Cartório digital: como as administradoras de condomínios podem usá-los?

Por: Gustavo Sartori3 Minutos de leituraEm 22/04/2021Atualizado em 08/06/2021

Você sabia que hoje existe a possibilidade de simplificar processos por meio de um cartório digital? As tecnologias de autenticação podem beneficiar muito as administradoras de condomínios no seu dia a dia. 

Nesse sentido, a desburocratização dos cartórios é mais uma aliada da otimização dos processos. Pensando nisso, vamos falar sobre como um cartório digital funciona, quais os seus benefícios e como ele facilita o trabalho das administradoras de condomínio. Confira!



O que é um cartório digital e como ele funciona?

Cartório digital é o nome que se dá à digitalização dos processos realizados tradicionalmente por cartórios físicos, como emissão, autenticação ou armazenamento de documentos e recolhimento de assinaturas (eletrônicas, no caso).

Nesse modelo, os documentos tradicionalmente impressos em papel ficam armazenados em sistemas que utilizam tecnologia em nuvem, garantindo a segurança dos itens.

Essas plataformas são integradas aos sistemas dos cartórios e, por isso, funcionam como um cartório portátil e acessível.

No contexto de pandemia, o cartório digital se apresenta como uma excelente alternativa para resolver as questões administrativas do condomínio. Afinal, esse modelo faz e aceita assinaturas eletrônicas, facilitando muito os processos burocráticos.

Mas essa não é a única vantagem da modalidade. A seguir, confira mais 3 benefícios do cartório digital para administradoras de condomínio.

Quais as vantagens do cartório digital?

A digitalização de processos economiza tempo, agiliza as operações e reduz as chances de erros na gestão condominial. Entenda melhor essas vantagens a seguir.

Eficiência

O cartório virtual possibilita a digitalização de títulos e documentos, o que diminui a complexidade dos processos. Assim, a gestão do condomínio se torna mais eficiente, bem como a produtividade das administradoras.

Além disso, a autenticação digital dos documentos ou das atas das assembleias e o processo de colher as assinaturas eletrônicas acontecem de forma muito rápida. O tempo que sobra pode ser usado para planejar a estratégia do negócio e melhorar o atendimento aos clientes.

Agilidade

A eficiência do cartório digital está diretamente ligada à agilidade dos processos que essa modalidade oferece. 

Como todas as operações acontecem virtualmente, não é preciso se deslocar para o cartório físico e nem encarar longas e demoradas filas. Com apenas alguns cliques, é possível resolver questões administrativas muito rapidamente.

A assinatura eletrônica, as automações e a integração de dados também contribuem para agilizar os processos, de modo que as administradoras têm mais tempo para se dedicarem à estratégia do negócio em vez de se preocuparem com a burocracia das operações. 

Organização nos processos

Além da eficiência e da agilidade, as administradoras que utilizam o cartório digital ainda se beneficiam da organização nos processos. Isso porque a autenticação digital dos documentos significa menos consumo de papel.

Então, a chance de erros e de confundir papéis diminui muito, assim como a chance de perder documentos importantes, o que também economiza tempo.

Viu como o cartório digital traz diversas vantagens para a sua administradora? No próximo tópico, veja como esse modelo pode facilitar ainda mais a gestão de condomínios

Como o cartório digital facilita o trabalho da administradora de condomínios?

O cartório digital disponibiliza diferentes modelos e aplicações de assinaturas eletrônicas, como no caso de assembleias virtuais e de contratos, que não precisam mais ser impressos em papel.

Isso permite que os processos sejam feitos à distância, além de reduzir custos de logística, beneficiando as administradoras de condomínios.

Além disso, a redução de papel possibilitada pelo cartório digital contribui para gestão de contratos, de pagamentos, de certidões e das atas das assembleias, já que os documentos importantes podem ser armazenados em nuvem.

Esses itens ficam seguros e facilmente acessíveis, simplificando o trabalho de gestão condominial, que pode dispensar o armazenamento físico dos documentos.

 

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios e Imobiliárias.

New call-to-action

Assuntos relacionados:

Leitura Recomendada