Como receber a taxa condominial pelo cartão de crédito com tarifa fixa

O uso do cartão de crédito está cada vez mais naturalizado no Brasil. Ano após ano, o valor transacionado por esse meio de pagamento bate recordes, só em 2018 foram registrados 965,5 bilhões de reais em movimentações, 14,6% a mais em relação a 2017.

As expectativas para 2019 são igualmente otimistas. No primeiro trimestre do ano, cerca de R$ 260 bi foram envolvidos em operações, um aumento de 17,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Parte desse crescimento se dá devido ao desenvolvimento de um novo hábito. As pessoas estão quitando suas cobranças recorrentes diretamente por débito automático. Clubes de assinaturas, streaming de músicas, filmes e séries, tudo isso já virou normalidade nas faturas.

Por isso, as administradoras de condomínios devem atentar-se para as possibilidades e benefícios em receber a taxa condominial por cartão de crédito. Essa adaptação não é difícil, principalmente se você contar com um sistema de gestão para otimizar essas cobranças, como o Superlógica Condomínios.

Integrado ao PJBank, conta digital que faz parte do Grupo Superlógica, o sistema lhe permite receber dos condôminos pelo cartão de crédito. Também são otimizados processos ao eliminar a conciliação bancária da sua rotina burocrática, fazer retentativas inteligentes para recebimentos e ter régua de cobrança para controlar a inadimplência.

Também, os pagamentos podem ser feitos com as principais bandeiras de cartão do país. O PJBank aceita recebimentos de MasterCard e Visa. Além delas, a fintech anunciou uma parceria inédita com a Elo, expandindo as possibilidades para as administradoras.

Quais são os benefícios para a minha administradora?

De acordo com um levantamento do Banco Central, as três bandeiras citadas acima foram responsáveis por 94,5% de todas as transações por cartão de crédito no Brasil. No entanto, o nível de penetração no mercado não é o único fator positivo para adotar esse meio de pagamento para as taxas condominiais. Existem diversos benefícios tanto para a administradora, quanto para os condôminos através da conta digital PJBank.

Tarifa fixa semelhante ao boleto

Um dos principais motivos que impediam as administradoras de adotar o recebimento via cartão de crédito eram as taxas percentuais. Seu impacto não é tão grande em diversas empresas de cobrança recorrente, mas no caso dos condomínios que cobram valores mais altos as perdas são significativas. 

Com taxas que tradicionalmente cercavam os 3%, em um pagamento de 400 reais, por exemplo, o valor retido pela bandeira seria de 12 reais. Enquanto isso, mesmo após a Nova Plataforma de Cobrança da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), os boletos registrados eram mais baratos.

Entretanto, isso já não deve mais assustá-los. Pelo PJBank, as cobranças são feitas com tarifas fixas, semelhante às dos boletos. Assim, é possível oferecer a comodidade de um meio de pagamento massivamente usado pela população, com uma economia significativa para ser investida no crescimento da administradora.

Menores taxas de inadimplência

Altas taxas de inadimplência devem ser uma preocupação constante para qualquer tipo de negócio, incluindo as administradoras de condomínios. 

Dentre os principais motivos para a ausência de pagamento, podemos destacar o esquecimento. Damos ênfase à esse, pois é um que poderia ser evitado por ações diretas da empresa.

Ao receber pelo cartão de crédito, a cobrança é feita de maneira automática e não depende da atenção do inquilino para quitar a fatura. Com esse processo programado, o impacto na receita por desatenção é minimizado.

Além disso, com a integração da conta digital com o Superlógica Condomínios, são feitas retentativas inteligentes, caso não seja possível da primeira vez. Dentro da possibilidade do cliente ter o limite estourado, o sistema gera automaticamente um boleto e envia para o email do condômino.

Maior previsibilidade na receita

Uma gestão financeira ineficaz pode levar a consequências graves que vão desde a operação em prejuízo até a fatídica falência. Por isso, o quão mais controlado e previsível é o fluxo de caixa, maiores são as chances de sobrevivência no mercado

Estando integrado ao seu ERP, o controle de pagamentos confirmados é feito na hora. Assim, basta fazer a cobrança de maneira antecipada para contar com fluidez no caixa e uma receita mais previsível. 

Os recebimentos de taxa condominial por cartão de crédito pelo PJBank são repassados automaticamente em D+32, ou seja, 32 dias após o cliente efetuar o pagamento.

Vantagens para os condôminos

Além de oferecer valor à administradora, é importante que a aplicação de um novo meio de pagamento também traga vantagens aos clientes. Para os condôminos que optarem por quitar faturas no cartão de crédito, existe uma série de vantagens.

Primeiramente, ao invés de precisar se locomover ou quitar uma dívida por vez, o indivíduo pode pulverizar esse trabalho numa só ação: pagar a fatura do cartão após o final do mês, garantindo, assim, comodidade e um melhor controle financeiro familiar.

Outro benefício são os clubes de prêmios e vantagens das bandeiras do cartão. Normalmente, ao efetuar o pagamento no crédito, os clientes ganham pontos ou milhas para gastar em objetos de desejo e descontos em viagens.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o valor gasto pelas emissoras cartões em clubes de vantagem cresce à cada ano. Em 2018, foram investidos 4,3 bilhões de reais nessa modalidade, um crescimento de 6,8% em relação a 2017.

Diversificar os meios de pagamento é uma necessidade invariável nos dias de hoje, afinal cada cliente exibe necessidades e preferências diferentes. Possibilitar a cobrança da taxa condominial via cartão de crédito, lhe abre um leque de possibilidades para otimizar a sua gestão financeira.



Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios, Imobiliárias e Educação

A Superlógica também realiza o Superlógica Xperience, maior evento sobre a economia da recorrência da América Latina, e o Superlógica Next, evento que apresenta tendências e inovações do mercado condominial.

New call-to-action

Compartilhar

Comentários

comentarios