como fazer reajuste de contrato

Como fazer reajuste de contrato no Superlógica Assinaturas

Já não é mais segredo que contar com um bom sistema de gestão é essencial para a operação de negócios SaaS. Um bom ERP deve auxiliar na automatização e simplificação de processos, como fazer reajuste de contrato.  

Em uma publicação recente, abordamos seis dicas para ajudar gestores que atuam na economia da recorrência a realizar o recálculo. Fazendo isso da maneira mais correta, transparente e menos traumática para o cliente. Passos atravessados neste momento pode gerar atritos irreversíveis no relacionamento com o consumidor. 

Para evitar isso, o Superlógica Assinaturas, software de gestão para empresas que recebem via recorrência, possui a funcionalidade Reajuste de Contratos. São oferecidas uma série de recursos para automatizar o processo e a execução de eventuais aumentos de preço. Confira ao longo deste artigo utilizar essa funcionalidade!

A importância de uma boa experiência no reajuste de valores

Nenhum cliente gosta de ter o preço que paga por um serviço reajustado. Por outro lado, ele tem a consciência de que aumentos acontecem de tempos em tempos. Obrigatoriamente, você precisará fazê-lo para uma reposição da inflação, ou para alinhar a quantia cobrada ao valor que é entregue por um serviço.

Para tornar essa experiência o menos traumática possível, ter uma política de reajustes bem definida e comunicar cada um deles com a máxima clareza são medidas fundamentais.

A transparência também fica evidente quando o cliente percebe que a empresa não trabalha com valores diferentes pelo mesmo serviço. A noção de que todos os usuários pagam o mesmo valor pelo que contratam favorece a aceitação do reajuste.

Avaliar o valor gerado por sua oferta ao cliente, ajudará a entender como fazer os recálculos sem que eles resultem em cancelamentos em massa. Além disso, é interessante ter, na política de reajustes, uma cláusula que proteja a empresa de ter que baixar o valor de um serviço no caso de deflação.

A tecnologia é uma grande aliada das empresas de assinaturas que precisam promover reajustes em larga escala. Para aquelas que já contam com dezenas, centenas ou milhares de clientes, é impossível controlar cada reajuste eficientemente se esse processo não for automatizado.
Nova call to action

Tecnologia aliada à gestão eficiente

O Superlógica Assinaturas dá visibilidade sobre quais os contratos que devem ser reajustados a cada mês – de acordo com a política definida. Além disso, ele proporciona os recursos de automação para que o aumento seja aplicado. Para apoiar o gestor financeiro, a ferramenta permite a realização de simulações e gera relatórios ajudando a entender o impacto da medida na receita.

Como dito anteriormente, a boa comunicação do reajuste ao cliente é essencial para evitar descontentamentos. O sistema também ajuda neste sentido, dando ao responsável a possibilidade de escolher se a notificação será feita via e-mail ou carta.

Veja abaixo como usar o Superlógica Assinaturas para efetuar reajustes de contratos.

Como fazer reajuste de contrato no Superlógica

Usar o Superlógica Assinaturas para promover reajustes é uma tarefa simples. Na tela de faturamento, o sistema já indica se existem ou não contratos a serem reajustados:

como fazer reajuste de contrato

Na sequência o software informa o número de contratos que deveriam ter sido reajustados no ciclo anterior, dando opção ao gestor de também fazer esse aumento automaticamente. Na mesma tela, deve-se escolher o índice a ser utilizado.

como fazer reajuste de contrato 2

O sistema permite que você o configure para promover o reajuste de forma automática de acordo com a política da empresa. É possível configurar um aumento para acontecer em determinado período com o índice definido e para grupos de clientes ou produtos específicos. É possível determinar como a notificação vai acontecer: se e-mail ou carta.

como fazer reajuste de contrato 3

A simulação dos reajustes dá ao gestor toda a informação que ele precisa para entender os impactos financeiros para cada cliente e para a empresa. Note que o relatório mostra quem são os clientes, serviços, data do reajuste anterior, o índice utilizado e os valores antes e depois do reajuste (no rodapé, o relatório traz a diferença).

como fazer reajuste de contrato 4

Você está fazendo esse processo manualmente? Tem ideia de quanto do seu tempo está sendo dedicado à uma tarefa repetitiva? Automatizar e simplificar processos da sua rotina é a função primordial de um bom ERP.  Com o Superlógica Assinaturas, a preocupação acerca do reajuste de contratos é eliminada, deixando espaço para que você se concentre na estratégia de negócio.


Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios, Imobiliárias e Educação

A Superlógica também realiza o Superlógica Xperience, maior evento sobre a economia da recorrência da América Latina, e o Superlógica Next, evento que apresenta tendências e inovações do mercado condominial.

Compartilhar

Comentários

comentarios