, os atrasos eram preocupantes. Porém, com o tempo, as taxas se estabilizaram e voltaram a patamares semelhantes aos de fevereiro.

Isso, no entanto, ligou um sinal de alerta nas administradoras de condomínios, sobre como lidar com o potencial aumento nos índices de inadimplência. E de cara já há um passo importante: contar com a tecnologia. Sobretudo com uma ferramenta que centralize a gestão dos pagamentos atrasados.

O desafio maior está em equacionar a condução de ações pró-ativas – a partir do uso de uma boa régua de cobranças – e reativas, para manter o orçamento do condomínio sempre em dia, a cada mês.

Para facilitar a gestão de todos esses fluxos, o Superlógica lançou o CRM de cobranças, uma ferramenta que automatiza e organiza, de maneira eficiente, todas as medidas que devem ser tomadas junto aos condôminos inadimplentes.

Essa é uma funcionalidade indispensável para o sucesso da gestão de cobranças e que permitirá o registro seguro das informações durante cada fase de negociação das dívidas.


Para que serve o CRM de Cobranças?

O CRM de Cobranças funciona como um aliado para que administradoras armazenem todas as informações relevantes sobre as negociações com condôminos inadimplentes em apenas um local.

A ferramenta possibilita a criação de registros dos contatos com o inadimplente, a fim de armazenar o histórico das negociações. Ele também oferece uma base segura para apoiar a estratégia adotada durante a condução de todo o processo, facilitando assim a gestão dessas cobranças.

Como funciona o CRM de cobranças?

Com o CRM de cobranças é possível efetuar os registros de cada passo da negociação, organizar a agenda dos próximos contatos com o inadimplente, além de realizar o acordo na própria ferramenta, sem necessidade de acessar outra tela.

A principal vantagem é que tudo será feito de forma prática e intuitiva, com muito mais controle sobre cada etapa.

Integrado à Régua de Cobrança no sistema Superlógica, o CRM de cobranças automatiza o registro de ações como:

  • Impressão de boletos;
  • Envio automático do boleto por e-mail ou SMS;
  • Envio e registro de notificações específicas para cada período da inadimplência;
  • Geração de documentos de acordos.

E o melhor é que tudo fica armazenado em um único local, dentro do seu sistema de gestão de condomínios.

Desta forma, fica mais fácil o acesso e a demonstração, na prestação de contas, de todas as ações que foram realizadas.

Por que uma administradora deve manter um histórico de cobranças?

Lidar com a inadimplência em condomínios é uma tarefa que exige organização, não apenas financeira, como operacional.

Compreender e analisar, individualmente, o processo de cada unidade inadimplente é fundamental para que seja possível tomar as medidas cabíveis em cada caso.

Com o CRM de cobranças sua administradora terá mais agilidade nos registros, com acesso em tempo real aos relatórios das atividades. Assim, dispensa-se o uso de planilhas desconexas.

Essa organização também permitirá que haja um planejamento mais efetivo sobre os passos que devem ser adotados para que nenhuma oportunidade de negociação seja desperdiçada ou que nenhuma medida judicial cabível se perca.

Manter um histórico armazenado em local seguro acabará com o risco de perda de informações importantes. Sua equipe também se tornará mais produtiva, uma vez que o CRM de cobranças eliminará a necessidade de retrabalhos.

O CRM de cobranças do Superlógica é a melhor maneira de manter um acompanhamento prático dos casos de inadimplência e, assim, contribuir para uma previsão orçamentária mais realista.

Quem pode ter acesso ao CRM de cobranças?

A funcionalidade está disponível a partir do plano Entreprise I. Se você já é cliente, acesse:

Receitas > CRM de Cobrança.

Se ainda não é cliente, conheça os planos do Superlógica Condomínios

Nova call to action

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios, Imobiliárias.

Leitura Recomendada