O que é preciso para organizar campanhas de solidariedade em condomínios

Por: Inayara Poiani6 Minutos de leituraEm 21/09/2020Atualizado em 10/03/2022

Dentre as muitas preocupações geradas pela pandemia de COVID-19, pode-se observar um aspecto positivo: o espírito de coletividade nas diferentes comunidades. Desde o início das quarentenas e lockdowns, acompanhamos ações altruístas através das notícias e redes sociais. E, mesmo agora, ainda há tempo para sua administradora organizar uma campanha de solidariedade.

Com a grande quantidade de pessoas morando em condomínios no Brasil – cerca de 25% da população – esse é o espaço ideal para incentivar as boas ações. Além de ser um excelente exercício para praticar a boa vizinhança, a prática pode ajudar pessoas que realmente precisam de auxílio.

Porém, não adianta simplesmente enviar e-mails, colar panfletos nos murais e deixar uma caixa de doações. Um dos primeiros é pesquisar com os próprios condôminos para encontrar as causas com as quais eles se sensibilizam.

E as administradoras de condomínios estão em ótima posição para isso. Afinal, são elas que possuem a estrutura organizacional ajudar nas deliberações e fazer as ideias tomarem forma.

Neste blog post, você entenderá o quanto organizar uma campanha de solidariedade é importante e benéfico para sua empresa. Além disso, listamos uma série de ações que você pode sugerir nos seus condomínios.


Você verá neste artigo:

  1. Organizar campanhas de solidariedade também é uma oportunidade para administradoras
  2. Como criar uma campanha de solidariedade
    1. Doação de roupas e calçados
    2. Arrecadação de alimentos
    3. Arrecadação de produtos de higiene pessoal e limpeza
    4. Doação de sangue
    5. Organizar vaquinhas online para atender causas pontuais
    6. Prestar serviços a idosos
    7. Proteção à integridade física e mental dos moradores

Organizar campanhas de solidariedade também é uma oportunidade para administradoras

Primeiramente, ajudar outro ser humano é algo gratificante por si só e traz benefícios para a saúde física, psicológica e social. De acordo com o psicobiólogo Ricardo Monezi, em entrevista à Folha de Londrina, praticar caridade “traz satisfação” e faz o organismo liberar serotonina, endorfina e dopamina, que são hormônios relacionados ao prazer.

Além disso, pequenos atos, como doação de brinquedos e roupas que não são mais usados trazem bons efeitos em reciprocidade, como empatia, gratidão e até mais espaço físico, que esses itens ocupavam anteriormente.

Para as administradoras de condomínios, protagonizar esses atos se torna também uma oportunidade para melhorar o relacionamento com os condôminos. Assim, tira-se o estigma que muitos moradores têm com essas empresas, de que elas estão lá apenas para lhes enviar cobranças e multas.

Como criar uma campanha de solidariedade

Campanhas de solidariedade costumam unir pessoas em prol de um bem comum: ajudar o próximo.

Mas tudo deve ser feito com seu devido nível de organização. Uma boa alternativa para começar essas campanhas é criar uma espécie de “comissão solidária”, que será responsável por administrar essa parte dentro do condomínio. 

Cabe a Comissão responsabilidades como:

  • Pesquisar e identificar as causas pelas quais os condôminos mais se sensibilizam;
  • Identificar as principais necessidades da população carente na região do condomínio;
  • Encontrar instituições carentes que buscam arrecadações; 
  • Organizar prazos de início e término das coletas;
  • Fazer a divulgação da campanha, seja ela por canais de comunicação digital, mural de avisos, recados em elevadores, envio de e-mails ou até mesmo com um anexo no boleto da fatura mensal do condomínio;
  •  Divulgar um balanço ao término de cada campanha.

O último tópico é de suma importância para identificar pontos de melhorias para campanhas futuras, além de trazer transparência à ação. Nesses casos, vale divulgar fotos e mostrar o local de recebimento das coletas para todos os condôminos.

Também, é necessário manter um espaço aberto para o diálogo e troca de ideias. Assim, pode-se manter as pessoas motivadas e garantir a participação de todos os interessados.

Confira a seguir algumas das principais campanhas que podem ser feitas nos condomínios.


Doação de roupas e calçados

Uma das práticas mais comuns é incentivar a doação de roupas e calçados usados. Muitas famílias fazem limpeza nos guarda-roupas de tempos em tempos, e costumam separar roupas antigas, que estão em desuso. 

Principalmente durante o inverno e demais períodos com temperaturas baixas, sempre há uma demanda para ajudar moradores de rua. Diversas ONGs e associações realizam a coleta desses itens durante o ano inteiro.

A administradora pode sugerir a criação de um ponto de coleta no condomínio. É importante deixá-lo em algum lugar visível e de fácil acesso, como no hall de entrada ou próximo aos elevadores.

Também, é preciso lembrar que as roupas e calçados precisam estar em bom estado. Lembre-os que o objetivo é ajudar os outros, e não abrir espaço em seus guarda-roupas.

Arrecadação de alimentos

Outra campanha comum é a arrecadação de alimentos não perecíveis. Abrigos para populações em risco, como os sem-teto, e diversas instituições também aceitam doações durante o ano inteiro.

Em datas comemorativas, como Natal, Ano Novo e Páscoa, é comum ocorrer ceias especiais com comidas típicas dessas épocas, e doações são sempre bem-vindas.

E, finalmente, a administradora pode até propor algo para exercitar a empatia entre os condôminos. Algo muito praticado durante a quarentena foi a separação de um espaço para que pessoas possam deixar alimentos e outros produtos necessários para que os demais moradores possam pegá-los sem precisar ir ao mercado. Isso é muito importante, principalmente, para idosos e demais componentes dos grupos de risco.

Arrecadação de produtos de higiene pessoal e limpeza

Arrecadar produtos de higiene é uma iniciativa muito valiosa para instituições carentes, casas de idosos, creches e ONGs.

Em tempos de pandemia, essas doações ganharam uma importância ainda maior. Além de receber produtos como pastas e escovas de dente, papel higiênico, absorventes, fraldas descartáveis, entre outros produtos, itens que contribuem para diminuir a propagação do novo coronavírus também são muito bem-recebidos.

Alguns deles são:

  • Sabonete;
  • Detergente;
  • Álcool em gel;
  • Máscaras;
  • Sabão em barra.

Coletar esses itens durante a pandemia pode ser um excelente começo para criar um senso de solidariedade no condomínio.

Doação de sangue

Muitas pessoas até têm interesse em doar sangue, mas deixam de fazê-lo por medo ou falta de informações. Com as limitações impostas pela COVID-19, a dificuldade de encontrar doadores ficou ainda maior.

Administradoras de condomínio podem realizar parceria com hospitais e hemocentros da região para fazer um dia de coleta de sangue dentro do próprio condomínio. Para esse tipo de campanha, geralmente é necessário analisar o número de condôminos, bem como a porcentagem de adesão à campanha.

Nova call to action

Organizar vaquinhas online para atender causas pontuais

Outra campanha que costuma ter um bom resultado dentro dos condomínios é organizar uma “vaquinha”. Geralmente, ela é feita para atender causas pontuais, como uma ONG que esteja precisando ou para ajudar alguém dentro do próprio condomínio.

Existem diversos sites que permitem realizar esse tipo de ação de maneira simples e online. Na verdade, qualquer condômino poderia lançar uma por conta própria, mas se a administradora encabeçar a ação, será muito mais fácil de penetrar no restante do condomínio.

O vakinha.com.br é um dos mais conhecidos e utilizados para esse fim. Lá é possível encontrar diversas arrecadações em curso neste momento que também podem interessar aos moradores.

Prestar serviços a idosos

Preocupar-se com a saúde física e mental dos idosos não é uma preocupação que deveria se restringir ao período de quarentena. Existem muitos idosos independentes morando em condomínios que podem precisar da ajuda dos demais.

No caso da quarentena, a promoção de campanhas para que os demais condôminos realizem tarefas básicas como ir ao supermercado ou farmácia fazem muita diferença.

No entanto suas campanhas podem ir além! Não é raro que muitos desses idosos passem grande parte de seus dias sozinhos, sem se comunicar com outras pessoas. Essa solidão pode ter um grande impacto na saúde mental.

A administradora, então, pode desenvolver diversas ações para auxiliá-los a manter sua vida social, mesmo durante a pandemia. Isso pode ir desde a criação de grupos de conversa com outros moradores, ensinando-os a usar as ferramentas, até fornecer-lhes o serviço de psicólogos, personal trainers e aulas para o desenvolvimento de hobbies.

Além de agir diretamente com os idosos, sua empresa também pode enviar comunicados e mensagens a moradores para que se solidarizem com seus vizinhos mais velhos, conversando com eles através das portas, janelas ou sacadas.

Proteção à integridade física e mental dos moradores

Organizar uma campanha de solidariedade não quer dizer preocupar-se apenas com doações e caridade. Também é preciso atender às suas responsabilidades para com os próprios condôminos. Ou seja, prezar pela segurança, bem-estar e saúde mental dos moradores precisa estar na sua agenda.

Se ainda não sabe por onde começar, oriente-se pelo calendário. Ao longo do ano existem muitas datas de conscientização importantes que a administradora pode criar campanhas, como o setembro amarelo, o outubro rosa, o dia das mulheres e muito mais.

Você também pode se orientar por pautas em alta no momento, bem como problemas que possam estar acontecendo no próprio condomínio em decorrência de brigas. Por exemplo, você pode criar mensagens e panfletos para auxiliar na luta contra o racismo, violência doméstica, homofobia e várias outras causas importantes na sociedade.

O ambiente ideal para uma boa convivência no condomínio é aquele no qual as pessoas podem ser elas mesmas, independente de religião, sexualidade, gênero, opinião política e demais particularidades. 

Com empatia, respeito e consciência, é possível construir um condomínio solidário.

New call-to-action

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios e Imobiliárias.

Assuntos relacionados:

Leitura Recomendada